fbpx
 

Melhores tipos de franquias para investir no Brasil

Você sabia que existem diferentes tipos de franquias para investir no Brasil? Você sabia também que o setor de franquias vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, superando qualquer previsão de crise econômica no mercado? Além disso, você sabia que é possível investir em tipos de franquias que são baratas e lucrativas ao mesmo tempo?

Se você respondeu NÃO para algum desses questionamentos e quer conhecer melhor sobre os diferentes tipos de franquias, esse artigo foi escrito especialmente para você!

Muito se fala atualmente sobre o modelo de franquia e sobre seu crescimento econômico acima da média, mas pouco se sabe sobre os tipos de franquias para investir e como funcionam cada um deles (#Spoiler: embora existam algumas controvérsias nas melhores fontes, foram contabilizadas de 5 a 8 tipos de franquias diferentes para investir!).

Desse modo, sabendo da importância (e dificuldade) em obter informação adequada e de qualidade, esse artigo foi desenvolvido para sanar as dúvidas que possam existir sobre os tipos de franquias para que, ao final, você consiga ponderar e escolher com mais consciência quais os melhores tipos de franquias para investir de acordo com o seu perfil de empreendedor.

O que é franquia e quais são os diferentes tipos de franquias existentes no Brasil?

Inicialmente, é preciso entender o que é franquia para, depois, conhecer os tipos de franquias existentes. Franquia, resumidamente, é um modelo de negócio em que o FRANQUEADO utiliza os produtos e os serviços de uma marca já conhecida no mercado para obter lucro, enquanto o FRANQUEADOR (dono da marca) recebe um retorno financeiro a partir dos royalties (que são uma espécie de comissão) decorrentes do uso da sua marca.

Assim, em última instância, a franquia é uma estratégia empresarial que funciona para minimizar os riscos do mercado a partir da comercialização de produtos e serviços já criados e já testados por seu público-alvo. Isto é, o empreendedor não vai iniciar uma empresa do zero e disputar o mercado com grandes concorrentes atuantes naquele nicho escolhido. Na verdade, o empreendedor que investe em algum dos tipos de franquias vai contar com todo o sucesso do sistema de operação e de gestão de um negócio já desenvolvido anteriormente e pronto para ser replicado em escala.

Agora, sabendo do conceito-base de franquia, podemos nos aprofundar sobre os tipos de franquias.

Como dito, existem algumas divergências sobre a quantidade e os tipos de franquias que existem hoje no Brasil. No entanto, com o intuito de passar a maior quantidade de informação para o leitor, vamos elencar abaixo os tipos de franquias já classificadas pelas melhores fontes disponíveis.
Os tipos de franquias que existem no Brasil são:

Tipos de franquia: a Franquia unitária

As franquias unitárias são os tipos de franquias mais usuais no Brasil. Como o próprio nome diz, na franquia unitária o empreendedor abre uma nova unidade da empresa franqueadora, comercializando os produtos e os serviços dessa marca em um novo local, que pode ser um bairro diferente, outra cidade, outro Estado e até mesmo outro país.

Tipos de franquia: a Franquia máster

Os tipos de franquias chamados de máster são aqueles em que o franqueado adquire o direito de representar a marca em uma determinada região específica, podendo implantar mais de uma unidade naquela localidade de forma exclusiva, isto é, sem a concorrência de outro franqueado naquele mesmo local.
O diferencial nesses tipos de franquias é que o máster franqueado também recebe uma porcentagem no valor dos royalties cobrados pelo franqueador sempre que uma nova unidade é aberta. As franquias máster são muito utilizadas em países com grande extensão territorial, como o Brasil, sendo um importante instrumento para o franqueador (dono da marca) difundir mais rapidamente novas franquias em regiões distantes do seu núcleo principal de atuação e influência.
Por exemplo: vamos supor que o franqueador X esteja muito empenhado em crescer suas franquias no estado de São Paulo, não tendo muito tempo para dedicar em outro estado, como a Bahia. O franqueador X pode, neste caso, escolher um franqueado na Bahia para ser seu franqueado máster. Assim, o franqueado máster da Bahia vai ter incentivos de procurar por si só novos franqueados na Bahia, já que ele é remunerado com uma parcela dos royalties destas novas unidades naquele estado.
O franqueador X ganha, pois consegue ajuda para agilizar o processo de abertura de franquias.
E o franqueador máster ganha, pois, ao vender novas franquias na Bahia, ele passa a ganhar royalties da operação destas unidades.

