fbpx
 

Sucão adota modelo de expansão espiral para atrair novos investidores

Localizada em Campinas, franquia Sucão prioriza investidores do interior para melhor acompanhamento das unidades em operação

O mercado de franquias tem se mostrando cada vez mais resiliente as intempéries econômicas do país. Quando focado no setor de alimentação e saúde, os dados são ainda mais promissores. Não é à toa que, ao invés de cortar custos e investimentos, algumas marcas têm ganhado solidez e sustentabilidade. Um bom exemplo é o da Sucão, franquia especializada em alimentação saudável que, por adotar um modelo de expansão em espiral, cresceu 35% em 2016.

De acordo com o último relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de “Saúde, Beleza e Bem Estar” foi o que mais cresceu no ano passado, apresentando uma alta de 15% em relação a 2015. Já o setor de alimentação manteve seu índice de ascensão em 8,8%. Contudo, apesar de existir uma tendência natural de crescimento para as franquias que optam pela união das duas áreas, dificilmente este será alcançado sem que haja uma boa estratégia como suporte.

Pensando nisso, o empreendedor Antônio Ricardo de Mesquita resolveu adotar um modelo de expansão com foco no crescimento espiral da rede. “Antes de investir nossos esforços na conquista das capitais brasileiras, nesse primeiro momento, optamos por fortalecer nossa capilaridade nas cidades do interior de São Paulo. Atuar no mercado de alimentação envolve muitas responsabilidades e, através dessa estratégia de crescimento em espiral, conseguimos acompanhar de perto a operação das unidades, fornecendo aos franqueados todo o suporte e acompanhamento necessários para a sustentabilidade da empresa”, explica o sócio fundador da rede.

Outro cuidado da franqueadora está na escolha do ponto. “Atualmente, a Sucão conta com doze unidades no interior paulista e todas vêm apresentando um excelente desempenho. Isso porque, antes de colocar uma nova loja em operação, existe todo um trabalho de background envolvido, a começar pela realização de uma análise criteriosa sobre o potencial da cidade para receber a marca, que vai desde a estrutura do ponto até a observação do ranking de faturamento das marcas encontradas no local pretendido”, diz Mesquita.

Aos investidores mais receosos, o empreendedor garante que não poderia ter momento melhor para investir nesse mercado. “Mesmo com a economia apresentando sinais de melhoria em breve, todo mundo está esperando um pouco mais de estabilidade para começar a investir. Contudo, quando isso acontecer será muito mais difícil para o investidor conseguir negociações tão lucrativas como agora. Para se ter um ideia, hoje, os valores chegam a estar 50% mais baratos do que estavam há dois anos, mesmo no caso de fechamento de contratos mais longos. Por isso, as pessoas que se assumirem como empreendedoras, antecipando tendências e apostando nos mercados mais promissores, sem dúvida, terão muito mais lucratividade e sucesso no futuro”, diz.

Expectativas para o futuro

Assim como para o mercado em geral, 2016 também não foi um dos anos mais fáceis para Sucão. Porém, mesmo assim, a marca conseguiu manter seu crescimento e fechou três novos contratos de franquia. “Durante o ano passado, o faturamento das nossas lojas se manteve estável, enquanto que a franquia cresceu 35% em relação ao mesmo período de 2015 com a abertura das novas unidades”, afirma Mesquita.

Segundo o empreendedor, trata-se de um resultado extremamente positivo para a rede. “Por atender diversas praças de alimentação em shoppings centers, percebemos que mesmo o segmento sendo mais estável do que outros durante a crise, muitas lojas fecharam esse ano”, comenta. Se por um lado esse cenário é preocupante, por outro, favorece quem busca bons investimentos, uma vez que assim é possível fechar boas negociações com as administradoras desses pontos.

Para 2017, as expectativas são boas, mas, ao mesmo tempo, realistas. “Acredito que esse ano irá se manter estável e crescer mais a partir do segundo semestre. Contudo, para o segmento de franquias as previsões são positivas. Por se tratar de um investimento mais seguro, elas possibilitam uma oportunidade melhor, principalmente, para os empreendedores de primeira viagem”, explica. Segundo a ABF, o faturamento do setor deve crescer de 7% a 9% em relação a 2016.

