ABF: a Associação Brasileira de Franchising e o sistema de franquias

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade que não possui fins lucrativos e que tem como objetivo promover o desenvolvimento do sistema de franquias no Brasil. A ideia da criação dessa associação surgiu há mais de 3 décadas e o crescimento foi tamanho que atualmente a ABF ocupa o 2º lugar dentre as maiores associações de franquias do MUNDO!

Mas o que a ABF faz para ter esse tamanho no Brasil? Calma, porque vamos te explicar tudo sobre a Associação Brasileira de Franchising nesse artigo!

Devido ao crescimento exponencial da ABF em um período tão curto de tempo, é muito comum existirem dúvidas a respeito da Associação Brasileira de Franchising.

  • O que é ABF? Como ela foi criada?
  • Como funciona a ABF na prática?
  • O que é Franchising? E como atua o franchising no Brasil?
  • O que é o Selo ABF de Excelência em franquias?
  • Como funciona a Feira ABF, que é a maior feira da América Latina sobre franquias?

 

Todas essas perguntas são (e devem ser) feitas pelas pessoas que procuram saber mais sobre a ABF e o sistema de franquias, sejam elas empreendedoras, franqueadas/franqueadoras, investidoras ou até mesmo interessados em conhecer mais sobre o franchising no Brasil ou simplesmente serem donos do seus próprios negócios da forma menos arriscada possível que existe hoje em dia.

Sabendo dessas dúvidas e procurando sintetizar todas as informações que existem de forma esparsa na Internet, escrevemos esse artigo-base para trazer todos os principais conhecimentos necessários sobre a ABF e sobre o sistema de franquias de forma resumida e didática. Vamos lá?!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

O que é ABF?

[/vc_column_text][vc_column_text]

Saber o que é ABF é o primeiro passo para entender o franchising no Brasil. ABF é a sigla da Associação Brasileira de Franchising, associação essa que representa aqueles que fazem parte do sistema de franquias brasileiro, sejam eles franqueados, franqueadores, fornecedores e consultores. A ideia de constituir a ABF veio da própria necessidade observada no mercado, já que esse ramo era pouco conhecido e explorado pelos empresários. A ABF surgiu, assim, exatamente para unir pessoas com interesse na evolução do sistema de franquias, para que, juntas, essas pessoas pudessem promover ações para o crescimento e o desenvolvimento do setor de Franchising no Brasil.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_single_image image=”4553″ img_size=”full” qode_css_animation=””][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Breve história da criação da ABF

[/vc_column_text][vc_column_text]

A ABF foi criada em 1987 e, de lá para cá, a Associação Brasileira de Franchising cresceu bastante e hoje conta com grande prestígio no mercado nacional e internacional. Quando surgiu, a ABF era composta por somente 11 marcas que faziam parte do sistema de franquias associadas, mas o impacto no mercado foi tão notório que, com apenas 4 anos de sua criação, a ABF já contava com 350 empresas franqueadoras. Hoje em dia, com mais de 30 anos de história, a ABF já possui mais de 1300 associados (clique a seguir para ver a lista de associados: franquias ou fornecedores).
No início, as ações da ABF se concentravam na realização de palestras, feiras e conferências, que tinham a finalidade de levar para o maior número de pessoas o conhecimento necessário para que as franquias se consolidassem no mercado brasileiro, já que era um setor ainda incipiente na economia.
Assim, após anos de dedicação e crescimento do ramo, a ABF se sobressaiu no mercado e agora conta com grande credibilidade e respaldo de importantes empresas, pois atua de forma ampla e inovadora. É da ABF, por exemplo, conjuntamente com a PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo, a iniciativa de criar um curso de MBA em Gestão de Franquias, que foi o primeiro curso da América Latina sobre o sistema de franquias.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Importante atuação da ABF também no cenário internacional

[/vc_column_text][vc_column_text]

