Dicas essenciais para abrir uma franquia de sucesso no Brasil

Dicas essenciais para abrir uma franquia de sucesso no Brasil

O ano de 2020 foi muito desafiador e complexo devido aos impactos da crise causada pelo coronavírus. Apesar disso, no Brasil, o setor de franquias conseguiu ajudar a impulsionar a economia de cidades pequenas, médias e grandes. Abrir uma franquia de sucesso para 2020/2021 tornou-se uma forma de empreender com baixo investimento e obtendo retorno de investimento mais rápido.

Em momentos de crise, os empreendedores buscam como ter sucesso com novos modelos de negócios, porém calculando previamente quanto investir.

Neste ano, provavelmente os interessados em obter uma franquia de sucesso pesquisaram muito na internet alguns termos como: qual franquia abrir, qual a melhor franquia, o que é franquia, franquia de sucesso no Brasil, franquia barata de alimentaçãoe entre outros. Afinal, períodos como esse são momentos de se adaptar e se reinventar!

Em síntese, saiba agora como abrir uma franquia de sucesso e garantir um negócio com alta lucratividade no Brasil. Conheça melhor este setor e descubra 7 dicas para abrir uma franquia de sucesso!

resultados e expectativas do setor de franquias

Franquia de sucesso: resultados e expectativas do setor para 2020/2021

Apesar da crise, o setor de franquias acelerou sua recuperação em julho de 2020, registrando uma redução média de faturamento de apenas 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a AGP.

Em 2020, depois da redução da taxa Selic — atualmente fixada em 2% — e a consequente queda do rendimento de aplicações financeiras, investir em uma franquia de sucesso foi considerado um movimento mais seguro para empreender. E mesmo com o impacto da pandemia, a expectativa da ABF é de uma retomada de crescimento no faturamento das redes.

Ainda de acordo com a associação, um dos modelos de franquia de sucesso que mais cresce e lucra é o de alimentação. Além desse, outro destaque de franquia de sucesso é o segmento da educação.

lista documentos como abrir um restaurante

Na prática: 7 dicas para abrir uma franquia de sucesso

Para quem deseja começar um negócio próprio e empreender com franquias, é fundamental saber como se estrutura uma franquia de sucesso. Como já mencionado, as pessoas têm desde dúvidas básicas, como “o que é franquia”, até questionamentos mais específicos, sobre quanto investir, por exemplo.

Para começar a explorar este tema ponto a ponto, conheça a seleção de 7 dicas para abrir uma franquia de sucesso no Brasil.

1)     Para começar, o que é franquia?

Resumidamente, franquia ou franchising empresarial, é o sistema que permite que um franqueador (dono da franquia) ceda ao franqueado (pessoa interessada e buscando qual franquia abrir) o direito de uso da marca ou patente da franquia. Nesse sentido, esse direito inclui distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços da marca franqueadora.

A busca por abrir uma franquia de sucesso no Brasil tem aumentado nos últimos anos porque esse é considerado um modelo mais seguro para investir. Afinal, o parceiro da franquia de sucesso (franqueado) não precisa começar “do zero” e sim partir de uma marca consolidada e reconhecida por potenciais clientes.

Além disso, ser parceiro de uma franquia de sucesso significa ser apoiado por uma empresa maior e experiente no mercado. Essa é uma grande vantagem!

prêmio PEGN Melhores franquias

2)     Como escolher qual franquia abrir?

Antes de associar-se a uma franquia de sucesso, é necessário entender alguns contextos para tomar a decisão de forma estratégica. Conheça alguns dos critérios que devem ser analisados para abrir uma franquia de sucesso no Brasil:

>>Localização: existe diferença entre abrir uma franquia de sucesso em cidades pequenas ou em capitais, por exemplo. É necessário entender hábitos de consumo local, questões regionais e culturais. Tudo isso pode influenciar no marketing de lançamento da franquia de sucesso e na relação dos clientes com a marca;

>> Quanto investir: muita gente busca por uma franquia de sucesso barata, ou seja, de baixo investimento. De fato, é fundamental planejar quanto investir e optar por uma franquia de sucesso que seja adequada ao “bolso” do parceiro da franqueadora.

Nesse sentido, a equipe da franquia de sucesso vai orientar o parceiro em cada etapa do negócio, permitindo um planejamento financeiro e condições flexíveis de negociação. Esse é também um diferencial para saber como ter sucesso, pois muitas vezes quem empreende sozinho acaba se excedendo nos gastos e não tendo uma dimensão precisa do valor de investimento;

>>Modelo de negócio: antes de saber qual franquia abrir, é preciso conhecer o modelo de negócio dela. Afinal, toda franquia de sucesso possui um modelo de negócio de sucesso, pois é o que estrutura a forma que ela se organiza, se comercializa e se posiciona no setor. Sendo assim, esse é um ponto importante.

melhores negócios para investir no interior

3)     Conheça a credibilidade da marca no Brasil

Para avaliar qual a melhor franquia de sucesso para abrir e como ter sucesso com ela, além do desempenho em vendas, é preciso conhecer a marca. Nesse sentido, é necessário pensar em credibilidade no setor, ou seja, na história da marca e no tempo de atuação no mercado.

