fbpx
 

Negócios sustentáveis: conheça este mercado e descubra quais as iniciativas do case de sucesso Sucão Cozinha Saudável

Nos últimos anos, a sustentabilidade tornou-se um conceito com cada vez mais visibilidade. A preocupação com o meio ambiente criou até mesmo a demanda por negócios sustentáveis, ou seja, empresas responsáveis com a causa ambiental e cientes do impacto de suas atividades na sociedade.

A mudança no mundo dos negócios está ocorrendo porque o comportamento dos consumidores também está mudando. No Brasil, por exemplo, uma recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) revelou que cerca de 14% da população já é vegetariana. O dado mostra a definição de um cenário: a busca por uma alimentação saudável, a preocupação com a causa animal e pautas como a agricultura familiar e o meio ambiente.

Nesse sentido, os negócios sustentáveis, como restaurantes que apostam em cardápios saudáveis e iniciativas de sustentabilidade alinhadas a estes comportamentos, não param de crescer.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar como este tipo de ‘empreendedorismo ambiental’ pode atrair mercados lucrativos. Além disso, você vai descobrir quais as iniciativas e ações de um dos grandes exemplos de negócios sustentáveis no Brasil: o Sucão Cozinha Saudável.

Mudança de hábitos dita mercado dos negócios sustentáveis e lucrativos

O ditado popular que diz que o cliente sempre tem a razão nunca fez tanto sentido. Afinal, o ‘boom’ do setor de alimentação saudável nos últimos anos está diretamente ligado ao comportamento do consumidor. Sendo assim, conheça alguns dados e entenda porquê os negócios sustentáveis podem ser altamente lucrativos:

 

Um dado da pesquisa divulgada pelo portal  Meio e Mensagem revela que as principais mudanças dos consumidores foram em relação ao uso de embalagens. De acordo com os entrevistados, a preferência por embalagens recicláveis (72%) ou reutilizáveis e redução do uso de plástico (70%), como canudos e copos é uma prioridade na hora da compra.

Em síntese, a relação dos brasileiros com as marcas mudou. Desde a escolha pelo local para comer até a definição da embalagem utilizada têm pesado muito na decisão dos consumidores. Mas, afinal, quais as melhores opções de negócios sustentáveis e lucrativos em 2020 para investir? E mais, qual o conceito, na prática, das iniciativas ecologicamente corretas desses negócios sustentáveis?

Karla repondo a máquina de laranja em sua franquia de baixo custo

Tendências e ideias de negócios sustentáveis e lucrativos para investir

Para quem deseja aproveitar o momento positivo do mercado e tornar-se  um empreendedor em 2020, os negócios sustentáveis aparecem em diversas listas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae) como tendências de segmentos lucrativos em 2020. De acordo com a organização americana Green For All, os 3 tipos de negócios sustentáveis com mais chances de alta rentabilidade no mundo são:

  • Negócios sustentáveis no segmento de alimentação, com produtos orgânicos;
  • Negócios sustentáveis no setor de energia, com placas de energia solar;
  • Negócios sustentáveis na área de transporte, com conserto e venda de bicicletas.

Entre as ideias de negócios sustentáveis, o setor que mais cresce é o de alimentação saudável. Como resultado disso, no Brasil, só entre 2009 e 2014, o setor cresceu 98% no país. Isso mesmo, você leu certo, 98% de crescimento.

Dessa maneira, o empreendedorismo ambiental nesta área está se fortalecendo e, junto às franquias de alimentação, resistem aos períodos de crise e seguem crescendo.

Agora, conheça alguns benefícios de investir em negócios sustentáveis. A lista abaixo é baseada em indicações dos especialistas do Sebrae:

 

  • Contribuir para a redução do impacto ambiental gerado por empresas;
  • Reduzir custos com materiais descartáveis;
  • Estimular a redução do uso de plástico e outros materiais poluentes;
  • Desenvolver a inovação sustentável no mercado brasileiro;
  • Fomentar o setor de compras públicas sustentáveis através da demanda de bens sustentáveis;
  • Gerar marketing verde como diferencial competitivo, ou seja, utilizar da estratégia de marketing que foca na responsabilidade ambiental da marca para atrair consumidores de diferentes perfis.

O case Sucão Cozinha Saudável: o sucesso dos negócios sustentáveis no Brasil

A rede de franquias Sucão Cozinha Saudável já está no mercado há 45 anos. Em 1975, muito tempo antes da definição do que viriam a ser os negócios sustentáveis existir, a marca começou com uma loja própria em Campinas, no interior de São Paulo.

 Depois de uma longa trajetória de empreendedorismo, em 2020  a franquia Sucão conta com mais de 27 unidades em quatro estados e mais de 13 cidades, mantendo um modelo de negócios que está garantindo entregar qualidade e extrair alta rentabilidade. Atualmente, o Sucão possui quatro modalidades de franquias:

  • Loja Shopping;
  • Loja de Rua;
  • Quiosque;
  • Container.

 

Como resultado do crescimento do setor e do sucesso do modelo de negócios da marca, o Sucão vende mais de 4000 sucos por dia. Além disso, ao perceber a demanda fruto das mudanças de hábitos dos brasileiros nos últimos anos, diversificou o cardápio. Entre os produtos ofertados, estão:

  • Saladas;
  • Pratos;
  • Sanduíches quentes;
  • Lanches naturais no pão integral;
  • Produtos sazonais de inverno;
  • Vitaminas e Smoothies;

 

Com rápido retorno de investimento, baixo custo operacional e fácil adaptação do ponto, a franquia Sucão tem realizado o sonho de muitos empreendedores que desejam abrir negócios sustentáveis e lucrativos.

quiosque de comidas naturais sucão

Iniciativas sustentáveis da rede de franquias Sucão Cozinha Saudável

O Sucão é considerado um negócio sustentável, pois seu funcionamento contempla medidas ecologicamente corretas como:

  • Opções de refeições vegetarianas e veganas, ofertando assim um cardápio diverso e que contribui e estimula a alimentação saudável entre a população.

 

  • Venda de canudos de inox em parceria com projeto Verde Mar, uma organização não governamental que tem como objetivo promover a conservação ambiental, em especial de ambientes marinhos e costeiros. Através desta parceria, o Sucão apoia um trabalho que consiste em sensibilizar as pessoas através da comunicação e de ações contra o lixo marinho, com a coleta de resíduos subaquáticos feita por mergulhadores, além de mutirões de limpeza e atividades de educação ambiental.

 

  • Uso de copos de vidro em lojas de salão (as lojas que não são em praças de alimentação de shopping). Esta alternativa reduz drasticamente o consumo de plástico, além de conscientizar os clientes a respeito da pauta e servir de inspiração para lojas localizadas no mesmo ambiente.

 

  • Possibilidade de o cliente levar o próprio copo reutilizável para tomar o suco nas lojas de shopping, reduzindo assim o uso de plástico e contribuindo para a educação e consciência ambiental das pessoas.

Dessa forma, o Sucão Cozinha Saudável consolida-se como um dos exemplos de negócios sustentáveis e lucrativos no segmento de alimentação. A rede de franquias que não para de crescer posiciona-se no mercado como empresa responsável e ‘marca amiga’ do meio ambiente.

Saiba como ser um franqueado

Se você quer investir em um modelo de negócios de sucesso e em um setor que está em alta no mercado em 2020, conheça a proposta do Sucão Cozinha Saudável. São 45 anos de uma trajetória que se renova sem perder a força de uma marca tradicional. Clique aqui e preencha o formulário para mais informações.

mulher segurando embalagem entrega sucão
No Comments

Post A Comment