A ABF também se destaca no cenário internacional por seu histórico de sucesso. A Associação Brasileira de Franchising é membro-fundador do WFC (World Franchise Council), entidade que reúne as mais importantes associações de franquias do mundo, bem como da FIAF (Federação Ibero-Americana de Franquias), que representa as franquias ibero-americanas.
A Associação Brasileira de Franchising faz parte ainda o quadro da IFA (International Franchise Association), bem como é membro correspondente da Federação Europeia de Franchising, possuindo também uma cadeira no FIRAE – Forum for International Retail Association Executives.
Além disso, a ABF tem convênio com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e, por meio desse convênio, a ABF criou uma parceira estratégica para a internacionalização das marcas brasileiras no exterior. O projeto chamado Franchising Brasil visa a estimular o crescimento da exportação do franchising brasileiro e auxiliar as empresas no processo de expansão de suas marcas para o exterior.
Nesse projeto, a ABF presta assistência integral às franqueadoras, auxiliando as marcas brasileiras a conhecer melhor o mercado exterior, a saber todas normas jurídicas importantes para esse processo de internacionalização e a facilitar o contato com possíveis franqueados. Dentre os cases de sucesso da ABF no projeto de internacionalização das franquias brasileiras, é possível citar a famosa Chilli Beans, empresa de óculos escuros, a Hope, marca de lingerie, e a Casa do Construtor, que fornece aluguel de andaimes, ferramentas, equipamentos e máquinas para construção.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Como funciona a ABF na prática?

[/vc_column_text][vc_column_text]

A ABF atua em diversas frentes de trabalho para auxiliar o fortalecimento do sistema de franquias no Brasil. As atividades da Associação Brasileira de Franchising vão desde a promoção de cursos, seminários e encontros para formação técnica em franchising, assim como a realização da Feira ABF (maior feira da América Latina) e a importante chancela do Selo ABF de Excelência.
A Associação Brasileira de Franchising é comprometida com a constante evolução do sistema de franquias e, assim, estipula alguns objetivos de trabalho para cumprir essa importante missão. Segundo a ABF, as principais metas constantemente almejadas são:

  • A promoção da defesa do sistema de franquias junto às autoridades competentes, órgãos públicos e associações de classe.
  • O incentivo para o aprimoramento das técnicas de atuação de seus associados, por meio da constante troca de informações, dados, ideias, experiências, bem como a elaboração e divulgação de pesquisas, cursos, palestras, seminários, eventos e feiras.
  • A publicação e divulgação de assuntos e dados estatísticos atualizados do setor.
  • A manutenção de padrões mínimos para a prática de Franchising no Brasil, de modo a regulamentar o mercado e garantir segurança jurídica ao sistema de franquias.
  • O permanente contato com as entidades congêneres situadas no exterior, inclusive promovendo e participando de congressos, seminários e debates.

Para conhecer melhor a atuação da ABF na prática, você pode acessar o site da ABF ou suas mídias sociais, como Instagram ou Facebook.

A sede da ABF fica na cidade de São Paulo e você pode encontra-la no seguinte endereço: Avenida das Nações Unidas, 10989 – 9º e 11° andar, conj. 92 e 112, no Bairro Vila Olímpia. Mas a ABF também é representada por uma Seccional no Rio de Janeiro, bem como possui apoio de suas regionais no interior de São Paulo, em Minas Gerais, no Nordeste, Centro-Oeste e Sul.
Para se associar, primeiro a pessoa deve selecionar a categoria na qual se enquadra (franqueador, franqueado, potencial franqueador, fornecedor, dentre outros). Depois, basta enviar toda a documentação necessária, recolher as taxas exigidas no site e aguardar o credenciamento.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Mas afinal: o que é Franchising?

[/vc_column_text][vc_column_text]

Saber o que é Franchising é fundamental para compreender todo o sistema de franquias. Franchising é o mesmo que franquia (em inglês). A palavra franchising vem do francês “franchise”, em que “fran” significa concessão de um privilégio ou autorização.
Segundo a ABF, em termos técnicos, franchising é o sistema em que o franqueador autoriza um terceiro (o franqueado) a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição dos produtos ou serviços dessa marca em um mercado específico e a utilizar os sistemas de operação e de gestão de um negócio de sucesso (já desenvolvido e testado). É, portanto, uma estratégia empresarial para a comercialização de produtos e serviços e para expansão territorial de uma marca.

