Franquia de restaurante: investimento que vale a pena!

Não é novidade: a franquia de restaurante caiu no gosto dos investidores por representar um modelo de investimento barato e com rápido retorno de capital.

Para comprovarmos facilmente esse argumento, responda rápido: qual a parte dos shoppings centers que sempre têm movimento, independente da época do ano?

Se você respondeu a praça de alimentação, acertou! E do que ela é formada? Quase que exclusivamente por franquias de restaurantes!

Restaurante popular, japonês, vegano, fitness e até os bares já apresentam modelos para você investir. Entre todas as opções existentes, como escolher a melhor franquia de restaurante para investir?

Escrevemos este artigo para te ajudar com algumas dicas.

 

Franquia de restaurante: qual o modelo mais popular?

Considerando o aspecto físico, são inúmeras as opções de franquias de restaurantes: com certeza o clássico referencial da loja de shopping na praça de alimentação é mais popular e o que nos vem primeiro à cabeça.

Mas também são comuns: containers, quiosques, lojas de ruas, entre outros.

Se você tem a oportunidade de abrir uma franquia de restaurante em uma praça de alimentação, você terá o fluxo de pessoas garantido. Esses grandes centros de compras recebem milhares de pessoas diariamente.

Usaremos como exemplo o Shopping Dom Pedro, localizado em Campinas-SP. Nele circulam mensalmente 1,5 milhão de pessoas e em média 18,7 milhões de pessoas visitam o local todos os anos. Apenas no primeiro trimestre de 2019, os lojistas faturaram cerca de 358 milhões de reais, gerando 6 mil empregos diretos e indiretos.

Mas quanto a praça de alimentação, e consequentemente as franquias de restaurantes, representa nesse total?

Com 1.844 lugares na praça de alimentação, 17 restaurantes e 78 operações de alimentação, temos o correspondente a 9,2% da área bruta locável total e 17,1% nas vendas totais do shopping. Se considerarmos o faturamento do trimestre, equivale a uma fatia de R$61,2 milhões de reais faturados pelos serviços de alimentação do local.

Animador, não é? Mas essa não é a única opção de franquia de restaurante!

 

Franquia de restaurante: analise todas as possibilidades

Para você que quer empreender abrindo uma franquia de restaurante é importante analisar todas as possibilidades.

Mesmo no shopping center, você pode abrir uma franquia de restaurante diferente da tradicional. Na forma de um quiosque, que é pequeno em tamanho, você oferece os mesmo confortos para os clientes: amplo estacionamento, ótima localização, áreas acessíveis e planejadas, um espaço de espera, banheiros sempre limpos e toda infraestrutura mínima necessária para receber seus frequentadores.

Muito além do shopping center, quase todos os locais com grande circulação de pessoas são boas oportunidades para uma franquia de restaurante: terminais rodoviários, metrôs, aeroportos, centros universitários, centros empresariais, centros culturais, pontos turísticos, grandes centros residenciais etc.

E é possível adaptar quase todos os modelos de franquia de restaurante para cada um deles!

 

Franquia de restaurante: além do modelo estrutural

Pela definição, uma franquia de restaurante é como todas as outras: um modelo de negócio em que o FRANQUEADO utiliza os produtos e os serviços de uma marca já conhecida no mercado para obter lucro. Enquanto o FRANQUEADOR (dono da marca) recebe um retorno financeiro a partir dos royalties (que são uma espécie de comissão) decorrentes do uso da sua marca.

Assim, em última instância, a franquia é uma estratégia empresarial que funciona para minimizar os riscos do mercado a partir da comercialização de produtos e serviços já criados e já testados por seu público-alvo. 

Esse modelo de negócio é tão promissor e se tornou tão popular que existem até divergências sobre a quantidade e os tipos de franquias que existem hoje no Brasil. Não vamos nos aprofundar no assunto desta vez, mas já o fizemos aqui.

 

Franquia de restaurante: o fitness é tendência?

Como citado anteriormente, existem franquias de restaurantes com todos os tipos de cardápios: japonês, vegano, fitness, sorvete, waffles, comida de boteco… Mas o que mais cresce? Com certeza é o Mercado de Alimentação Saudável.

Oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável. Além disso, o aumento do costume de pagar por refeições fora de casa já representa um terço das despesas das famílias com alimentação todos os meses. O fato é que a busca por uma alimentação saudável e a alimentação fora de casa é a combinação perfeita para um restaurante de comida fitness, ainda mais se ele também oferecer opções para delivery.

 

Existe algum modelo de franquia de restaurante barato?

As opções de investimento são para todos os bolsos! E para entender o conceito de “barato” é preciso ir muito além do custo de aderir à uma franquia de restaurante. É necessário entender o valor do negócio.

Ao tornar-se um franqueado de uma franquia de restaurante de sucesso, como por exemplo a do Sucão, você:

  • Pode utilizar uma a marca já estabelecida no mercado;
  • Tem auxílio em todas as etapas de implantação da franquia de restaurante;
  • Recebe apoio técnico exclusivo com treinamento inicial pré-operacional e módulos de reciclagem periódicos;
  • Garante baixo investimento total na compra de insumos e equipamentos, já que há uma rede de fornecedores homologados, que garantem um preço diferenciado, garantindo também padrão de qualidade;
  • Conta com um software de gestão homologado para franquias de restaurantes;
  • Recebe a consulta semestral de uma engenheira de alimentos, que presta todo apoio para a manutenção das condições exigidas pela Vigilância Sanitária

Sendo assim, além de escolher o melhor local, modelo e estrutura para abrir sua franquia de restaurante, você precisa tomar outra decisão importante: qual franquia de restaurante abrir?

 

A franquia de restaurante ideal

A franquia de restaurante ideal para você é aquela que combina com seus objetivos não só financeiros, mas de vida.

Analise os custos e valores da franqueadora, o suporte oferecido, o nicho de mercado na qual ela se insere, os prêmios concedidos pela ABF, qual tipo de ideia ela vende, seu público alvo, o nível de satisfação dos franqueados, o seu posicionamento nas redes sociais. Veja se todos esses indicadores realmente combinam com você, afinal, o relacionamento franqueador – franqueado tende a durar anos.

 

O Sucão Cozinha Saudável e sua história:

Muito mais que uma franquia de restaurante, uma família. Com mais de 45 anos de trajetória, a rede se estabelece como uma das opções de sucesso garantido no mercado, recebeu por duas vezes o Prêmio de Excelência em Franchising, e garante por anos consecutivos 100% de satisfação dos seus franqueados.

Possui um mix completo de produtos: Sucos e Lanches naturais, Vitaminas e Smoothies, Sanduíches quentes, Produtos sazonais, Saladas, Pratos e Sobremesas.

Conta com mais de mais de 30 unidades em 4 estados do Brasil e 16 cidades, oferecendo os modelos de lojas de shopping, lojas de rua, quiosques e containers.

 

Saiba como ser um franqueado Sucão

Se você tem interesse em conhecer melhor o plano de negócios da rede que revoluciona diariamente o mercado de fast food, entre em contato conosco.

 

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