fbpx
 
Franquias lucrativas de 2019 e o que esperar desse ramo em 2020

Franquias lucrativas de 2019 e o que esperar desse ramo em 2020

Ao contrário de muitos setores da economia, o ano de 2019 foi muito positivo para o ramo das franquias, tendo sido observado um aumento na quantidade de franquias lucrativas existentes no mercado (e aqui vamos dar algumas dicas sobre como selecionar de forma estratégica as franquias lucrativas mais rentáveis existentes hoje em dia).

Desde já, é preciso destacar também que os dados apontam para esse mesmo cenário de alta lucratividade em 2020. Segundo avaliação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), estima-se que o setor vai ter crescido em 2019 aproximadamente 7%, mesmo em contexto econômico intricado para os brasileiros. Para se ter uma ideia, o crescimento do PIB está previsto para fechar o ano de 2019 na casa dos 0,9% ; ou seja, o ramo de franquias cresceu proporcionalmente quase 8 vezes mais do que o Brasil inteiro!

O que as franquias lucrativas costumam ter em comum?

Existem algumas características que são normalmente comuns nas franquias lucrativas.  São pontos que fazem das franquias lucrativas um destaque dentro do mercado de franquias, aproximando-as daquilo que é necessário para aumentar a rentabilidade no mercado atual. Confira abaixo as principais caraterísticas das franquias lucrativas:

  • Baixo custo para implementação;
  • Grande preocupação do franqueador em ofertar treinamento para o franqueado e sua equipe, bem como acompanhamento mensal da gestão da unidade, afinal, é na operação do dia a dia que a margem de lucro se consolida;
  • Vasto know-how em negociações com fornecedores e em todos os demais materiais necessários para a operação da franquia, garantindo preço baixo de insumos e melhor margem final de lucro ao final do mês;
  • Planejamento estratégico profissional de marketing digital, poderosíssima ferramenta para aumento do faturamento no século XXI;
  • Já tiveram seu modelo de negócio validado e possuem no mínimo 20 franquias lucrativas operantes;

No geral, é importante ainda salientar que o modelo de franquia por si só já é uma grande vantagem, ficando melhor quando conseguimos encontrar uma marca que já tem diversas franquias lucrativas operando. Afinal, para aquele que adquire uma dessas franquias lucrativas, as características descritas acima costumam trazer muito mais tranquilidade e segurança no decorrer da empreitada. Veja abaixo algumas das consequências boas advindas das características listadas acima:

  1. O procedimento para a aquisição de umas dessas franquias lucrativas é bem menos burocrático do que se você fosse abrir seu negócio do zero ou uma franquia ainda não validada em termos de lucratividade;
  2. Hoje em dia é possível encontrar modelos de franquias lucrativas com baixo custo de implementação e de operação, podendo ser adquiridas para cidades pequenas e para cidades grandes (falaremos mais sobre o diferencial para cidades pequenas a seguir);
  3. O prazo de retorno do investimento (PRI) nessas franquias lucrativas é altamente atrativo, acontecendo em menor tempo do que se comparado com outros segmentos (aguenta aí, porque vamos te ensinar como calcular o PRI mais para frente);
  4. Há uma diminuição natural dos riscos de mercado apresentados, decorrentes de fatos como, por exemplo, a consolidação da marca, a satisfação dos clientes, fornecedores com negociações sólidas, amplo know-how em treinamento operacional, etc.

Interessante, né? Vamos ver com mais detalhes nesse artigo como escolher, dentre as franquias lucrativas, aquelas que mais são mais interessantes. Mas antes precisamos explicar o que são franquias lucrativas.

O que são franquias lucrativas?

Franquias lucrativas são aquelas que dão lucros! Ah, jura?! Isso é óbvio! Mas o que significa afinal “dar lucro”? Dar lucro significa objetivamente que seu negócio tem uma quantidade maior de faturamento e uma quantidade menor de despesa. Assim, quando o empresário faz a conta final de cada mês, ele analisa quanto a franquia teve de faturamento e subtrai desse valor a quantidade de despesas realizadas. Dessa subtração vai resultar o lucro líquido, isto é, aquilo que a franquia teve de lucratividade, sendo denominada (justamente) de franquias lucrativas aquelas que possuem um saldo positivo nessa conta.

Franquias lucrativas: o que é o prazo de retorno do investimento e como calculá-lo?

Para analisar quais realmente são as franquias lucrativas, é muito comum também o cálculo do prazo retorno do investimento (PRI), também chamado de PayBack, que serve como indicador de atratividade do negócio. Ele mostra o tempo que vai demorar para recuperar a quantia que você utilizou para investir. Assim, se a franquia tem um PRI de 48 meses, significa que em 4 anos o empresário terá recuperado seu investimento inicial.

