Empreendedorismo de sucesso: dicas para começar, ideias de negócio pequeno e muito mais!

Empreendedorismo de sucesso: dicas para começar, ideias de negócio pequeno e muito mais!

O que é empreendedorismo de sucesso? Dentro da palavra sucesso cabem inúmeras definições: “ter êxito em alguma coisa; ter resultado feliz em algo, conseguir chegar ao final de uma empreitada…”. Para alguns, sucesso pode significar ter dinheiro, fama ou poder. Para outros, pode ser conquistar um prêmio.

Quando juntamos “sucesso” ao “empreendedorismo” a ideia formada é a de um negócio bem-sucedido. E “negócio bem-sucedido” pode ser aquele que vende muito ou aquele que deixa seu proprietário feliz, aquele que traz estabilidade ou que permite inovar. Ou tudo isto junto talvez traduza o que é empreendedorismo de sucesso.

Neste artigo, vamos abordar como construir um empreendedorismo de sucesso, através de dicas para começar e ideias de negócios pequenos. Vamos explicar quais as principais características de sucesso e o que é ter atitudes de sucesso. Também vamos trazer 10 dicas de sucesso: o passo a passo para empreender e, no final, você verá quais os empreendedores de sucesso no Brasil, na definição da Endeavor.

Empreendedorismo de sucesso: Quais as principais características de sucesso

Os empreendedores de sucesso costumam reunir uma série de características bastante marcantes. E quais as principais características de sucesso?

A lista é grande, mas vamos elencar algumas das características dos empreendedores que chegaram lá.

A positividade é, sem dúvida, uma característica de sucesso. Quem constrói um empreendedorismo de sucesso tem uma capacidade de ver tudo de forma mais positiva e de enxergar oportunidade onde as pessoas só vêm problemas, limitações.

como abrir um restaurante custos

Outra característica de sucesso é ter direção, ter rumo, saber aonde quer chegar, ter um propósito.

Saber se comunicar também é fundamental. Afinal, de nada adianta ter uma excelente ideia se você não consegue sequer apresentá-la ou defendê-la.

Amor ao conhecimento é outra característica de sucesso marcante e reside no fato de querer aprender.

Empreendedorismo de sucesso: O que é ter atitudes de sucesso

Além das características, para construir um empreendedorismo de sucesso é preciso ter atitudes de sucesso. Desenvolver o hábito de estudar seu mercado de interesse, pesquisar boas práticas de empreendedorismo, estar atento às novidades. Outra atitude que lhe deixa um passo a frente é estudar sobre legislação. É importante saber que há legalidades específicas sobre cada atividade. E saber sobre o tipo jurídico da empresa, como formalizá-la, como é o registro de marca… É importante você não ser pego de surpresa sobre estes temas. Outra atitude de sucesso é estudar sobre finanças e contabilidade, conceitos básicos de marketing e processos de vendas.

Empreendedorismo de sucesso: Algumas dicas para começar

A primeira coisa que você deve ter em mente quando pensa em construir um empreendedorismo de sucesso é escolher um segmento que tenha a ver com você e, claro, verificar se o que você pretende fazer tem um bom potencial de vendas.

A partir daí, não perca uma única oportunidade de aprender. Além de ler livros, sites, blogs e e-books sobre empreendedorismo, aproveite conversas, reuniões e até encontros casuais para acrescentar algo ao seu conhecimento.

Coloque na sua pauta de conversas temas como carreira, empreendimento, gestão de empresas e de pessoas, situação do mercado, dificuldades de quem começou um negócio… Tudo isso será somado ao seu tino e lhe renderá dicas para começar, te ajudando a construir um empreendedorismo de sucesso.

Empreendedorismo de sucesso: Ideias de negócios pequenos

Você pode começar a construir seu empreendedorismo de sucesso aos poucos, com ideias de negócios pequenos. Se você gosta e sabe cozinhar bem, por que não oferecer bolos, doces e pratos congelados? Se você sabe costurar, pintar, fazer crochê ou bordar, também pode tornar essas habilidades em pequenos negócios lucrativos.

delivery de comida saudável

Você pode, também, trabalhar como revendedor de uma marca e aproveitar a oportunidade para entender como esta marca funciona, como ela estuda o mercado, como ela faz lançamentos de produtos… A partir daí você já tem um pouco mais de informação para começar o seu próprio negócio, que pode vir a se tornar um case de empreendedorismo de sucesso.

Empreendedorismo de sucesso: 10 dicas de sucesso: o passo a passo para empreender

Uma lista com 10 dicas de sucesso: o passo a passo para empreender não será suficiente para abranger tudo que é necessário para se começar um negócio. Mas esta lista vai, ao menos, lhe dar ideia do quanto é preciso caminhar para se começar a construir um empreendedorismo de sucesso.

1. Faça seu plano de negócios

O plano de negócios é o esqueleto do seu empreendimento e uma das chaves para o empreendedorismo de sucesso. Ele reúne e detalha as partes principais, desde a análise de mercado à estratégia de marketing.  

2. Encontre e estude seu público-alvo

Um empreendedorismo de sucesso começa com você sabendo qual é seu público-alvo. Estude para qual tipo de pessoa seus produtos ou serviços são direcionados.

Saiba quem são estas pessoas, qual a renda, seus hobbies preferidos, hábitos de compra. Conhecimento sobre seu público é fundamental para se alcançar empreendedorismo de sucesso.

