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Dica da Nutri-Salmão: uma opção saudável para o fim de ano

Prato com salmão, pure de batata doce e salada de rúcula

Dica da Nutri-Salmão: uma opção saudável para o fim de ano

O salmão é um peixe já conhecido e amado por muitos que seguem um estilo de vida saudável, fazem dieta ou buscam melhores resultados na prática de esportes. Com o fim do ano chegando, começam as confraternizações da firma, churrascos de família, praia com os amigos, etc. Fica difícil cuidar da alimentação!  Nessas horas, o salmão é uma boa alternativa pra quem está querendo pegar mais leve. Para entender o porque desse peixe ser uma opção mais saudável, convidamos a nutricionista Maria Fernanda Kawbata. Se liga na dica:

O salmão é um peixe muito conhecido por seus nutrientes e pelos benefícios que o seu consumo pode trazer a nossa saúde. Ele é usado com frequência em pratos sofisticados, mas também está no dia-a-dia de muitas pessoas. Além de suas propriedades, ele é versátil, saboroso e de muito fácil preparo. Consumido na quantidade correta pode ajudar na prevenção de diversas doenças e auxiliar na perda de peso. Apesar da sua cor alaranjada, o salmão é um peixe branco. Sua cor provém da “astaxantina”, um pigmento (carotenóide) encontrado nas algas e organismos unicelulares. O salmão ao ingerir essa substância não consegue excreta-la, então, acumula-se no seu tecido adiposo, ficando alaranjado. 

Um dos principais pontos positivos do salmão é o seu alto teor de ácidos graxos ômega-3 na forma de EPA (eicosapentanoico) e DHA (decosaexaenoico). São gorduras saudáveis e essenciais ao nosso organismo, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzir sozinho e por isso precisamos consumir nos alimentos. Assim, o consumo frequente do salmão está associado a prevenção contra doenças cardiovasculares, diminuição de inflamações e redução do risco de desenvolvimento de câncer. Estudos (Associação Americana do Coração) mostram a relação entre o consumo dessa gordura com a diminuição de até 80% de um indivíduo sofrer um ataque cardíaco. 

O salmão também é rico em vitamina A e D, nutrientes que ajudam na manutenção da imunidade, no desenvolvimento adequado dos olhos e na prevenção contra doenças como artrite reumatoide e lúpus. A vitamina D contribui para a absorção de cálcio, crescimento ósseo, atua como regulador de crescimento, entre outros.   

Outra propriedade conhecida é a proteção do cérebro e do coração por conta das vitaminas do complexo B e de micronutrientes como selênio, magnésio, zinco. Nutrientes também responsáveis pela ação antioxidante no combate aos radicais livres (evitam o envelhecimento precoce das células e tecidos).  O potássio também ajuda no controle da pressão arterial e na redução de acidentes vasculares. A absorção desse mineral é melhor com a presença da gordura boa (EPA e DHA). 

Apesar de não ser um peixe pouco calórico, ele é um ótimo aliado na perda de peso. Isso, pois sua gordura boa traz uma maior saciedade, energia e uma boa quantidade de proteínas de boa qualidade. 100g do salmão tem cerca de 20g de proteína. Dessa forma, também ajuda na construção e manutenção da musculatura. 

O salmão pode ser consumido de diversas maneiras: cru, cozido, assado, grelhado. As receitas são muitas e bem saborosas. O ideal é fazer uma preparação sem ou com o mínimo de gordura possível para não tornar o prato muito calórico. É uma ótima opção para festas de finais de ano. Uma proteína de boa qualidade e que cai muito bem acompanhada de saladas e legumes. Acaba sendo uma opção leve e nutritiva. 

O único cuidado que temos que tomar é em relação a procedência e qualidade na hora de comprar. Infelizmente encontramos com facilidade peixes contaminados. Então sempre procure um local de confiança para a compra. Além disso, sempre verifique a carne do peixe que deve ter uma consistência firme, de cor brilhante e cheiro agradável. 

Lembrando que, como tudo, o salmão deve ser consumido com moderação e seus benefícios estão associados às boas práticas no dia-a-dia. O consumo frequente de frutas, verduras, legumes, fibras é água é essencial. A prática regular de atividade física também é necessária. 

 

E aí? Vai incluir o salmão na dieta nesse fim de ano? Foi pensando nesses benefícios que, nesse verão, o Sucão colocou mais uma opção de proteína em seu cardápio. Agora você pode montar seu prato ou salada com Salmão! Confira essa e outras novidades no Sucão mais próximo de você.

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