Como fazer sucesso o ano inteiro com uma franquia de verão?

Publicado em: Revista Autoestima

Por Antônio Ricardo de Mesquita

Alguns empreendedores, só de ouvirem falar de marcas sazonais já sentem até um arrepio. Se lembram logo do fracasso do frozen yogurt e, pouco depois, das paletas mexicanas. A preocupação é valida, não é à toa que seis de cada dez franquias do grande picolé artesanal fecharam. Mas, não podemos generalizar. A aliança entre estratégia, qualidade e adaptabilidade pode dar mais certo do que você imagina.

Na verdade, a chave para o sucesso é simples: escolher um produto de verão, mas em um mercado consolidado. Veja o caso da Sucão. Nós somos especializados em sucos naturais, um produto sazonal. Porém, atuamos no setor de alimentação saudável, um mercado que tem demanda o ano todo e ainda está em ascensão. Assim, conseguimos ampliar nosso mix, de forma a manter a rentabilidade o ano inteiro.

Para lidar com os picos ou as baixas nas vendas dos sucos, elaboramos um planejamento especial para esses períodos de sazonalidade e também fornecemos um suporte diferenciado ao franqueado.

Como o verão é responsável por 30% do faturamento anual da rede, nessa época o foco do gestor é a excelência no atendimento, assim o aumento da demanda em nada influencia a qualidade do produto ou do serviço prestado.

Já no inverno, temos uma maior rigidez no controle de desperdícios e na minimização de custos para podermos driblar a queda do faturamento. Além disso, incrementamos o nosso portfólio de produtos com sopas e escondidinhos saudáveis, sempre mantendo o propósito da marca.

Outra estratégia que funciona bem em franquias que trabalham com a sazonalidade é oferecer um suporte no planejamento financeiro dos franqueados. Assim, é possível garantir a sustentabilidade das unidades em todos os meses.

Através de uma gestão forte e estruturada conseguimos manter a rede rentável o ano todo e ainda crescer em meio à crise. Portanto, antes de torcer o nariz para as marcas de verão, vale a pena se aprofundar um pouco mais. Às vezes, você só está olhando na direção errada! Então, que tal aproveitar a chegada de 2017 para conhecer novas oportunidades? Tenho certeza que não faltarão boas inspirações para você!

_____________

Antônio Ricardo Mesquita é sócio fundador da Sucão, franquia de alimentação saudável que se destaca no mercado Fast and Healthy Food.

No Comments

Post A Comment