3. Faça networking sempre

Já falamos o quanto é importante você aproveitar as oportunidades para aprender. O networking pode lhe ajudar nisto. Aproveite encontros e reuniões para trocar experiências com quem já possui conhecimento na sua área de interesse e já é uma prova de empreendedorismo de sucesso.

4. Comunique-se: Aprenda a vender sua ideia

Como já mencionamos, de pouco adianta uma boa ideia, se você não consegue vendê-la. Pratique sempre a boa comunicação para que sua mensagem chegue de forma clara e convincente ao público com o qual deseja falar.

5. Trabalhe a empatia

Lembre-se que tudo gira em torno de pessoas… Não importa em qual tipo de negócio você vai decidir empreender. Ter empatia é fundamental para entender as pessoas, para aprender a ver pelos olhos do usuário, do cliente, do parceiro.

6. Certifique-se de que domina a área escolhida

Ter isso em mente evita que você embarque numa aventura. É preciso ter muito claro quais os conhecimentos você possui sobre o ramo no qual quer atuar. Ou encontre bons parceiros. Neste caso, um caminho mais seguro é investir numa franquia que lhe dê o suporte necessário para trabalhar com tranquilidade e alcançar o tão sonhado empreendedorismo de sucesso.

7. Tenha seu plano de marketing

Em tempos digitais e com tantas opções, o empreendedor deve saber exatamente como, quanto e em quais mídias investir para chegar até o seu público-alvo.

8. Mantenha contato com o cliente

É fundamental estar sempre próximo ao cliente para não perder de vista os interesses dele. O contato constante ajuda o empreendedor a saber qual serviço ou produto entregar, qual está funcionando, qual precisa ser revisto ou atualizado. Fatores essenciais para um empreendedorismo de sucesso.

9. Seja útil

Conseguir mostrar seu negócio ao mercado como uma peça importante, que ajuda na solução de problemas, ou que os resolve de maneira mais barata ou mais rápida ou melhor é fundamental para alcançar o empreendedorismo de sucesso.

mulher de branco segurando suco de laranja em restaurante de shopping

10. Confie em seu sonho

Acreditar que será possível construir um empreendedorismo de sucesso é fundamental. É esta crença em você e no seu negócio que vai levar você a trabalhar para transformar ideias em soluções que podem mudar o mercado.

Empreendedorismo de sucesso: Quais os empreendedores de sucesso no Brasil

Empreender definitivamente não é tarefa fácil. Por isso que merece destaque todo aquele que se dedicou e conseguiu construir os nomes de suas empresas e as tornaram empreendimentos de sucesso.

Com base em quesitos da Endeavor (organização sem fins lucrativos que se deu a missão de multiplicar o poder de transformação do empreendedor), vamos relacionar quais os empreendedores de sucesso no Brasil.

1. Abílio Diniz

Filho de imigrantes portugueses, começou sua caminhada abrindo uma doçaria chamada Pão de Açúcar. Abílio sofreu diversos reveses junto à economia brasileira, foi sequestrado, teve de fechar lojas e até demitir mais de 20 mil funcionários. Porém, sua coragem e insistência o fizeram buscar soluções práticas no mercado para que suas empresas mantivessem força e progresso.

2. Alexandre Costa

Alexandre é o fundador da empresa Cacau Show. Sua história começa com a venda de Ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos. Sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência e foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje.

3. Antônio Alberto Saraiva

Antônio Alberto Saraiva teve que assumir os negócios do pai após ele ser assassinado na própria padaria. Em dado momento seu espírito empreendedor o fez enxergar um investimento que traria muito lucro a um custo popular: fast-food especializado em comida árabe. Assim nasceu o Habib’s, que hoje conta com mais de 400 estabelecimentos pelo Brasil.

4. Edivan Costa

Edivan Costa foi morador de favela e trabalhou como office-boy. Depois recebeu convite para se tornar despachante imobiliário autônomo.  Arriscou e, com muita disciplina e aplicação, conquistou grandes metas e abriu sua empresa de regularização, a SEDI, que une em um único serviço alvarás para negócios e obtenção de licenças.

5. Pedro Chiamulera

Chiamulera foi um atleta excelente, participou de duas olimpíadas, trouxe toda a disciplina do aprendizado nos esportes para a vida como empreendedor. Com o sócio Bernardo Lustosa, criou a ClearSale, líder no assunto gestão de fraudes no e-commerce brasileiro.

Empreendedorismo de sucesso: Franquias são ótimas opções porque boas parcerias são fundamentais

Quando se fala em parceria para um empreendedorismo de sucesso, uma das melhores alternativas que o mercado oferece são as franquias, por um motivo muito simples: é mais seguro. Desde que o empreendedor opte por uma franquia bem estruturada e que proporcione o suporte que ele precisa. 

Sucão é uma rede franquias que preenche estes requisitos. Com 45 anos de tradição e quase 30 unidades espalhadas por quatro estados, é uma franquia que oferece treinamentos especiais para seus franqueados, consultorias de campo e uma equipe especializada para ajudar nas decisões em todas as etapas da montagem da franquia. Além disso, é uma franquia de baixo custo operacional, rentabilidade acima do mercado e rápido retorno do investimento.

Sucão do Pátio 24, em Porto Alegre

No Comments

Post A Comment