Dessa forma, é possível afirmar que a franquia é um modelo de negócio concebido para amenizar os obstáculos que foram observados pelos empresários com o decorrer do tempo e da evolução do mercado. Em resumo, ao invés de você começar do zero, você começa com toda experiência de quem já testou e comprovou na prática todos os detalhes operacionais do negócio. Top, né?

Na história, desde o século XII, há registros em Londres da existência de modelos comerciais semelhantes ao sistema de franquias. No entanto, a origem mais precisa ocorreu após a Guerra Civil dos EUA, quando a Singer – importante empresa de máquinas de costura – criou uma rede de revendedores pela primeira vez. Desde então, o sistema de franquias vem evoluindo, expandindo e se consolidando, sendo, atualmente, um dos mercados mais seguros e rentáveis para aquele que quer ser empreendedor.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_single_image image=”4550″ img_size=”full” qode_css_animation=””][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

E como funciona o Franchising no Brasil?

[/vc_column_text][vc_column_text]

No Brasil, o sistema de franquias teve início em 1960, com o surgimento das franquias das escolas de idiomas CCAA e Yazigi. No entanto, foi no final da década de 1980 que o franchising realmente se sobressaiu no mercado brasileiro, fruto da grande expansão e popularização dos shopping centers, o que acabou por culminar também na criação da ABF nesse mesmo período.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_single_image image=”4549″ img_size=”full” qode_css_animation=””][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Por ser um modelo inovador e pensar estrategicamente em soluções mais rentáveis para o empreendedor, o sistema de franquias desponta como um ramo de crescimento acima da média do mercado, ano após ano. Para você ter uma noção, o faturamento do setor de franquias em 2017 foi 8% maior em relação ao ano anterior. Em 2018, o setor manteve esse crescimento expressivo, tendo conquistado um aumento de 7,1% em relação a 2017. E, em 2019, a estimativa da ABF foi de um crescimento igualmente elevado, tendo alcançado a média de 6,1% de aumento no faturamento no 3º trimestre do ano.

Em números, o setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising no Brasil responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores.
Nesse contexto de prosperidade econômica das franquias brasileiras (contrapondo-se ao momento de instabilidade financeira em que vive a economia atual), é importante destacar a relevância do papel da ABF na conquista de números tão expressivos. A Associação Brasileira de Franchising tem um grande diferencial no mercado brasileiro, pois atua diretamente com os seus associados, permitindo uma troca enriquecedora de experiências e ideias, o que ajuda a manter o ramo sempre atualizado e em crescente expansão.

Além disso, a ABF dispõe de pesquisas, dados estatísticos e estudos científicos que são divulgados através do ABF News (periódico informativo mensal realizado pela editora Lamonica) e do Portal do Franchising, site que reúne diversas informações importantes sobre as franquias e a ABF. Desse modo, os empresários e os associados da ABF se mantêm sempre informados, atualizados das principais novidades do mercado e aptos para tomar decisões importantes na hora de iniciar ou manter seu sistema de franquias em crescimento.

Um fato interessante sobre o franchising no Brasil é que somos um dos únicos países do mundo que possui uma legislação específica sobre o sistema de franquias, o que contribuiu em grande parte para a evolução e a consolidação desse setor no mercado brasileiro. E olha só essa notícia fresquinha: em dezembro de 2019 foi aprovada a Nova Lei de Franquias (Lei 13.966/19) e revogada a antiga Lei 8.955/94, que já estava desatualizada.

