Alimentação saudável: dicas sobre como começar

Alimentação saudável: dicas sobre como começar

Ter uma alimentação saudável não é sinônimo de uma dieta repleta de restrições. Pelo contrário, significa incorporar uma variedade de alimentos altamente nutritivos a refeições balanceadas e que garantam o bom funcionamento do organismo.

A alimentação saudável é a melhor maneira para emagrecer, fortalecer o sistema imunológico (e hoje, em meio à pandemia, isto é mais necessário do que nunca, né?), aumentar a qualidade de vida, ter mais disposição e melhorar o sono. E como começar uma vida mais saudável? Você sabe o que comer para obter todos esses benefícios?   

Aqui vão as primeiras dicas sobre alimentação saudável: busque entender o que é uma alimentação saudável e qual sua importância para a saúde; saiba quais são os alimentos mais saudáveis e fontes de macronutrientes e micronutrientes; e consuma as quantidades recomendadas.

É possível adotar uma alimentação saudável mesmo com uma rotina agitada. A rede Sucão Cozinha Saudável, por exemplo, oferece comidas nutritivas e saborosas para quem prioriza o bem-estar.

Neste artigo, você vai aprender como ter uma alimentação saudável e receber um guia de 10 passos para se alimentar bem!

o que é alimentação saudável

Alimentação saudável: o que é?

Dois componentes são essenciais em uma alimentação saudável: os macronutrientes, constituídos por carboidratos, gorduras e proteínas, e os micronutrientes, ou seja, as vitaminas e minerais presentes em frutas, verduras e legumes. Outro composto fundamental para a alimentação saudável é a fibra alimentar.

A seguir, conheça as funções que cada nutriente desempenha e saiba como começar uma alimentação saudável.

A importância dos Carboidratos

Os carboidratos são importantes para uma alimentação saudável. Eles fornecem energia para o organismo e possuem quatro calorias por grama. Os carboidratos simples são digeridos mais facilmente e estão presentes em alimentos como frutas e mel.

Já os carboidratos complexos possuem moléculas maiores e levam mais tempo para serem absorvidos. Eles podem ser encontrados em alimentos como pães, arroz e massas.

Gorduras: dicas e quantidades recomendadas

As gorduras, assim como os carboidratos, desempenham um papel fundamental em uma alimentação saudável, sendo fontes de energia e fornecendo nove calorias por grama.

Além de darem a sensação de saciedade, elas ajudam a manter a temperatura do corpo, absorver vitaminas e proteger os órgãos.

Os alimentos que contêm esse macronutriente podem ser de origem vegetal ou animal. Alguns exemplos são: abacate, azeite, carne bovina, salmão e ovos.

Proteínas: quais são os alimentos mais saudáveis para encontrá-las

Uma alimentação saudável também conta com proteínas, que possuem quatro calorias por grama. Elas são importantes para a construção e reparação dos tecidos do corpo e a produção de anticorpos, além de influenciarem a capacidade de contração dos músculos.

Estão presentes em alimentos de origem animal, entre eles carnes, peixes, aves, laticínios e ovos. Também são encontradas em alimentos de origem vegetal, como na soja.

alimentação saudável vitaminas

Vitaminas: essenciais para a alimentação saudável

Frutas, vegetais e alimentos de origem animal devem fazer parte de uma alimentação saudável são fontes de vitaminas. Esses micronutrientes contribuem para o fortalecimento do corpo através de uma alimentação saudável e ajudam na prevenção de doenças.

Alguns exemplos são: Vitamina A (leite, ovos e cenoura), Vitamina D (salmão, sardinha e cogumelos) e Vitamina C (limão, laranja e verduras).

Minerais: qual a importância e o que comer

Uma alimentação saudável também deve conter minerais, que são encontrados em vegetais, cereais e alimentos de origem animal. Eles ajudam a regular as funções do nosso organismo e a compor a estrutura dos nossos ossos e dentes.

Alguns exemplos são: cálcio (leite e derivados), fósforo (carnes, peixes e cereais integrais), sódio (sal de cozinha), potássio (frutas, leites e vegetais) e ferro (carnes, feijão e lentilha).

alimentos com fibras abobóbora

Quais são os alimentos mais saudáveis ricos em fibras

As fibras não são consideradas nutrientes porque não são absorvidas pelo organismo. No entanto, proporcionam diversos benefícios ao serem adotadas em uma alimentação saudável, como melhor funcionamento do intestino, controle glicêmico e de colesterol e auxilia na perda de peso. Podem ser encontradas em frutas, vegetais folhosos, grãos e cereais integrais.

Como começar? Como ter uma alimentação saudável?

Como vimos, uma alimentação saudável é composta por uma variedade de nutrientes necessários para o organismo funcionar bem. A pirâmide alimentar ajuda a entender quais grupos de alimentos devem ser consumidos para uma alimentação saudável e equilibrada.

A pirâmide alimentar brasileira, elaborada em 1999 pela nutricionista Sônia Tucunduva Philippi, é um parâmetro para a alimentação saudável. O modelo atual classifica oito grupos alimentares para serem ingeridos diariamente. São eles:

>> Grupo 1 (carboidratos): seis porções ao dia, com 150 calorias cada;

>> Grupo 2 (verduras e legumes): três porções ao dia, com 15 calorias cada;

>> Grupo 3 (frutas): três porções ao dia, com 70 calorias cada;

>> Grupo 4 (leite e derivados): uma porção ao dia, com 120 calorias cada;

>> Grupo 5 (carnes e ovos): três porções ao dia, com 190 calorias cada;

>> Grupo 6 (leguminosas): uma porção ao dia, com 55 calorias cada;

>> Grupo 7 (óleos e gorduras): duas porções ao dia, com 75 calorias cada;

>> Grupo 8 (açúcares e doces): duas porções ao dia, com 110 calorias cada;

Os grupos alimentares são distribuídos em quatro níveis. No topo da pirâmide estão os grupos de açúcares e doces e óleos e gorduras, alimentos que devem ser consumidos com moderação. O segundo nível é composto por leites e derivados, carnes e ovos e leguminosas.