Mais de 40 anos de história

A trajetória da Sucão começou quando a lanchonete se tornou ícone da região central de Campinas, em 1975, após conquistar um público fiel com seus sucos naturais, preparados na hora com combinações que iam das mais tradicionais as mais inusitadas. Mas, foi só em 2013, quando Antônio, assumiu o negócio de seus pais, que a marca iniciou sua expansão pelo modelo de franquia. Hoje, além dos seus famosos sucos, a rede também proporciona ao consumidor a possibilidade de fazer refeições completas, saudáveis, rápidas e com excelente custo-benefício.

Além da qualidade dos produtos oferecidos, seu sucesso também acompanha as tendências de um cenário cada vez mais promissor. Segundo dados da consultoria Euromonitor, o mercado de alimentação saudável movimentou R$ 80 bilhões, em 2015, e deve movimentar R$ 108,5 bilhões até 2019. Nos últimos cinco anos, as vendas do setor simplesmente dobraram. Já o projeto Brasil Food Trends 2020, que tem entre os seus pilares a realização de pesquisas sobre o assunto, mostra que a praticidade está na prioridade de 34% dos consumidores brasileiros e a saudabilidade aparece logo na sequência, apontada como primordial para 21% dos consumidores do país. Por todos esses fatores, não é à toa que apenas dois anos depois da formatação, a rede já tenha crescido tanto.

No mix de produtos, além dos famosos sucos, estão incluídos vitaminas, smoothies, saladas, pratos saudáveis, sanduíches quentes e frios, açaí e sobremesas. “Estamos atuando em um mercado altamente promissor e ainda muito carente de opções de qualidade. Por isso, novos franqueados que, assim como nós, tenham interesse em desenvolver um negócio próprio e se identifiquem com o valor da marca de proporcionar maior qualidade de vida ao seu público, poderão conquistar um grande sucesso através da atuação em rede consolidada, testada e aprovada por mais de quatro décadas em um dos mercados mais exigentes do país, finaliza.

Aos interessados na marca, o valor de investimento inicial é a partir de R$ 270 mil e o retorno do investimento está previsto para acontecer entre 18 e 24 meses.

31 Comments
  • Luciana
    Posted at 16:07h, 19 fevereiro Responder

    Boa tarde.
    Me chamo Luciana e gostaria de maiores informações sobre a franquia na cidade de Teresopolis-RJ

  • Simone Storti
    Posted at 14:20h, 19 outubro Responder

    Gostaria de saber mais sobre a franquia do sucão
    Sou de Campo Grande ms

  • Márcia
    Posted at 20:20h, 09 setembro Responder

    Sou da baixada Fluminense do Rio de janeiro,gostaria de saber sobre a franquia,estive em Petrópolis RJ e adorei a loja de lá ,meu bairro e uns quarenta minutos antes de Petrópolis,desde já agradeço um abraço

  • Fátima Teixeira
    Posted at 17:51h, 13 agosto Responder

    Olá, sou de SP, e tenho interesse na franquia. Por favor me envie detalhes.
    Fátima

  • Wagner Luiz Alves Damasceno
    Posted at 13:01h, 26 julho Responder

    Boa tarde.

    Osasco se encaixando planos de vocês ?
    Poderia me enviar mais informações

  • Edson Antunes
    Posted at 20:37h, 16 junho Responder

    Boa noite, gostaria de ter mais detalhes sobre a franquia, moro em Volta Redona – RJ

  • Fabiana Mantuano
    Posted at 15:52h, 14 junho Responder

    Boa Tarde, sou de Teresópolis/RJ e gostaria de obter mais informações sobre a franquia.

  • elizete aparecida de barros
    Posted at 12:36h, 10 junho Responder

    ola boa tarde,procuro uma franquia de sucos

  • Marília Oliveira
    Posted at 20:35h, 30 maio Responder

    Boa noite. Sou de São José dos Campos. Gostaria de saber mais a respeito da franquia. Obrigada

  • Ana Elisa Liserre Leone Malitte
    Posted at 21:21h, 21 maio Responder

    Tenho interesse em abrir uma franquia. Tenho um excelente ponto comercial na area central na cidade de cajuru-sp.

  • Julia J F
    Posted at 16:14h, 17 maio Responder

    Boa tarde! Gostaria de saber o valor da franquia, obrigada!