E é muito simples calcular o PRI, basta dividir o investimento total pelo lucro líquido. Exemplo: investimento total de R$ 200 mil e lucro líquido de R$ 80 mil por ano. PRI = 200.000 / 80.000 = 2,5 (2 anos e meio é o prazo do retorno do seu investimento total).

No franchising, é possível afirmar que as franquias lucrativas são aquelas que possuem um bom índice de PRI, o que pode variar de 24 a 36 meses, considerando sempre as redes de franquias já estabelecidas no mercado e nunca aquelas que iniciaram agora sua comercialização.

Sabendo disso, aposto que você consegue avaliar com maior eficiência as opções de franquias lucrativas existentes para não cair em uma furada!

Mercado de franquia esteve em alta em 2019 e as franquias lucrativas cresceram

O contexto econômico foi de estabilização lenta e gradual em 2019, depois de um ano conturbado por causa das eleições em 2018 e da crise econômica que assombrou os brasileiros. O que se observou durante o ano foi uma tomada de fôlego do mercado, com bons índices de crescimento de consumo pela população, trazendo, consequentemente, maior demanda por produtos e serviços diversificados, o que favorece a obtenção de lucros pelo empresário.

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no final de 2019 demonstrou bons resultados no 3º trimestre do ano, o que foi decorrência do aumento tanto no índice de confiança empresarial, como também no índice de confiança do consumidor. Comparando o terceiro trimestre de 2019 com o terceiro trimestre de 2018, percebemos que o faturamento do setor aumentou em mais de 3 bilhões de reais, o que privilegiou, portanto, a ampliação mencionada no número de franquias lucrativas existentes.

Mercado de franquia esteve em alta em 2019 e as franquias lucrativas cresceram

Além disso, se forem considerados os últimos 12 meses acumulados, o faturamento aumentou 6,8%, impactando em aproximadamente 12 bilhões de reais a mais no setor em 2019 e trazendo ainda mais rentabilidade para essas franquias lucrativas em crescimento.

Ou seja, “crise” não há para quem quer empreender no ramo e adquirir uma dessas franquias lucrativas existentes! Basta saber escolher, dentre as franquias lucrativas comercializadas já por um bom tempo no mercado, aquela que mais se enquadra com seu perfil.

E, desde já, fica aqui uma dica: a melhor opção para quem quer empreender e buscar franquias lucrativas é pesquisar os setores que estão em alta no mercado. Mas tenha calma! Antes de sair por aí pesquisando loucamente, leia esse artigo até o fim, porque vamos te dar uma excelente sugestão mais para frente!

A previsão é de mais crescimento no número de franquias lucrativas em 2020

Especialistas avaliam que os números crescentes deverão prevalecer também em 2020, pois os índices de confiança do empresário e do consumidor estão positivos e isso com certeza vai gerar grande impacto no ramo das franquias, proporcionando ainda maior rentabilidade para as franquias lucrativas.

Para conseguir essa avaliação positiva, a ABF utiliza os marcadores mais recentes e compara com os números do ano passado. Segundo a Associação, no 3º trimestre de 2019, observou-se um saldo positivo entre abertura e fechamento de lojas, o que garantiu um aumento de quase 3% no número de unidades. Além disso, houve um aumento de 4% nos empregos diretos criados pelo setor de franchising derivado da retomada na expansão da economia.

A previsão é de mais crescimento no número de franquias lucrativas em 2020

Todos esses indicadores resultaram num excelente desempenho financeiro para essas franquias lucrativas, sendo, portanto, consideradas uma das mais rentáveis opções para investimento no ano de 2020 (mesmo se o seu orçamento estiver apertado, porque existem sim opções para todos bolsos e todos os perfis).

Dito isso, vamos aqui te ensinar a encontrar franquias lucrativas e investir no ramo da franchising, que, como vimos, conta com um dos crescimentos mais rentáveis, constantes e robustos no Brasil.

Como encontrar franquias lucrativas dentre todas as opções de franquias no mercado

Todo empreendimento deve começar por uma investigação detalhada e pormenorizada do setor em que se quer investir. Além disso, é importante que o empresário tenha certa afinidade com o ramo pesquisado.

