Mercado de Alimentação Saudável: tendências e mudanças em 2020

Que o Mercado de Alimentação Saudável já era uma tendência para 2020 nós já sabíamos. Afinal, o ramo do Mercado de Alimentação Saudável mostra resultados positivos desde 2018, principalmente, em Franquias de comida saudável.

 

Mas qual será o desempenho do mercado de alimentação saudável frente as atuais mudanças de comportamento causadas pelos últimos acontecimentos? É impossível prever o futuro com certeza, mas trouxemos alguns dados e tendências sobre o mercado de alimentação saudável para tirarmos algumas conclusões.

 

Quais eram as tendências no Mercado de Alimentação Saudável?

 

Ao longo da história, os alimentos foram fonte de nutrientes, prevenção e tratamento de doenças, e hoje também são sinônimo de uma vida mais saudável. O aumento constante da procura por alimentos ligados à qualidade de vida e bem-estar, levou ao surgimento de várias oportunidades de negócios para quem deseja investir no mercado de alimentação saudável ou diversificar suas operações.

 

De acordo com dados da agência de pesquisa Euromonitor Internacional analisados pelo Sebrae, o consumo de alimentos saudáveis no país vem crescendo nos últimos anos. O mercado de alimentação saudável relacionado também ao bem-estar cresceu muito no Brasil e movimenta US$ 35 bilhões anualmente, sendo o quarto maior mercado do mundo.

 

As principais tendências relatadas na pesquisa foram:

  • Mercado de Alimentação sem Glúten
  • Mercado de Alimentação Vegetariana
  • Mercado de Alimentação Vegana
  • Mercado de Alimentação Fitness

 

É fato que os últimos acontecimentos ligados à pandemia podem fazer você se perguntar:

 

O brasileiro ainda se preocupa com a comida e um estilo de vida ‘fitness’?

 

A resposta é: sim!

 

Dados de vários estudos recentes mostram que um estilo de vida ‘fitness’ com alimentação equilibrada e exercícios físicos é essencial para manter-se saudável, o que aumentou a procura de maneiras de estar ativo e por boas refeições, movimentando o mercado de alimentação saudável.

 

É claro que a forma como as pessoas procuram tudo isso mudou, afinal, as rotinas modificaram abruptamente. Toda essa novidade, levou à uma transformação no comportamento do consumidor relacionado ao mercado de alimentação saudável, confira os dados a seguir:

 

Dados do comportamento do consumidor relacionados à comida frente aos acontecimentos de 2020

 

A agência de pesquisa Kantar, que é líder global em dados, insights e consultoria, divulgou um relatório com dados sobre as mudanças de consumo e comportamentos* das pessoas em diferentes lugares do mundo nos últimos meses. A pesquisa contou com perguntas relacionadas aos hábitos de alimentação de modo geral. Confira alguns dados:

 

  • Preparar alimentos saudáveis e saborosos pode ser um grande desafio para muitas pessoas, principalmente para os iniciantes na culinária;
  • Aumento da percepção das pessoas de que é necessário cuidar do sistema imunológico, com ampliação do consumo de alimentos e bebidas saudáveis como água e sucos;
  • 27% dos brasileiros consideram comprar mais alimentos saudáveis e nutritivos;

 

Ainda no mesmo assunto, a Opinion Box divulgou que:

  • 24% dos brasileiros estão consumindo mais frutas, verduras e legumes.

 

* As perguntas foram relacionadas aos hábitos de alimentação gerais, não direcionados somente ao mercado de alimentação saudável.

 

Você costuma optar pela praticidade na sua rotina? A realidade de pedir comida em casa pelos populares aplicativos de delivery também influenciam no mercado de alimentação saudável. Por isso, não podemos deixar de ressaltas os dados relacionados ao hábito do delivery:

 

Um pouco sobre o mercado de entrega de comida

 

O serviço que inicialmente não era muito utilizado pelo mercado de alimentação saudável, mas sim por pizzarias e entregadores próprios, ganhou uma nova dimensão com a chegada de empresas especializadas no setor.

