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Franquias de alimentação saudável

Franquias de alimentação saudável – baixo investimento e retorno rápido: saiba mais sobre este ramo de mercado

Você sabia que o Brasil ocupa o 5º lugar do ranking mundial de países com mais franquias?

 

Pois é, somos um país no qual o franchising realmente decolou. E, dentro deste mercado, modelos de franquia do ramo de alimentação saudável vêm decolando ainda mais. Com baixo investimento necessário e retorno do investimento esperado em até três anos, este segmento tem crescido absurdamente no Brasil e representa uma ótima oportunidade para você que se relaciona com as tendências do ramo de alimentação saudável, como produtos naturais, delivery do chamado fast healthy food, orgânicos e muitos outros.

Dentro deste contexto, montamos este artigo exatamente para isso: te passar um monte de informação importante sobre o mercado das franquias de alimentação saudável!

Vamos ver?

O poder do franchising no Brasil e o crescimento das franquias de alimentação saudável

O sistema de franquias chegou por aqui em 1960. Hoje, 60 anos depois, o Brasil é uma referência mundial no mercado, com mais de 2.800 marcas franqueadoras. A ABF, Associação Brasileira de Franchising, associação que tem como objetivo desenvolver o mercado de franquias em nosso país, foi fundada em 1987 e conta hoje com mais de 1.000 associados.

Mas por que as franquias deram tão certo no Brasil?

O modelo de franquia deu tão certo no Brasil pois vem de encontro com uma grande necessidade do brasileiro: facilitar a vontade de empreender. Em um país com um dos maiores mercados consumidores do mundo, nós vivemos uma grande contradição: ter por aqui seu próprio negócio não é fácil (deveria ser, mas infelizmente esta não é a nossa realidade). Somos um dos países mais burocráticos do mundo quando o assunto é montar uma empresa, com altíssimas formalidades, altas tributações, altíssimo custo trabalhista, volatilidade política e instabilidade institucional.

Ou seja, é arriscado demais abrir sua própria empresa por aqui.

E o modelo de franquias se apresenta como um verdadeiro e poderoso aliado no combate a estes riscos. Veja a seguir alguns motivos desta realidade:

  • A franquia oferece um modelo de negócio já validado no mercado, diminuindo bastante o risco do empreendimento
  • Uma boa rede de franquias oferece um trabalho muito próximo de consultoria ao franqueado, atuando como um “melhor amigo” do empreendedor, ou seja, alguém a quem você pode e deve recorrer em qualquer momento de dificuldade
  • Todo o sistema operacional de uma boa franquia já vem pronto ao franqueado, que basicamente aporta o dinheiro e recebe de volta todo o know-how já testado da franqueadora, do ponto comercial ao sistema operacional
  • As estruturas de marketing de uma boa franquia já são definidas, facilitando a entrada da nova unidade no mercado
  • Ao adquirir uma franquia, você leva também o nome dela com você, isto é, o poder da marca, e isso faz toda diferença na hora de montar seu negócio

Mas atenção: ainda assim, ter uma franquia não é garantia de sucesso! Ter negócio próprio é um sonho de muitas pessoas que as franquias ajudam a conquistar, mas o êxito do negócio continua dependendo do perfil e empenho do franqueado. Por isso que o bom relacionamento da parceria entre franqueado e franqueador é fundamental para que se atinja os objetivos propostos!

E dentro do mercado de franchising: por que as franquias do ramo de comida saudável são uma tendência?

No ano de 2018, o mercado de franquias no Brasil faturou 174,8 bilhões de reais, registrando crescimento total de 7,1% em relação a 2017, mesmo em um dos anos mais instáveis da nossa política e economia nos últimos tempos. Hoje no Brasil já existem mais de 153 mil unidades de franquias, que juntas geram mais de 1.3 milhões de empregos para nossa economia, no que já é um dos maiores mercados do PIB nacional.

O setor que mais fatura dentro do mercado de franquias é o ramo da alimentação. Somente em 2018, as franquias de alimentação acumularam 45,8 bilhões de faturamento, mais de 26% do total do faturamento do franchising nacional.

Dentro do segmento alimentação, um nicho específico tem se destacado intensamente: as franquias de alimentação saudável. Confira abaixo alguns números impressionantes deste mercado:

  • O Brasil é o 4º colocado do mundo em relação ao consumo de alimentos saudáveis, segundo publicação do jornal Estadão
  • O crescimento do ramo de alimentação saudável foi de 12,3% em 2018: um número INCRÍVEL levando em conta as dificuldades políticas e econômicas que enfrentamos neste ano
  • Das 10 maiores tendências do segmento de alimentos no Brasil nos próximos anos, 04 são relacionadas ao tema alimentação saudável, segundo a revista Forbes
  • 80% dos brasileiros se dedicam a ter uma alimentação saudável hoje em dia, segundo pesquisa realizada pela FIESP
  • 71% dos brasileiros afirmam que preferem produtos mais saudáveis em sua rotina alimentar, segundo a mesma pesquisa

O ramo de alimentação saudável chegou ao mercado de franquias: conheça um grande exemplo de sucesso

A população brasileira realmente está levando cada vez mais a sério a sua saúde. Com rotinas aceleradas, a procura por alternativas rápidas e saudáveis virou regra para aquelas pessoas que trabalham muito mas não querem abrir mão da sua qualidade de vida: ou seja, a grande maioria de nós brasileiros.

