
13 jul Sucão adota modelo de expansão espiral para atrair novos investidores
Localizada em Campinas, franquia Sucão prioriza investidores do interior para melhor acompanhamento das unidades em operação
O mercado de franquias tem se mostrando cada vez mais resiliente as intempéries econômicas do país. Quando focado no setor de alimentação e saúde, os dados são ainda mais promissores. Não é à toa que, ao invés de cortar custos e investimentos, algumas marcas têm ganhado solidez e sustentabilidade. Um bom exemplo é o da Sucão, franquia especializada em alimentação saudável que, por adotar um modelo de expansão em espiral, cresceu 35% em 2016.
De acordo com o último relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de “Saúde, Beleza e Bem Estar” foi o que mais cresceu no ano passado, apresentando uma alta de 15% em relação a 2015. Já o setor de alimentação manteve seu índice de ascensão em 8,8%. Contudo, apesar de existir uma tendência natural de crescimento para as franquias que optam pela união das duas áreas, dificilmente este será alcançado sem que haja uma boa estratégia como suporte.
Pensando nisso, o empreendedor Antônio Ricardo de Mesquita resolveu adotar um modelo de expansão com foco no crescimento espiral da rede. “Antes de investir nossos esforços na conquista das capitais brasileiras, nesse primeiro momento, optamos por fortalecer nossa capilaridade nas cidades do interior de São Paulo. Atuar no mercado de alimentação envolve muitas responsabilidades e, através dessa estratégia de crescimento em espiral, conseguimos acompanhar de perto a operação das unidades, fornecendo aos franqueados todo o suporte e acompanhamento necessários para a sustentabilidade da empresa”, explica o sócio fundador da rede.
Outro cuidado da franqueadora está na escolha do ponto. “Atualmente, a Sucão conta com doze unidades no interior paulista e todas vêm apresentando um excelente desempenho. Isso porque, antes de colocar uma nova loja em operação, existe todo um trabalho de background envolvido, a começar pela realização de uma análise criteriosa sobre o potencial da cidade para receber a marca, que vai desde a estrutura do ponto até a observação do ranking de faturamento das marcas encontradas no local pretendido”, diz Mesquita.
Aos investidores mais receosos, o empreendedor garante que não poderia ter momento melhor para investir nesse mercado. “Mesmo com a economia apresentando sinais de melhoria em breve, todo mundo está esperando um pouco mais de estabilidade para começar a investir. Contudo, quando isso acontecer será muito mais difícil para o investidor conseguir negociações tão lucrativas como agora. Para se ter um ideia, hoje, os valores chegam a estar 50% mais baratos do que estavam há dois anos, mesmo no caso de fechamento de contratos mais longos. Por isso, as pessoas que se assumirem como empreendedoras, antecipando tendências e apostando nos mercados mais promissores, sem dúvida, terão muito mais lucratividade e sucesso no futuro”, diz.
Expectativas para o futuro
Assim como para o mercado em geral, 2016 também não foi um dos anos mais fáceis para Sucão. Porém, mesmo assim, a marca conseguiu manter seu crescimento e fechou três novos contratos de franquia. “Durante o ano passado, o faturamento das nossas lojas se manteve estável, enquanto que a franquia cresceu 35% em relação ao mesmo período de 2015 com a abertura das novas unidades”, afirma Mesquita.
Segundo o empreendedor, trata-se de um resultado extremamente positivo para a rede. “Por atender diversas praças de alimentação em shoppings centers, percebemos que mesmo o segmento sendo mais estável do que outros durante a crise, muitas lojas fecharam esse ano”, comenta. Se por um lado esse cenário é preocupante, por outro, favorece quem busca bons investimentos, uma vez que assim é possível fechar boas negociações com as administradoras desses pontos.
Para 2017, as expectativas são boas, mas, ao mesmo tempo, realistas. “Acredito que esse ano irá se manter estável e crescer mais a partir do segundo semestre. Contudo, para o segmento de franquias as previsões são positivas. Por se tratar de um investimento mais seguro, elas possibilitam uma oportunidade melhor, principalmente, para os empreendedores de primeira viagem”, explica. Segundo a ABF, o faturamento do setor deve crescer de 7% a 9% em relação a 2016.
