Dica da Nutri – Os benefícios da Vitamina C

Dica da Nutri – Os benefícios da Vitamina C

Todo mundo já está careca de saber que é importante comer frutas e verduras. Mas nem todo mundo sabe os verdadeiros porquês disso. Um dos motivos é a riqueza em Vitamina C que alguns desses alimentos possuem. 

Na primeira edição do Dica da Nutri, para falar melhor sobre a Vitamina C, sua importância, benefícios e alimentos ricos nela,  trouxemos a nutricionista Maria Fernanda Kawabata, especializada em nutrição clínica e esportiva:

A Vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel essencial ao organismo, também chamada de ácido ascórbico!

Pela sua ação antioxidante, a vitamina ajuda a reduzir o estresse oxidativo que causa danos ao nosso organismo. Dessa forma, neutralizando os radicais livres, nos protegendo contra o envelhecimento precoce das células. Ela também participa da biossíntese de componentes como o colágeno (essencial para o tecido conjuntivo), que ajudam contra a perda da sustentação e firmeza da pele e também desempenha importante papel na cicatrização de feridas. 

Suco de laranja rico em Vitamina C

 

Outro benefício da vitamina C é a proteção do nosso organismo com a melhora da imunidade. O que pode ajudar contra a gravidade e duração de alguns resfriados e gripes, mas principalmente na prevenção delas. Ela aumenta a produção de glóbulos brancos e anticorpos deixando o organismo mais protegido e menos suscetível a doenças. 

A vitamina C também pode melhorar o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano (precursor da serotonina), hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição. Além disso, estudos mostram que ela pode também ser muito eficaz contra o estresse, já que possui uma ação na redução de alguns hormônios, como o cortisol (liberado pelo estresse).   

Morango, fruta com altas quantidades de Vitamina C

 

Alimentos fontes são de origem vegetal: frutas cítricas e silvestres (laranja, limão, abacaxi, mexerica, acerola, morango, tomate, kiwi), verduras em geral, como couve e brócolis.  

Os alimentos de origem animal contém pouca vitamina C e os grãos não possuem. A concentração estimada da substância nos alimentos é afetada por diversos fatores: estação do ano, transporte, estágio de maturação, tempo de armazenamento e modo de cocção.

Salada de frutas com morango, abacaxi, manga e uva

 

Aqui segue uma tabelinha para você ter uma ideia da quantidade de vitamina C contida nos alimentos:

1 laranja tem em média 90mg de Vitamina C

4 unidade de limão 110mg 

1 fatia média de abacaxi tem 93mg

1 unidade de kiwi tem 95mg 

5 unidades de morango tem 94mg

1 unidade de acerola 150mg 

2 unidade de tomate 90mg

1 xícara de brócolis 122mg

1 xícara de couve 116mg 

Da mesma forma que o consumo de Vitamina C é benéfico, a falta dela pode gerar prejuízos a saúde, podendo causar escorbuto, cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam!

Já deu para perceber como a Vitamina C é importante, não é mesmo? O cardápio do Sucão está cheio dela. Além dos sucos, você pode consumir sua dose vitamínica diária em saladas e pratos! Confira

 

Nenhum comentário disponível

Publique seu comentário: