fbpx

Mindful eating: nova tendência de alimentação saudável

O mindful eating chegou para ficar! Você já ouviu esse termo? Se ainda não sabe o que significa, viemos te explicar! Se você entra em pânico quando o assunto é “fazer dieta”, ou têm dificuldades de manter uma alimentação saudável, esse post é pra você! 

 

Origem

O Mindful Eating é uma vertente do Mindfulness, e você pode encontrar muitos livros sobre isso em diversas livrarias e na internet. Basicamente, o termo significa encontrar uma atenção plena, a mesma utilizada para a meditação, em que os efeitos de combate ao estresse foram comprovados cientificamente. Com isso, o Mindfulness tem sido aplicado cada vez mais no dia a dia das pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida. 

Por ser um braço do Mindfulness, o Mindful Eating é usado para ajudar as pessoas a se conscientizarem sobre suas escolhas alimentares, promover a concentração na hora de se alimentar e combater os exageros ou falta de alimentos nutritivos. 

 

Alimentação na vida agitada

A correria do dia a dia deixa pouco tempo para saborear os alimentos com calma, comer de forma consciente ou até mesmo cozinhar e, como consequência disso, acabamos apelando para as opções de fast food que, apesar da vantagem de estarem prontos rapidamente, acabam dificultando a construção de bons hábitos alimentares.

Ao contrário do que muita gente pensa, alimentar-se de maneira saudável não significa comer alimentos sem sabor ou ter uma dieta cheia de restrições, e sim saber balancear os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. 

Uma ótima maneira de começar práticas saudáveis é ajudar nossa mente a se reconectar com o momento de comer. Muitas vezes, acabamos nos alimentando enquanto realizamos outras tarefas, como trabalho, assistindo televisão, respondendo aquele comentário nas redes sociais… e não valorizamos o momento da refeição, que pode trazer um grande bem-estar ao corpo e à mente. 

Por conta disso, o conceito de “fast and healthy food” vem ganhando cada vez mais espaço dentro dos shoppings e aplicativos de delivery dos grandes centros, como o Sucão, franquia de fast-food saudável que tem como principal objetivo simplificar e fornecer uma alimentação saudável e saborosa, com preços competitivos e rapidez na entrega dos produtos. Vale ficar de olho se já tem alguma opção deste tipo na sua cidade.

 

 

É preciso voltar a se comunicar com os alimentos

O mindful eating sugere que nosso relacionamento com a comida se dê de uma forma mais orgânica, respeitando nosso corpo e os alimentos. Mas, na prática, o que significa?

É aquele momento de parar tudo para apreciar a refeição e direcionar sua total atenção para a hora de comer, uma vez que todos os nossos sentidos são aguçados enquanto nos alimentamos. Por isso, é importante prestar atenção nas tarefas básicas do dia a dia que acabam entrando no piloto automático, mas a notícia boa é que podemos resgatá-las! 

 

Pensando nisso, listamos alguns pontos que podem te ajudar quando for consumir sua próxima refeição: 

  • Monte um prato colorido e bonito: você vai observar o que está comendo ao criar um prato que atrai sua atenção;
  • Escolha ingredientes com mais aroma: durante a refeição, preste atenção no cheiro dos alimentos, nos temperos que estão presentes e até no suco de laranja que pode perfumar seu ambiente;
  • Ao esquentar ou preparar uma refeição, certifique-se de que ela esteja na temperatura ideal, além dos cortes e texturas. Sabe aquela sensação boa de pegar aquele pão quentinho e fofo nas mãos? Promova isso na sua refeição!;
  • Preste atenção nas reações do seu corpo ao se deparar com o alimento, como a boca salivando mostrando o desejo de comer;
  • Inclua diferentes texturas na sua refeição, o som da crocância de uma castanha, uma maçã ou uma cebola caramelizada, por exemplo, podem ajudar a despertar ainda mais seu apetite e deixar sua refeição mais divertida e saborosa;
  • Preste atenção quando você, realmente, está com fome ou só está nervoso: o estômago é um excelente sinalizador;
  • Preste atenção na sua mente: você está comendo por uma necessidade do seu corpo ou aquela refeição também traz nostalgia de algum momento?
  • Lembre-se de respirar fundo e buscar opções que possam nutrir seu corpo, seja ao cozinhar ou, principalmente, ao escolher um restaurante ou lanchonete. Busque por lugares com um cardápio que conta com opções saudáveis e saborosas.  

 

Como saber se comi o suficiente?

Se você ainda não se convenceu de como o Mindful Eating pode ajudar na sua rotina de alimentação, vamos mostrar o porquê é importante comer sem pressa:

  1. O nosso corpo é como o mecanismo de um relógio, em que cada peça tem sua função e seu momento certo de agir para que tudo funcione harmoniosamente.
  2. Ao estar saciado, o corpo libera hormônios e neurotransmissores no intestino e no pâncreas, informando que o seu corpo já absorveu tudo que era necessário. Porém, o organismo leva cerca de 20 minutos até que o cérebro entenda que é hora de parar de comer. Por isso, comer com toda atenção e prestar atenção na mastigação vai evitar que você cometa excessos ou extrapole o necessário. 

 

 

Montando o cardápio

Ter um cardápio não é algo exclusivo de quem segue dietas ou restrições alimentares, ele auxilia na organização da sua alimentação, como manter os nutrientes equilibrados e os diferentes tipos de refeições necessárias ao longo do dia. Você vai perceber que até mesmo na hora de fazer compras, o Mindfulness vai ajudar a mapear os gastos e mantê-los sob controle, de acordo com a sua rotina e necessidades.

Nesse processo, se a falta de tempo é um dos maiores obstáculos para manter uma alimentação balanceada, o Sucão pode te ajudar a montar um cardápio saudável.

 

Comida, alegria e equilíbrio

Com essas dicas, você pode garantir uma grande evolução na sua alimentação, criando rotina, entendendo o que faz bem para o seu corpo, aprendendo a fazer escolhas inteligentes e ter uma melhor percepção das texturas e sabores ao montar um prato que salte aos olhos de tão bonitos! 

Além de escolher os alimentos, valorize os momentos de partilha com a família e os amigos! Momentos descontraídos também levam a um relaxamento e diminuição do estresse causado pela falta de atenção. Afinal,  todos nós temos muitas tarefas para conciliar ao mesmo tempo, o que pode acabar sugando nossa energia. Não deixe que as redes sociais, o celular, a televisão ou o trabalho afetem sua rotina alimentar, regule horários de cada atividade do seu dia! Sem dúvidas, o Mindful Eating vai transformar sua rotina para a melhor! 

 

Se você quer saber mais sobre os detalhes do nosso negócio e como se tornar um franqueado parceiro do Sucão, entre em contato!

No Comments

Post A Comment