Mais de 40 anos de história
A trajetória da Sucão começou quando a lanchonete se tornou ícone da região central de Campinas, em 1975, após conquistar um público fiel com seus sucos naturais, preparados na hora com combinações que iam das mais tradicionais as mais inusitadas. Mas, foi só em 2013, quando Antônio, assumiu o negócio de seus pais, que a marca iniciou sua expansão pelo modelo de franquia. Hoje, além dos seus famosos sucos, a rede também proporciona ao consumidor a possibilidade de fazer refeições completas, saudáveis, rápidas e com excelente custo-benefício.
Além da qualidade dos produtos oferecidos, seu sucesso também acompanha as tendências de um cenário cada vez mais promissor. Segundo dados da consultoria Euromonitor, o mercado de alimentação saudável movimentou R$ 80 bilhões, em 2015, e deve movimentar R$ 108,5 bilhões até 2019. Nos últimos cinco anos, as vendas do setor simplesmente dobraram. Já o projeto Brasil Food Trends 2020, que tem entre os seus pilares a realização de pesquisas sobre o assunto, mostra que a praticidade está na prioridade de 34% dos consumidores brasileiros e a saudabilidade aparece logo na sequência, apontada como primordial para 21% dos consumidores do país. Por todos esses fatores, não é à toa que apenas dois anos depois da formatação, a rede já tenha crescido tanto.
No mix de produtos, além dos famosos sucos, estão incluídos vitaminas, smoothies, saladas, pratos saudáveis, sanduíches quentes e frios, açaí e sobremesas. “Estamos atuando em um mercado altamente promissor e ainda muito carente de opções de qualidade. Por isso, novos franqueados que, assim como nós, tenham interesse em desenvolver um negócio próprio e se identifiquem com o valor da marca de proporcionar maior qualidade de vida ao seu público, poderão conquistar um grande sucesso através da atuação em rede consolidada, testada e aprovada por mais de quatro décadas em um dos mercados mais exigentes do país, finaliza.
Aos interessados na marca, o valor de investimento inicial é a partir de R$ 270 mil e o retorno do investimento está previsto para acontecer entre 18 e 24 meses.
Luciana
Posted at 16:07h, 19 fevereiroBoa tarde.
Me chamo Luciana e gostaria de maiores informações sobre a franquia na cidade de Teresopolis-RJ
Simone Storti
Posted at 14:20h, 19 outubroGostaria de saber mais sobre a franquia do sucão
Sou de Campo Grande ms
Márcia
Posted at 20:20h, 09 setembroSou da baixada Fluminense do Rio de janeiro,gostaria de saber sobre a franquia,estive em Petrópolis RJ e adorei a loja de lá ,meu bairro e uns quarenta minutos antes de Petrópolis,desde já agradeço um abraço
Fátima Teixeira
Posted at 17:51h, 13 agostoOlá, sou de SP, e tenho interesse na franquia. Por favor me envie detalhes.
Fátima
Wagner Luiz Alves Damasceno
Posted at 13:01h, 26 julhoBoa tarde.
Osasco se encaixando planos de vocês ?
Poderia me enviar mais informações
Edson Antunes
Posted at 20:37h, 16 junhoBoa noite, gostaria de ter mais detalhes sobre a franquia, moro em Volta Redona – RJ
Fabiana Mantuano
Posted at 15:52h, 14 junhoBoa Tarde, sou de Teresópolis/RJ e gostaria de obter mais informações sobre a franquia.
elizete aparecida de barros
Posted at 12:36h, 10 junhoola boa tarde,procuro uma franquia de sucos
Marília Oliveira
Posted at 20:35h, 30 maioBoa noite. Sou de São José dos Campos. Gostaria de saber mais a respeito da franquia. Obrigada
Ana Elisa Liserre Leone Malitte
Posted at 21:21h, 21 maioTenho interesse em abrir uma franquia. Tenho um excelente ponto comercial na area central na cidade de cajuru-sp.