Só para se ter uma ideia do perfil comportamental do brasileiro, um estudo conduzido pelo Ministério do Esporte a nível nacional aponta:

  • 80% dos brasileiros que não praticam esporte ou atividades físicas tem consciência e se preocupam com os riscos da vida sedentária
  • 54,1% dos brasileiros praticam esporte ou atividades físicas. Se contarmos pessoas com até 34 anos, o número sobre para quase 60%
  • 41,4% dos brasileiros que praticam esporte ou atividade física afirmam que o principal motivo é a sua qualidade de vida e bem estar

Muito cientes das tendências do mercado e da dificuldade de conciliar a rotina de alimentação saudável com a rotina cada vez mais insana de trabalho do dia de hoje, a rede de franquias Sucão é um grande exemplo de sucesso neste ramo das franquias de alimentação saudável.

Com baixo investimento em comparação com os concorrentes, e retorno rápido ao franqueado (o tempo médio de retorno do investimento na franquia de alimentação saudável Sucão varia de 14 a 34 meses, a depender do modelo de negócio escolhido pelo franqueado), a rede cresceu impressionantes 45% de 2017 para 2016; e 42% de 2018 para 2017: um verdadeiro destaque no ramo das franquias de alimentação saudável no Brasil.

Confira outros marcos impressionantes e vantagens oferecidas pelo Sucão no mercado de franquias de alimentação saudável:

– Maior lucratividade e rentabilidade do ramo de alimentação saudável: retorno rápido aos franqueados

O rendimento médio esperado, considerando todos os modelos de negócio, varia de 5 a 10 vezes o rendimento da taxa Selic (levando em conta a Selic de agosto de 2019, que ficou em 0,53% ao mês).

– Nível de satisfação dos atuais franqueados

100% dos atuais franqueados afirmam que estão satisfeitos com o desempenho geral da rede e 86% dos atuais franqueados afirmam que investiriam novamente na franquia de alimentos saudáveis Sucão.

– Qualidade comprovada dos produtos

A rede de franquias de alimentos saudáveis Sucão acumulou por 7 vezes seguida o prestigiado prêmio da Revista Veja de melhor suco da cidade de Campinas – São Paulo, local onde a marca foi fundada.

– Selo de excelência

A rede de franquias de alimentos saudáveis Sucão é classificada com o selo máximo de excelência do mercado de franquias brasileiro, da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

– Prêmio destaque 2019

O disputadíssimo prêmio 2019 de “Franqueado do Ano” foi para a rede de fanquias de alimento saudáveis Sucão.

– Opções de modelo de negócio para todos os perfis

O Sucão conta com diferentes modalidades de operação, fazendo uma análise conjunta com o franqueado para ver qual opção melhor se adequa ao respectivo perfil.

– Facilidade logística e ampla variedade de produtos naturais e minimamente processados

Com uma Cozinha Central própria e equipe de P&D sempre desenvolvendo novas receitas, o portfolio de produtos desta rede de fanquias de alimentação saudável chama a atenção do consumidor: equilíbrio perfeito entre sabor e saúde, com opções para todos os momentos do dia, inclusive sobremesas, o que é um grande diferencial frente aos concorrentes, que normalmente se especializam apenas em refeições.

– Consultoria focada no sucesso dos franqueados

Todos os franqueados contam com um dos programas de consultoria pré e pós-implementação mais robustos do mercado, recebendo ajuda em literalmente todos os momentos de sua existência como empreendedor (é pioneira inclusive com a fundação da “Academia de Gestão Sucão”, que aborda temas desde RH até jurídicos e econômicos).

– Cobrança de royalties variáveis

O Sucão opta por um sistema democrático de cobrança de royalties, que varia conforme o nível de faturamento do franqueado, para ser mais justo do que as redes que cobram taxa fixa.

– História e tradição

A marca Sucão existe há 44 anos e, antes de decidir franquear seu negócio, os fundadores acumularam unidades próprias, validando minuciosamente cada etapa do seu empreendimento.

Rede de franquia de alimentação saudável Sucão anuncia expansão a nível nacional em 2019

Diante de um crescimento médio de 42% ao ano nos últimos dois anos, a franquia de alimentação saudável Sucão investiu em sua estrutura e equipe para aprimorar sua estratégia de expansão, com a chegada imediata de mais três unidades, nas cidades de Barueri, Sumaré e São Paulo capital.

Com um negócio fortemente validado e números que não deixam margem de dúvida sobre o sucesso do empreendimento (que já foi testado e validado nas mais de 20 unidades atualmente em operação no Brasil), o desafio agora é encontrar pessoas com o perfil correto para a visão de futuro da marca.

“Estamos muito cientes de que o ramo de alimentação saudável é o presente e futuro, crescendo em taxas muito mais altas do que a indústria de alimentos no geral. Acima de tudo, sabemos que a consolidação do nosso modelo de negócio significa a escolha certa das pessoas que entram para o nosso time. Pessoas que precisam entender que nosso negócio não é só alimentação saudável, e sim levar a bandeira de mais saúde, mais qualidade de vida e mais felicidade para todos os cantos do mundo. É isso que tem nos tornado referência e é isso que buscamos nos futuros parceiros que virão”

É esta a leitura do Henrique Garcia Soré, diretor de expansão da rede Sucão.

Neste exato momento o processo seletivo para novos franqueados do Sucão está aberto. Se você quiser saber em mais detalhes do modelo de negócio desta que é uma das franquias de alimentação saudável que mais cresce atualmente em nosso país, é só clicar aqui.

 

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