Quanto mais próximos da base da pirâmide, mais os alimentos são importantes para a alimentação saudável. Assim, no terceiro nível estão verduras, legumes e frutas, que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o organismo. E, por fim, os carboidratos, que devem ser ingeridos mais vezes ao dia.

pirâmide alimentar

10 passos para seguir uma alimentação saudável

Melhorar os hábitos diários para uma alimentação saudável não é algo impossível como muitos acreditam. Seguindo apenas dez passos, é possível promover uma alimentação saudável que, aliada à prática de atividade física, melhora a qualidade de vida e evita doenças.

O Guia Alimentar – Como ter uma alimentação saudável, publicado em 2013 pelo Ministério da Saúde, recomenda que, diariamente, o brasileiro:

1) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches por dia. Não pule as refeições;

2) Inclua seis porções do grupo de cereais (arroz, pães e massas), tubérculos (batatas) e raízes (mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;

3) Coma pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. É uma combinação completa de proteínas;

5) Consuma três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. É mais saudável retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação;

6) Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans;

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas;

8) Diminua a quantidade de sal na comida. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal, como hambúrguer, salsicha, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos;

9) Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro dos limites saudáveis.

Dicas para ter um cardápio saudável e saber o que comer

Depois de aprender tudo isso sobre alimentação saudável, é hora de partir para a prática e escolher os ingredientes certos. Segundo pesquisa da Euromonitor, 28% dos brasileiros acham importante consumir alimentos de alto valor nutricional e manter uma alimentação saudável. Outro dado é que 22% da população prefere comprar alimentos naturais e sem conservantes.

O Sucão Cozinha Saudável se destaca no setor de alimentação saudável. O cardápio da rede conta com alimentos ricos em macronutrientes e micronutrientes, entre eles pães integrais, frango, salmão, quinoa e diversos tipos de frutas, legumes e vegetais – tudo isso distribuído em deliciosas opções de saladas, pratos, sanduíches quentes e naturais, sucos naturais, vitaminas, smoothies, sobremesas e os famosos produtos sazonais de inverno.  Os clientes têm refeições que ajudam a manter uma alimentação saudável e balanceada em diversos períodos do dia, desde o café da manhã até o jantar, a um preço acessível e de maneira rápida e eficiente

franquia delivery sucesso

O sucesso da rede Sucão e a alimentação saudável

Buscar opções de alimentação saudável fora de casa nunca foi tão simples. A rede Sucão Cozinha Saudável opera com lojas físicas e com o serviço de delivery. Inclusive, a entrega em domicílio proporcionou aumento de até 100% nas vendas em algumas unidades.

Os produtos podem ser encontrados em mais de 30 pontos, espalhados em mais de 15 cidades, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. São três modalidades de negócio: loja shopping, loja de rua e loja container.

A cozinha central distribui produtos exclusivos aos parceiros franqueados, garantindo padrão e qualidade em alimentação saudável. A rede também conta com embalagens padronizadas e material gráfico desenvolvido especialmente para os aplicativos de entrega.

Rede Sucão: importância no setor e referência em alimentação saudável

Em 2020, o Sucão celebrou 45 anos atuando no ramo de alimentação saudável. Outras conquistas marcaram este ano: o Selo de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e conquista do prêmio 5 Estrelas das Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

A rede já foi eleita sete vezes como o melhor suco da cidade, de 2007 a 2013, no prêmio Veja Campinas Beber e Comer. Também ganhou o primeiro lugar na categoria embalagem, e segundo lugar na categoria quiosque da ABF + RFI (Retail, Design Institute), em 2017.

Ser uma rede premiada por oferecer alimentação saudável é um diferencial. O Sucão Cozinha Saudável é referência graças à qualidade de seus produtos, somada à base sólida de clientes e aos processos operacionais bem definidos.

primeira unidade sucão cozinha saudável

De unidade única à rede franqueada: conheça a história do Sucão

A história do Sucão Cozinha Saudável começou em 1975, no centro de Campinas (SP). Após 30 anos no ramo de alimentação saudável, uma segunda unidade foi aberta no Shopping Prado Boulevard. Posteriormente, foi realizado um alto investimento na modernização e estrutura da marca, e com mais uma unidade inaugurada, em 2013, no Galleria Shopping, a definição do novo modelo de negócio para o franqueamento estava finalizado. O sucesso da empreitada foi rápido e tão satisfatório, que, já no ano seguinte, foi instalada a primeira unidade franqueada no Shopping Unimart, iniciando oficialmente o franqueamento da rede.

E assim, o Sucão continuou em expansão, oferecendo aos parceiros um modelo já testado em diferentes praças e de sucesso no mercado de alimentação saudável. A rede confia tanto no sucesso de seus parceiros, que uma das vantagem é que os royalties são aplicados conforme os diferentes níveis de faturamento e modalidades.

Novos projetos estão sendo implementados, como o novo padrão arquitetônico na unidade do Galleria Shopping, a loja piloto do formato de franquia; mudanças nos itens de broadside, como uniformes de colaboradores, talheres e bandejas; e releitura do cardápio.

Seja um parceiro Sucão e lucre com o setor de alimentação saudável!

Se você ficou interessado em abrir seu próprio negócio de alimentação saudável e quer fazer parte da rede Sucão Cozinha Saudável, entre em contato conosco e seja um franqueado!

No Comments

Post A Comment