  • Pedro Aguilar
    Posted at 19:49h, 14 maio Responder

    Boa noite, tenho interesse na marca.Sou da cidade de Bauru-SP

  • Daiane camila silva
    Posted at 19:06h, 09 maio Responder

    Boa noite gostaria de saber detalhes sobre a franquia , sou da cidade de jundiai.

  • Camila Passagnola
    Posted at 22:00h, 12 abril Responder

    Olá gostaria de saber sobre a franquia

  • Marina Ferreira da Silva
    Posted at 11:23h, 25 março Responder

    Bom dia, gostaria de maiores informações sobre ser uma franqueada. Moro em Itaipava, cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro. Obrigada!

  • LARISSA GUIMARAES GONCALVES
    Posted at 08:30h, 11 março Responder

    Bom dia, gostaria de saber o valor necessário para abertura de uma franquia.
    Obrigada.

  • a.ramoss2015@gmail.com
    Posted at 17:39h, 09 março Responder

    Boa tarde.
    Gostaria de informações para abrir uma franquia em Piracicaba . Minha dúvida é na avenida ou no shopping.
    Aguardo retorno
    Alexandre Ramos

  • Sinval guedes
    Posted at 12:48h, 07 março Responder

    Deseo saber o valor de uma franquia para instalar aqui na grande salvad
    or-Ba.
    Tenho interesse se possivel
    Tel 71 99219 510q

  • Rosi
    Posted at 22:18h, 12 fevereiro Responder

    Boa noite
    Sou de Ubatuba /SP
    Gostaria de maiores informações sobre a franquia

  • Fernanda Lopes
    Posted at 16:30h, 09 fevereiro Responder

    Gostaria de mais informações sobre a franquia. Resido no litoral Paulista em Guarujá. Grata.

  • Carlos Henrique da Silva
    Posted at 16:33h, 07 fevereiro Responder

    Boa noite!!!!
    Sou Carlos Henrique do Rio de Janeiro.
    Aqui no Rio vcs já tem bastantes lojas? ou ainda está em crescimento e expansão da marca?

    Pois fui a Campinas e tive a oportunidade de ir a uma loja de vcs localizada no Campinas Shoping.

    E fiquei muito maravilhado com a opção de escolher vários lanches bem saudáveis.

    Quero saber como ter mais conhecimento sobre franquias.
    Pois acredito que aqui no Rio quase não tem esse tipo opção mais saudável.

  • George Silva
    Posted at 15:36h, 06 fevereiro Responder

    Como funciona
    Moro na regiao do abcd
    Sao paulo capital

  • Júlio César
    Posted at 07:41h, 06 fevereiro Responder

    Sou de São José dos Campos e gostaria de saber mais informações sobre a franquia.
    Obrigado

  • jose Donizete
    Posted at 15:37h, 05 fevereiro Responder

    Boa tarde

    Gostaria de saber qual o valor para investimento?
    Donziete

    São paulo

  • Katia Mesquita
    Posted at 20:37h, 04 fevereiro Responder

    Sou de Piracicaba e gostaria de ter mais informações sobre a franquia e valores também

  • Nadia Kelly Recieri
    Posted at 15:22h, 02 fevereiro Responder

    Tenho interesse e saber falo de franca sp

  • Adriana
    Posted at 08:40h, 02 fevereiro Responder

    Valores

  • Jefferson Lima
    Posted at 12:53h, 27 janeiro Responder

    Boa tarde , vim de Sp para Valinhos, e tbm gostaria de mais informações de como funciona a franquia.
    Experimentei alguns pratos e sucos no shopping valinhos e amei, além de ter tudo a ver comigo, é um mercado que acredito muito.

  • Gabriela gomes Pereira catao
    Posted at 17:22h, 07 janeiro Responder

    Boa noite , sou de jaguariuna /Sp gostaria de mais informações de como funciona a franquia

    • Sucão Lanches
      Posted at 09:10h, 25 janeiro Responder

      Boa tarde, Gabriela!

      Jaguariúna é uma cidade e que se encaixa bem dentro de nosso plano de expansão!

      Enviamos no seu e-mail maiores detalhes sobre a franquia Sucão!

      Atenciosamente,

      Equipe Sucão

  • Letícia Mendonça Paro
    Posted at 10:00h, 18 dezembro Responder

    Gostaria de saber valores para abrir a franquia Sucão.

Post A Comment