A nova Lei passará a ter vigência em março de 2020 e foi considerada extremamente favorável ao sistema de franquias, uma vez que foi pensada e elaborada com a cooperação ativa da ABF em todos os trâmites processuais. Segundo a ABF, algumas vantagens que serão observadas com a nova Lei são:

  • Ausência de relação de consumo entre franqueador e franqueado.
  • Inexistência de vínculo empregatício com o franqueador, seja em relação ao franqueado ou a seus empregados.
  • Possibilidade de sublocação do ponto comercial.
  • Punição por omissão ou veiculação de informações falsas na Circular de Oferta de Franquia (COF).
  • Possibilidade de utilização da justiça arbitral pelas partes.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

O que é o Selo ABF de Excelência em Franchising

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_single_image image=”2797″ img_size=”full” qode_css_animation=””][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Uma experiência muito interessante criada pela ABF e que merece destaque éo Selo de Excelência em Franchising – SEF. O Selo de Excelência da ABF é uma premiação concedida às franqueadoras que foram melhor avaliadas por seus franqueados em pesquisa feita pela ABF, por meio de sua Comissão de Ética e de uma empresa de pesquisa terceirizada.
Essa pesquisa feita pela ABF tem como finalidade avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, dentre outros pontos.
O Selo ABF é, em última instância, um indicador de que a empresa franqueadora possui uma boa relação com seus franqueados, sendo assim uma chancela de excelência que traz credibilidade à marca, já que ela pode estampar esse símbolo de qualidade e crescer ainda mais.
Segundo a ABF, tem sido evidente a importância do Selo ABF para as franquias, uma vez que este serve de incentivador para que as redes busquem excelência cada vez maior em suas operações. Além disso, quando a franqueadora possui o Selo ABF de Excelência, todos já sabem de antemão que o produto ou serviço daquela empresa tem qualidade, já que existem quase 3 mil redes de franquias no Brasil, mas menos de 10% (dez por cento) das marcas fazem parte do seleto grupo de empresas com Selo de Excelência em Franchising da ABF.
A premiação com o Selo ABF acontece todo ano e, hoje, existem 4 categorias de premiação (houve, recentemente, a criação da categoria Mega, que não existia antes):

  • Mega: contempla as marcas com, no mínimo, 100 franqueados, 200 unidades em operação e que atuam no franchising há pelo menos 15 anos.
  • Pleno: referente às redes de franquias com, no mínimo, 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos operando no mercado de franchising.
  • Sênior: marcas que possuem acima de 15 franqueados, 30 unidades e ao menos 5 anos no franchising.
  • Master: redes que contam com, no mínimo, 30 franqueados, 60 unidades e operam no setor há mais de 10 anos.

Se já quiser saber mais, é só clicar aqui para conferir a lista de empresas com o selo ABF de Excelência em Franchising.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Feira ABF: a maior feira de franquias do mundo em número de visitantes

[/vc_column_text][vc_column_text]

Por fim, outra grande atividade realizada pela ABF é a ABF Franchising Expo, que ocorre todo ano e é considerada a maior feira de franquias do MUNDO em número de visitantes, tendo centenas de marcas expositoras em diversos segmentos, tais como alimentação, casa e construção, comunicação, informática e eletrônicos, entretenimento e lazer, limpeza e conservação, moda, saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos, dentre outros.
O objetivo da Feira ABF de franquias é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em se tornarem franqueados. Trata-se de uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca crescimento e expansão em seu negócio. Da perspectiva do franqueado, é o momento ideal para poder conhecer diversas franquias de uma só vez, com estrutura e comodidade.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

A Franchising expo 2019 foi um sucesso e há grandes expectativas para a Franchising expo 2020

[/vc_column_text][vc_column_text]

Em 2019, a ABF realizou a 28ª edição da Franchising expo 2019, tendo reunido mais de 400 marcas do franchising nacional e internacional e realizado mais de 90 horas de palestras gratuitas. O público da Franchising expo 2019 foi de mais de 66 mil pessoas em seus 4 dias de evento.
Para 2020, a Feira ABF – Franchising expo 2020 – promete ser igualmente grande e está programada para acontecer entre os dias 03 a 06 de junho, no Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul – em São Paulo, capital. Se você deseja se inscrever para conhecer a Feira ABF de perto em 2020, clique aqui no tutorial de inscrição.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Gostou das informações? Qualquer dúvida, estamos à disposição!

[/vc_column_text][vc_column_text]

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e tenha acrescentado informações importantes sobre a ABF e o sistema de franquias. Se ficou alguma dúvida, não hesite em nos contatar e envie uma mensagem com seus questionamentos aqui. Será um prazer ajuda-los. Até breve!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email