 

As mais famosas como IFood, Uberats e Rappi entregam desde refeições prontas a pedidos detalhados de uma lista de compras de mercado.

 

Em 2019, uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), mostrou crescimento no número de pedidos via aplicativo gira em torno de R$ 1 bilhão a cada mês. O dado, que em média é um aumento de 12%, faz com que o setor no Brasil movimente em torno de R$11 bilhões a cada 12 meses. Somente o IFood processou 159,3 milhões de pedidos no mesmo ano.

 

Depois de todos esses números, faremos um resumo dos dados e tendências do mercado de alimentação saudável, confira:

 

Resumo dos dados e tendências do Mercado de Alimentação Saudável

 

  • As pessoas se preocupam cada vez mais em levar um estilo de vida saudável;
  • A percepção de “saúde” está cada vez mais ligada a alimentação e exercícios;
  • Há um aumento tanto no consumo quanto na intenção de consumir produtos naturais: frutas, saladas, sucos, legumes e verduras;
  • Junto com o mercado de alimentação saudável o hábito de consumir e pedir comida aumenta a cada ano.

 

Como o Sucão se encaixa na tendência do Mercado de Alimentação Saudável?

 

A resposta é bem clara para quem já conhece a empresa. Mas vamos destacar alguns pontos que mostram como o Sucão se encaixa na tendência do mercado de alimentação saudável:

 

Um pouco de história e o modelo da franquia Sucão Cozinha Saudável

 

O Sucão se posiciona no mercado de alimentação saudável como uma rede de franquias de fast healthy food, que proporciona uma alimentação ao mesmo tempo balanceada e saborosa, a um preço acessível, e de maneira rápida e eficiente.

 

Em 1975 (há 45 anos), nasceu em Campinas (SP) e por meio de seu pioneirismo e qualidade, a marca se tornou um ícone da região, conquistando a fidelidade de diversas gerações de clientes. Com a expertise adquirida durante décadas de operação no mercado de alimentação saudável, foi inaugurada em 2005  a segunda unidade no antigo Shopping Parque Prado (atual Shopping Prado Boulevard). Hoje, já são 30 lojas em 16 cidades e 4 estados do país.

 

O modelo de negócio garantiu o Selo de Excelência em Franchising por 2 anos consecutivos. Atualmente, a marca possui quatro modalidades de franquias:

  • Loja Shopping;
  • Loja de Rua;
  • Quiosque;
  • Container.

 

Com rápido retorno de investimento, baixo custo operacional e fácil adaptação do ponto, a franquia atravessou períodos de crise e recessão sendo um investimento seguro e rentável.

 

Dessa forma, o que começou com uma loja de sucos naturais, hoje transformou-se em uma rede inserida no mercado de alimentação saudável. O cardápio oferta:

  • Saladas;
  • Pratos;
  • Sanduíches quentes;
  • Lanches naturais no pão integral;
  • Produtos sazonais de inverno;
  • Vitaminas e Smoothies.

 

 

Atualmente, são vendidos mais de 4000 sucos por dia, além dos outros produtos.

 

Na tendência do Mercado de Alimentação Saudável

 

Para você que chegou até aqui, fica claro como o Sucão se insere nas tendências do mercado de alimentação saudável:

 

Oferecendo comida saborosa, saudável, que é predominantemente de produtos naturais, barata e prática. Tudo o que o consumidor de hoje em dia procura.

 

Seus pratos e embalagens também são adaptados para o sistema de delivery, aumentando ainda mais o alcance a todos os públicos.

 

Por ser formatado nos moldes de uma franquia, é uma ótima opção para que quer investir no mercado de alimentação saudável, sem correr grandes riscos, pois conta com expertise e suporte de quem já faz sucesso na área.

 

Saiba como ser um franqueado Sucão

 

Se você tem interesse em conhecer melhor o plano de negócios da rede que em seis anos conquistou o Selo de Excelência em Franchising duas vezes, clique aqui.

Preencha o formulário e receba uma apresentação da Franquia Sucão!

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