Tipos de franquia: a Microfranquia

Os tipos de franquias denominados de microfranquias representam justamente aquelas marcas que são comercializadas por um baixo custo de implantação, ou seja, são pequenos empreendimentos. Segundo a ABF, uma empresa pode ser considerada microfranquia quando o investimento inicial requerido para abrir uma nova unidade não ultrapassa R$ 90 mil.

Além disso, esses tipos de franquias normalmente têm outras duas importantes características que os destacam:

  • São tipos de franquias que demandam uma gestão mais simplificada;
  • Esses tipos de franquias dependem de um baixo custo operacional para manter a padronização da marca, não sendo raro modelos de home office.

Percebe-se, portanto, que as microfranquias são tipos de franquias atrativas para o empreendedor iniciante e para pessoas com pouca disponibilidade financeira inicial para investir.

Tipos de franquia: a Franquia de desenvolvimento de área

Nesses tipos de franquias de desenvolvimento de área, o franqueado se responsabiliza pelo desenvolvimento de uma determinada localidade escolhida pelo franqueador. Nesse modelo, o franqueado fica responsável por abrir uma quantidade específica e predeterminada de unidades em certo período de tempo. Dessa forma, esse tipo de franquia acaba estimulando a expansão da marca, já que ocorre de forma planejada e previamente acordada no contrato de franquia.

Ela é diferente da franquia máster, pois, na franquia de desenvolvimento de área, é o franqueado em si que precisa abrir e operar as novas unidades. Por outro lado, o franqueado máster pode (e deve) encontrar outras pessoas que não ele próprio para abrir a operar as unidades no seu território de exclusividade.

Tipos de franquia: a Shop in shop (loja dentro da loja)

A ideia desses tipos de franquias shop in shop é comercializar produtos em um quiosque localizado dentro de outro estabelecimento maior, que venda produtos complementares e similares. Por exemplo, é muito comum existirem quiosques de roupas dentro de hotéis ou quiosques de lanchonetes/farmácias dentro de grandes supermercados.

A sacada desses tipos de franquias é que eu vou ao supermercado e já aproveito e passo na farmácia, que fica lá dentro, e, se ainda bater uma fome durante as compras, eu paro na lanchonete e compro um pão de queijo!

Legal, né? Perceba o quanto que isso está se desenvolvendo em nosso país ao seu redor.

Tipos de franquia: a Shop in shop (loja dentro da loja)

Tipos de franquia: a Franquia de conversão

Os tipos de franquias de conversão envolvem empresas que já atuam em uma determinada área, mas encontram dificuldades em competir com as marcas concorrentes. Assim, é possível que o dono dessa empresa resolva transformar/converter o seu estabelecimento em uma franquia famosa do ramo. Desse modo, o novo franqueado vai usufruir de todas as conveniências disponibilizadas pela franqueadora, como a padronização dos produtos e serviços, a escalabilidade da operação e o poder da marca. Todas essas vantagens só foram conseguidas porque o franqueado agora faz parte de uma rede de lojas maior, que conta com credibilidade por parte do consumidor.

Um exemplo que ajuda a visualizar esses tipos de franquias é pensar na hipótese de um empreendedor que já possui uma lavanderia, mas encontra obstáculos para fazer a empresa ser lucrativa. Nesse caso, é possível que o empresário converta sua lavanderia em uma franquia de lavanderia já existente, fazendo o uso de uma marca já conhecida e de renome perante o consumidor.

Tipos de franquia: a Franquia combinada

Os tipos de franquias chamados de franquias combinadas são modelos de negócio que abarcam diferentes marcas em um mesmo estabelecimento. A estratégia desse modelo é semelhante ao tipo de franquia shop in shop, pois em um só ponto comercial existirão diversos negócios complementares que aumentam o fluxo de pessoas para aquele local e permitem um consequente aumento global do lucro de todos os que possuem lojas nesse estabelecimento.