Julia J F
Posted at 16:14h, 17 maioBoa tarde! Gostaria de saber o valor da franquia, obrigada!
Pedro Aguilar
Posted at 19:49h, 14 maioBoa noite, tenho interesse na marca.Sou da cidade de Bauru-SP
Daiane camila silva
Posted at 19:06h, 09 maioBoa noite gostaria de saber detalhes sobre a franquia , sou da cidade de jundiai.
Camila Passagnola
Posted at 22:00h, 12 abrilOlá gostaria de saber sobre a franquia
Marina Ferreira da Silva
Posted at 11:23h, 25 marçoBom dia, gostaria de maiores informações sobre ser uma franqueada. Moro em Itaipava, cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro. Obrigada!
LARISSA GUIMARAES GONCALVES
Posted at 08:30h, 11 marçoBom dia, gostaria de saber o valor necessário para abertura de uma franquia.
Obrigada.
a.ramoss2015@gmail.com
Posted at 17:39h, 09 marçoBoa tarde.
Gostaria de informações para abrir uma franquia em Piracicaba . Minha dúvida é na avenida ou no shopping.
Aguardo retorno
Alexandre Ramos
Sinval guedes
Posted at 12:48h, 07 marçoDeseo saber o valor de uma franquia para instalar aqui na grande salvad
or-Ba.
Tenho interesse se possivel
Tel 71 99219 510q
Rosi
Posted at 22:18h, 12 fevereiroBoa noite
Sou de Ubatuba /SP
Gostaria de maiores informações sobre a franquia
Fernanda Lopes
Posted at 16:30h, 09 fevereiroGostaria de mais informações sobre a franquia. Resido no litoral Paulista em Guarujá. Grata.
Carlos Henrique da Silva
Posted at 16:33h, 07 fevereiroBoa noite!!!!
Sou Carlos Henrique do Rio de Janeiro.
Aqui no Rio vcs já tem bastantes lojas? ou ainda está em crescimento e expansão da marca?
Pois fui a Campinas e tive a oportunidade de ir a uma loja de vcs localizada no Campinas Shoping.
E fiquei muito maravilhado com a opção de escolher vários lanches bem saudáveis.
Quero saber como ter mais conhecimento sobre franquias.
Pois acredito que aqui no Rio quase não tem esse tipo opção mais saudável.
George Silva
Posted at 15:36h, 06 fevereiroComo funciona
Moro na regiao do abcd
Sao paulo capital
Júlio César
Posted at 07:41h, 06 fevereiroSou de São José dos Campos e gostaria de saber mais informações sobre a franquia.
Obrigado
jose Donizete
Posted at 15:37h, 05 fevereiroBoa tarde
Gostaria de saber qual o valor para investimento?
Donziete
São paulo
Katia Mesquita
Posted at 20:37h, 04 fevereiroSou de Piracicaba e gostaria de ter mais informações sobre a franquia e valores também
Nadia Kelly Recieri
Posted at 15:22h, 02 fevereiroTenho interesse e saber falo de franca sp
Adriana
Posted at 08:40h, 02 fevereiroValores
Jefferson Lima
Posted at 12:53h, 27 janeiroBoa tarde , vim de Sp para Valinhos, e tbm gostaria de mais informações de como funciona a franquia.
Experimentei alguns pratos e sucos no shopping valinhos e amei, além de ter tudo a ver comigo, é um mercado que acredito muito.
Gabriela gomes Pereira catao
Posted at 17:22h, 07 janeiroBoa noite , sou de jaguariuna /Sp gostaria de mais informações de como funciona a franquia
Sucão Lanches
Posted at 09:10h, 25 janeiroBoa tarde, Gabriela!
Jaguariúna é uma cidade e que se encaixa bem dentro de nosso plano de expansão!
Enviamos no seu e-mail maiores detalhes sobre a franquia Sucão!
Atenciosamente,
Equipe Sucão
Letícia Mendonça Paro
Posted at 10:00h, 18 dezembroGostaria de saber valores para abrir a franquia Sucão.