O modelo de franquia pode ser operacionalmente mais fácil, uma vez que trabalha com uma marca já consolidada e de confiança do consumidor, mas para que você consiga fazer da sua franquia uma dessas franquias lucrativas é preciso muito trabalho! É preciso sim arregaçar as mangas e correr atrás do lucro. E acredite nisso: o simples fato de existir certa afinidade entre você e o produto pode trazer maior eficiência nesse momento de escolha, que nem sempre é fácil. É o famoso GOSTE daquilo que VOCÊ FAZ. Você pode ter a melhor franquia ao seu lado, mas se o negócio em si não te dá prazer, será difícil obter as melhores margens de lucro.

Sabendo dessas premissas, vamos apresentar a seguir uma lista de precauções para serem consideradas quando você for escolher, dentre as franquias lucrativas, as opções mais rentáveis.

Atenção aos segmentos de atuação mais rentáveis da sua lista de franquias lucrativas

Apesar do setor de franquias ter crescido consideravelmente em relação aos anos anteriores, é preciso atenção para o ramo específico em que a maioria das franquias lucrativas atuam. Isso porque existem segmentos que crescem de forma mais acelerada do que outros e você pode ter grande vantagem em saber disso.

Por exemplo, se na sua pesquisa ficar claro que o segmento de alimentação e o de saúde, beleza e bem-estar estão em alta (e já te adianto: ESTÃO), você pode direcionar sua atenção para empresas que possuem franquias lucrativas nesses segmentos. Consegue-se, assim, de forma eficiente, filtrar as opções que são mais rentáveis e quais franquias lucrativas você tem como opção para escolher.

Dentro do ramo das franquias (englobando as franquias lucrativas) disponíveis no mercado, a ABF calcula que o setor de alimentação é o primeiro lugar disparado, tendo faturado quase o dobro do que faturou o segundo lugar, que é o ramo de saúde, beleza e bem-estar, se comparado ao mesmo período do ano de 2018.

Cuidado com a solidez da marca de algumas franquias lucrativas

Uma das principais vantagens em investir nessas franquias lucrativas é poder utilizar da consolidação da marca a seu favor, ou seja, usufruir de um excelente renome e de uma clientela fiel sem precisar fazer quase nada para convencer as pessoas da qualidade do seu produto. Desse modo, ao invés de concentrar seus esforços em conseguir aceitação inicial do público consumidor com uma nova marca, a melhor opção é desfrutar de uma marca que já tenha reconhecimento das pessoas e venha crescendo, por exemplo, com expansão para outras cidades e Estados ou conquista de prêmios de destaque no mercado.

Portanto, é de extrema importância que, dentro da lista de franquias lucrativas, a marca escolhida já tenha boa reputação pelo público-alvo daquele segmento e demonstre ainda um potencial de expansão, o que pode ser verificado com o crescimento no número de franquias nos últimos anos.

Investigar o nível de satisfação dos outros franqueados e os prêmios conquistados

Pesquisar como está sendo a experiência e o nível de satisfação dos outros franqueados pode ser a chave do sucesso para filtrar as franquias lucrativas existentes. Ouvir outras pessoas, conversar com quem já passou pelo mesmo que você pretende passar e anotar as sugestões dessas pessoas é sempre válido. Algumas pessoas falam que é como aqueles avisos de mãe: “leva o casaco, porque vai fazer frio”, “pega o guarda-chuva, vai que começa a chover”!

Dessa forma, analisando as histórias e trajetórias das franquias lucrativas, fica mais fácil fazer projeções e traçar o futuro do seu negócio, baseando-se nas experiências vividas por pessoas na mesma situação que você busca se encontrar.

Além disso, é muito importante investigar se aquelas que se denominam franquias lucrativas são franquias reconhecidamente valorizadas por especialistas do ramo, se já foram conquistados prêmios de destaque e quais foram esses prêmios, se possuem menções honrosas no mercado, etc.

Verificar o custo da operação e os diferentes modelos disponíveis dentre as franquias lucrativas

Interessante sempre se preocupar com os custos de implantação e de manutenção das franquias lucrativas, já que o negócio demanda um modelo de gestão padronizado, que deve ser seguido pelo franqueado. Da mesma forma, é igualmente relevante verificar se a franquia possui mais de um modelo disponível para comercialização e qual modelo mais se encaixa com seu perfil de empreendedor.

Dentre as franquias lucrativas, há muitas que possuem 2, 3, ou mais opções diferentes de negócios dentro da mesma marca a serem implantados pelo interessado de acordo com suas características pessoais e disponibilidade financeira.

Então, mesmo se você tem uma pequena quantia para empreender, saiba que existem sim franquias lucrativas e baratas, que podem ser adquiridas por um baixo valor e te dar altas margens de lucro.

Mesmo para cidades pequenas é possível ter franquias lucrativas com um baixo custo

Aqui é preciso abrir parênteses, porque muitas pessoas pensam que as franquias lucrativas somente dão lucro em cidades grandes, já que nessas cidades existem muito mais pessoas interessadas em consumir, sendo, portanto, menor o risco de ficar no vermelho pelo baixo fluxo de caixa apresentado. Mas, cuidado, pois isso nem sempre é verdade.

Realmente, quanto maior a cidade, maior sua população e maior tende a ser o consumo naquele local. Ocorre que as cidades grandes estão muitas vezes abarrotadas de lojas e produtos disponíveis, o que acaba tirando a atenção do seu produto diante de uma concorrência cada vez maior e mais qualificada. Isso, consequentemente, pode diminuir a quantidade de franquias lucrativas disponíveis no local.

Para cidades pequenas esse problema é quase inexistente e a ideia de ter uma marca já consolidada disponível no mercado dessa cidade pode fazer com que o consumo pelo seu produto aumente consideravelmente, tornando ainda mais rentável o negócio. Portanto, na sua pesquisa, não deixe de saber que existem muitas opções de franquias lucrativas para cidades pequenas. Tenha atenção nas sugestões dadas acima e analise com rigor as franquias lucrativas disponíveis no mercado.

Em posse de todas essas informações tenho certeza que sua escolha na busca por franquias lucrativas será mais efetiva. Agora vamos te dar uma dica preciosa, de um modelo de negócio de sucesso e que chama atenção dentre as franquias mais rentáveis do Brasil: a rede de franquias do Sucão!

Mesmo para cidades pequenas é possível ter franquias lucrativas com um baixo custo

Sucão: dentre as franquias lucrativas, a que mais se destaca

A rede de franquias do Sucão é a nossa dica final para você que busca por franquias lucrativas e quer finalizar o ano de 2019, ou começar 2020, empreendendo de forma segura, com uma marca que está em crescente expansão e já cativa mais de 100 mil clientes por mês.

TODOS os franqueados afirmaram estar satisfeitos com o desempenho do Sucão

O Sucão tem uma história de sucesso no ramo de alimentação saudável e os números são impressionantes mesmo! Segundo recente pesquisa realizada, 100% dos franqueados se declararam satisfeitos com o desempenho geral da rede, sendo que 86% deles afirmaram que investiriam de novo se tivessem a oportunidade.

Sucão ganhou prêmios importantes, sendo reconhecida por sua excelência no ramo de franquias

Não são apenas os franqueados que exaltam o sucesso do Sucão não! A própria ABF premiou o Sucão como o 1º lugar no ranking do franqueado do ano, em 2019, além de já ter ganhado por 7x o prêmio da Veja de melhor suco da cidade, tendo ainda conquistado o 1º lugar na categoria embalagens e 2º na categoria projetos de quiosque nos prêmios ABF + RDI 2017 (Retail Design Institute).

O prazo de retorno do investimento (PRI) é menor do que a média do mercado

Como se não bastasse, o prazo de retorno do investimento das franquias do Sucão (lembra do PRI falado acima?) varia de 14 a 34 meses (enquanto a média estimada varia de 24 a 36 meses), ou seja, as franquias do Sucão são realmente franquias lucrativas, tendo um PayBack excelente e podendo ser considerada uma das opções mais rentáveis do mercado, alcançando lucros líquidos mensais de 7 mil reais a 11 mil reais, em média.

Para você ter uma noção, são quase 45 anos de experiência no mercado de alimentação saudável e quase 30 lojas em 4 Estados do Brasil. Além disso, as já existentes franquias lucrativas do Sucão são encontradas sob diversos modelos de negócio, tendo loja em shopping, quiosque, contêiner e loja de rua. Ou seja, são 4 modelos de negócio que congregam diversos perfis de empreendedores.

Uma das únicas franquias lucrativas que atua nos dois melhores ramos ao mesmo tempo: alimentação e bem estar

Essa trajetória de sucesso do Sucão, desde quando surgiu, em 1975, em Campinas, é decorrência da grande sacada de seus idealizadores em conseguir agregar os dois segmentos de maior faturamento do mercado: o ramo da alimentação e o ramo do bem-estar. Dessa união surgiu o novo conceito de negócio chamado de “fast healthy food”, que busca proporcionar não só uma alimentação saudável e balanceada, bem como rapidez e eficiência, condizente com o ritmo de vida cada vez mais acelerado em que vivemos.

Conheça mais sobre as franquias lucrativas do Sucão, que são as escolhas mais rentáveis no mercado atual, e comprove você mesmo o porquê de tantas pessoas satisfeitas (isto é, TODOS os franqueados) em fazer parte dessa rede!

No Comments

Post A Comment