Tipos de franquia: a Franquia social

Os tipos de franquias sociais são modelos de empreendimentos que não visam ao lucro, mas sim a expansão de serviços sociais, por meio de atividades sem fins lucrativos. O bacana desses tipos de franquias é que o empreendedor utiliza da técnica do franchising para auxiliar no crescimento de determinado projeto social.

Ufa… 😊 Acabou a lista com os tipos de franquias existentes no Brasil. Nesse ponto, acredito que você já está melhor familiarizado com os diferentes tipos de franquias e suas vantagens e desvantagens, mas você sabe explicar por que esse setor tem crescido tanto, mesmo em um momento delicado para a economia brasileira?

Por que o setor de franquias teve crescimento tão alto nos últimos anos?

O setor de franquias, com grande ênfase para os tipos de franquias unitárias (o tipo mais utilizado no Brasil), é um dos ramos que teve maior crescimento econômico nos últimos anos, especialmente no segmento de alimentação e bem-estar.

Para você ter a dimensão exata: o setor de franquias cresceu quase 7% em 2019, o que excedeu cerca de 7 vezes o crescimento do PIB no Brasil (que é o conjunto de todos os bens e serviços do país), cujo índice ficou em torno de 1%. E, em 2020, mais uma vez a perspectiva dos especialistas é de um ano com crescimento acima da média do PIB nacional.

Lembrando que 7% é uma média. Existem franquias, como o Sucão, que têm crescido na casa de 40% ao ano, o que é verdadeiramente impressionante! São franquias que conseguiram unir uma necessidade muito presente no cotidiano de cada vez mais consumidores, com uma expertise enorme em empacotar e ensinar seu modelo de negócio para seus franqueados.

No caso do Sucão, a tendência de consumo é o ramo de alimentação saudável, com rapidez e sabor: o chamado fast healthy food (o fast food de comida saudável), algo que cada vez mais pessoas buscam nas suas rotinas corridas.

E por que as franquias vêm crescendo na contramão da maioria do mercado?

Segundo a ABF, são dois os fatores que mais contribuíram para esse alto crescimento do setor de franquias. Vejamos:

  • Em primeiro lugar, houve um aumento no índice de confiança empresarial, uma vez que o Brasil apresentou um fôlego financeiro após as eleições de 2018, permitindo que o mercado crescesse de forma moderada e aliviasse a pressão da chamada crise econômica, que teve seu ápice em 2016. Hoje, já é possível ter esperanças de que a economia no Brasil vai voltar a crescer em 2020 e, desse modo, o empresário se sente mais à vontade em investir no país.
  • Em segundo lugar, também foi observado um crescimento no nível de confiança do consumidor, já que foi observado também um crescimento moderado no número de empregos, auxiliando as pessoas a voltarem a consumir.

Dentre os diferentes tipos de franquias para investir, invista nas franquias baratas e lucrativas

Como já ficou claro, existem diversos tipos de franquias e cada qual possui suas vantagens e desvantagens a depender do seu perfil empreendedor. No entanto, uma escolha certeira para você, que ainda não conseguiu se decidir sobre quais tipos de franquias são os mais adequados, é investir em tipos de franquias baratas, lucrativas e MAIS: que atuem em segmentos que são tendência de consumo mundial.

Em síntese, franquia barata é aquela que demanda um baixo custo de implantação e franquia lucrativa é aquela que apresenta faturamento maior do que as despesas, com boa taxa de retorno do seu investimento. As franquias baratas e lucrativas são, portanto, os melhores tipos de franquias para investir, sendo ideais para o empresário que possui um pequeno aporte de investimento inicial, mas que, mesmo assim, deseja obter alta lucratividade com um negócio próprio.

Você será ainda mais inteligente se estudar o mercado de atuação da franquia barata e lucrativa, para ver se os próximos anos são de crescimento ou não. Fique atento a isso! No site da ABF é possível pesquisar os tipos de franquias existentes e os valores de implementação do empreendimento. Além disso, as próprias empresas divulgam a média de lucro obtida pelos franqueados, servindo como um excelente parâmetro para a busca de franquias baratas e lucrativas.

Dentre os diferentes tipos de franquias para investir, invista nas franquias baratas e lucrativas

Mas afinal: como escolher os melhores tipos de franquias de baixo custo para investir?

