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Como uma rotina matinal pode te ajudar a ter uma vida mais saudável

Uma rotina matinal nada mais é do que o conjunto de ações que você realiza antes de começar o seu dia de trabalho, estudos, compromissos, etc. O que você costuma fazer ao começar o seu dia? Pula da cama já com o celular na mão? Deixa o café da manhã de lado? Medita, cuida do seu pet, assiste ao noticiário…? Neste post vamos te explicar porquê ter uma rotina matinal é tão importante, além de dar dicas para ter manhãs inspiradoras! 

 

Dicas para uma rotina matinal saudável

Sabe quando tudo parece uma completa correria e desordem? Saiba que os hábitos da manhã podem ajudar você a começar o seu dia de forma leve! Ela causa um bem-estar que vai te acompanhar ao longo de suas tarefas, além de auxiliar a começar o dia a dia de forma calma e mantendo o foco naquilo que é mais importante. A verdade é que existem diversas formas e ideias de como manter uma rotina matinal saudável, porém, o importante é que ela melhore o seu dia! Então, inspire-se e crie hábitos que façam sentido para você!

O maior desafio é construir o hábito e isso leva tempo, portanto, não se cobre demais! Respeite o seu ritmo, comece aos poucos mudando pequenas coisas para ter uma rotina mais benéfica para sua saúde. Mas não se esqueça: é preciso ter disciplina, ou será difícil mudar tudo que você precisa! 

 

A rotina inspiradora de Jack Dorsey

Talvez você não o conheça pelo nome, mas certamente já ouviu falar do Twitter, não é? Jack Dorsey é o CEO desta grande rede social, e já disse em algumas entrevistas que começa o seu dia cuidando do corpo e mente. Ele costuma separar um tempo para começar o dia meditando e mantendo o foco no bem-estar, sempre acompanhado de uma boa alimentação e uma série de exercícios. Assim, a rotina que, geralmente, é estressante, tem outro impacto na vida de Jack, pois ele já colocou seu foco em um dia tranquilo, organizando os pensamentos e preparando o corpo para a agitação do trabalho. 

 

 

Como montar sua rotina matinal

  • Sono: O sono é uma espécie de detox do corpo e da mente. Por isso, a dica valiosa é: mantenha seu sono em dia! Ele é o responsável por regular todo nosso organismo. Apesar de existirem muitos estudos sobre o sono, nenhum deles ainda foi capaz de dar uma resposta conclusiva sobre como fazer para garantir uma boa noite de sono. E com isso, você já deve ter ouvido por aí que o recomendado são 8 horas de sono todos os dias, mas o que não te contam é que isso pode variar de pessoa para pessoa! Portanto, perceba se o seu sono está sendo revigorante e procure manter seus exames e visitas ao médico em dia, para que você saiba o que está te fazendo bem ou não. Outro ponto importante é manter uma rotina relaxante para dormir, para que seu corpo entenda que aquele é o momento de desacelerar e descansar! Inclusive, busque manter horários para dormir e procure atividades tranquilas algumas horas antes, como ouvir música, meditar, desligar as luzes, tomar um chá ou ler um livro… e o mais importante: evite o celular! Como já passamos boa parte do tempo conectados, as luzes dos eletrônicos costumam deixar nosso corpo desperto. Então, faça o possível para que o seu quarto seja um local de tranquilidade e associado ao sono. 



  • Exercícios Físicos: Os exercícios ajudam na liberação de endorfina e serotonina, os hormônios responsáveis pela sensação de disposição do corpo! Por isso, não foque no cansaço e saiba que você não precisa passar o dia preso dentro de uma academia, 15 minutos diários já são o suficiente para que você comece a sentir os benefícios de ter uma rotina de exercícios! Alongamentos, caminhadas, esportes intensos ou moderados também são boas práticas para deixar sua rotina mais leve! E lembre-se, antes de começar qualquer exercício físico, busque um profissional para descobrir quais são os mais indicados para sua saúde, principalmente se você não está acostumado!


  • Defina horários:  Planeje seu dia e busque seguir os compromissos que colocou na agenda, mas não seja inflexível! Sabemos que imprevistos acontecem, e o problema não está neles, mas sim quando eles se tornam a rotina e não a exceção. Separe horários para seu trabalho, para os estudos, para a alimentação, exercícios, etc. Exercite sua mente a ter disciplina de cumprir horários! 


  • Diversão x Produtividade: Momentos de lazer e diversão são essenciais para o nosso bem-estar, por isso, separe aquele momento de relaxar o corpo e a mente dos compromissos, da correria e do estresse. Apesar disso, contabilizar o tempo do lazer pode acabar provocando um efeito contrário, causando ainda mais agitação e a sensação de “desperdício de tempo”. Tenha o compromisso consigo mesmo de se divertir e relaxar, mas seja gentil com você! Não se torture por não conseguir ler aquele livro de 500 páginas em uma única tarde, faça o contrário: experimente o prazer do momento de leitura! Escolha atividades que te relaxam e te distraem. O que faz bem pra você? Seja cuidar das plantas, arrumar as roupas no armário, tomar um banho demorado, curtir o café da manhã em família ou fazer carinho no seu pet… cada um tem uma atividade que te faz bem! Qual é a sua? 

 

  • Tenha um hobby: Ter um hobby ajuda a estimular sua criatividade e manter a concentração, além de gerar uma sensação de “recompensa” e pertencimento de uma comunidade. Pode ser costurar, colecionar algo, fotografar, cuidar do jardim, ler, jogar futebol com os amigos, cozinhar, cantar… Por isso, se você ainda não tem um hobby, busque algo que você sempre quis fazer mas nunca colocou como prioridade!

 

O papel de uma boa alimentação pela manhã

Seguramente, ter um tempo para ir semanalmente ao mercado e conseguir comprar alimentos frescos é um desafio cotidiano! E como o Sucão tem como objetivo ajudar sua rotina de alimentação, separamos algumas dicas para manter seu cardápio saudável:

  • O café da manhã é a refeição mais importante do dia! Comece com alimentos leves, nutritivos e que ajudam a deixar seu corpo mais disposto às atividades que você precisa desempenhar;
  • Lembre-se de prestar atenção na qualidade dos alimentos e na diversidade de cores e texturas;
  • Tenha uma rotina que inclua um tempo para saborear o café e se alimentar sem pressa;
  • Inclua opções nutritivas como frutas e grãos, que farão com que o seu humor melhore, além de ajudar no seu sistema digestório (tanto para desconfortos no estômago, quanto a prisão de ventre). 
  • Busque um nutricionista! Ele irá preparar um cardápio perfeito para que seu organismo fique saudável e sem déficit de nutrientes!
  • Dica extra: uma maneira muito prática e divertida de incluir frutas e verduras no cardápio são os sucos! Veja algumas receitas abaixo: 

 

 

 

A rotina matinal é uma grande aliada do nosso bem-estar! Ela ajuda nossa mente a manter o foco naquilo que é realmente importante, a criar hábitos saudáveis e manter nosso corpo preparado para a rotina agitada da vida contemporânea.

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