Além disso, os clientes valorizam prêmios e reconhecimentos, principalmente nos segmentos de franquia que mais crescem no Brasil, como educação e alimentação. Independente se a marca da franquia de sucesso está mais presente em cidades pequenas ou maiores, premiações são vistas como indicadores de qualidade.

4)     Entenda o mercado de atuação da franquia de sucesso

Conhecer o mercado da franquia de sucesso que se pretende investir é um dos primeiros passos para entender como ter sucesso com franquias no Brasil. Sendo assim, é necessário estudar o histórico e as projeções para o segmento.

Pesquise hábitos de consumo relacionados ao mercado em questão e analise o contexto atual. Em períodos complexos como este para qualquer franquia de sucesso para 2020/2021, por exemplo, isso é ainda mais relevante.

franquia delivery saudável

5)     Tendências de mercado pós pandemia para 2020/2021

As tendências de mercado e de consumo são indicadores importantes para quem quer saber como ter sucesso com franquias. Afinal, como já mencionado, não basta ser parceiro de uma franquia de sucesso, é preciso entender o momento do seu mercado, do setor e o contexto social atual.

No segmento de alimentação, por exemplo, as franquias delivery consolidam uma tendência. Pedir comida via delivery já era uma tendência de consumo e, com a pandemia, o hábito cresceu ainda mais. No primeiro semestre de 2020, os gastos com os principais aplicativos de entrega focados em delivery de comida (Rappi, iFood e Uber Eats) aumentaram 103%, segundo pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais.

6)     Baixo investimento e retorno rápido do investimento?

Além de saber quanto investir em uma franquia de sucesso, é necessário ter um parâmetro do tempo estimado para o retorno do investimento. Ou seja, em quanto tempo a franquia de sucesso pode gerar retorno financeiro e como será esse retorno.

No caso, a marca da franquia, baseada em pesquisas e na experiência como franqueadora, pode fornecer essa estimativa. Essa é uma vantagem de quem empreende com franquias, pois em um negócio próprio esse retorno pode oscilar e demorar mais.

7)     Expansão da franquia de sucesso

Por último, porém não menos importante, está o fator relacionado ao crescimento da marca. Saiba como foi a expansão da franquia de sucesso que você tem em mente. Conheça a história da sua franquia de sucesso parceira.

O case de sucesso Sucão: franquia barata e com rápido retorno do investimento

Para exemplificar as 7 dicas para abrir uma franquia, nada melhor do que apresentar o case da franquia de sucesso Sucão Cozinha Saudável. A marca se destaca no setor de alimentação saudável, ofertando:

>> Saladas;

>> Sanduíches quentes;

>> Sanduíches naturais com pão integral;

>> Sucos naturais;

>> Vitaminas e smoothies;

>> Sobremesas;

>> Produtos sazonais de inverno.

Em 2020, a Sucão completou 45 anos de história no Brasil. No entanto, o franqueamento da marca começou em 2014. E apenas seis anos após o início da expansão, a rede já atua com 30 unidades, espalhadas em mais de  15 cidades e quatro estados do Brasil. São três modalidades de lojas, que atendem desde os grandes centros de compras até os principais pontos comerciais de rua. São elas:

>> Loja de shopping;

>>Loja de rua;

>>Loja container;

Além da qualidade dos produtos, a marca Sucão conta com uma base sólida de clientes e processos operacionais bem definidos. Esses fatores constroem uma rede de unidades ideal para empreendedores que querem investir em uma franquia de sucesso.

prêmio abf excelência

Franquia de sucesso reconhecida e premiada no setor de alimentação

A rede Sucão já foi eleita sete vezes como o melhor suco da cidade, de 2007 a 2013, no prêmio Veja Campinas Beber e Comer. Além disso, ganhou o primeiro lugar na categoria embalagem, e segundo lugar na categoria quiosque da ABF + RFI (Retail, Design Institute), em 2017.

Em 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) chancelou a franquia com o Selo de Excelência em Franchising, pelo segundo ano consecutivo. Ainda neste ano, venceu a categoria 5 Estrelas das Melhores Franquias do Brasil, prêmio promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com o Serasa Experian.

Quer conhecer melhor a proposta de franquia Sucão?

Se você tem o sonho de lucrar com uma franquia de sucesso de alimentação, clique aqui.  Preencha o formulário e receba uma apresentação da franquia de sucesso Sucão Cozinha Saudável. Com rápido retorno de investimento, baixo custo operacional e fácil adaptação do ponto, a rede Sucão atravessou períodos de crise e recessão sendo um investimento seguro e rentável!

No Comments

Post A Comment