Escolher os melhores tipos de franquias de baixo custo para investir no Brasil não é uma tarefa fácil, pois existem milhares de tipos de franquias. No entanto, selecionamos abaixo as principais dicas para te ajudar nessa busca.

Confira:

Tenha identificação com ramo escolhido

É preciso que o empreendedor tenha pelo menos um certo conhecimento sobre a área que vai atuar e afinidade com o modelo de negócio escolhido. Isso contribui para um melhor desempenho de sua franquia, já que o empresário vai precisar trabalhar (e muito) em prol do lucro. Portanto, quanto mais você gostar de determinado setor, mais fácil será seu dia-a-dia como franqueado em qualquer um dos tipos de franquias existentes.

Priorize os setores que mais crescem no ramo das franquias

Dentre os diferentes setores da economia, é interessante que o empreendedor opte por áreas que apresentem um melhor crescimento na atualidade, já que isso irá minimizar possíveis riscos de contração econômica. Então, se você ficou em dúvida sobre dois ou mais tipos de franquias, filtre sua busca de acordo com os números mais recentes de desempenho na economia.

Dica prática:

  • Tem percebido o quanto as pessoas estão buscando ser mais saudáveis na sua rotina alimentar?
  • Tem percebido o quanto as pessoas não têm tempo de cozinhar em casa?
  • Tem percebido o aumento gritante do consumo em aplicativos como Ifood e Rappi?
  • Sabia que o segmento de alimentação é de longe o maior e o que mais cresce como franquia no Brasil?

Pois é… Se você percebeu tudo isso, então você já começou a entender o motivo pelo qual o Sucão cresce 40% ao ano no Brasil.

Investigue se a franqueadora possui o Selo de Excelência da ABF

No próprio site da Associação é possível pesquisar quais empresas possuem o selo de excelência em franchising, o que representa uma importante chancela de sucesso no setor, facilitando a escolha pelos tipos de franquias mais confiáveis.

Investigue se a franqueadora possui o Selo de Excelência da ABF

Consulte o nível de satisfação dos franqueados nos diferentes tipos de franquias

No contrato de franquia, a relação entre o franqueado e a franqueadora é muito importante, uma vez que será necessário um suporte completo na gestão e na padronização dos produtos e serviços da marca. Desse modo, saber como os franqueados estão se relacionando com a franqueadora pode ser um excelente termômetro para fugir de enrascadas. Não tenha medo de ligar para os franqueados da empresa que você está pesquisando: esta é a melhor maneira de saber em detalhes como é a satisfação dos atuais franqueados.

Verifique se os tipos de franquias buscados funcionam para cidades pequenas ou somente cidades grandes

Hoje em dia, um fato interessante que vem sendo observado pelo setor de franquias é a interiorização das lojas, o que decorre do próprio crescimento econômico do franchising nos últimos anos, fazendo com que os empresários desejem expandir suas marcas para cidades pequenas do interior do país (uma excelente oportunidade). Por isso, cabe ressaltar que a busca pelos tipos de franquias que mais se adequam ao seu perfil empreendedor deve passar pela análise de ser ou não a marca capaz de atuar também em cidades pequenas.

Conte com o auxílio do Sebrae

Sebrae

Por fim, também é importante pontuar que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) possui um site repleto de informações sobre os tipos de franquias, o sistema de franquias e muito mais. Então, se você busca ser empreendedor e precisa de um auxílio para começar, pode contatar o Sebrae e perguntar sobre seu projeto, pois o Sebrae trabalha com o objetivo de incentivar o empreendedorismo. Consulte o site do Sebrae aqui para saber mais!

Interessou-se, mas ainda tem dúvidas? Mande uma mensagem para a gente!

Se, após ler esse artigo, você ficou interessado em saber mais e conhecer a marca que tem selo de excelência da ABF, 100% de satisfação entre seus franqueados, taxa de crescimento de 40% ao ano e atuação em cidades grandes e cidades pequenas, de forma integrada com aplicativos de entrega e com modelo pensado para ser a solução perfeita ao consumidor que busca rapidez, sabor e saúde na sua alimentação, então chame a equipe Sucão para conversar clicando aqui!

Será um prazer falar mais sobre nossa filosofia e nosso modelo de negócio com você!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e até a próxima!

No Comments

Post A Comment