fbpx
 
loja comida saudável

Quais as melhores ideias de negócios para empreender no ramo da alimentação?

Os hábitos de consumo dos brasileiros vêm mudando significativamente. Afinal, o número de pessoas que optam por refeições mais saudáveis e equilibradas não para de crescer. Como resultado disso, a procura por ideias de negócios no ramo de alimentação também está em alta.

As franquias no setor de alimentação, por exemplo, são as opções mais lucrativas e que seguem com faturamento positivo mesmo em períodos de crise. Isso ocorre porque empreendimentos que se adaptam às alterações do comportamento de consumo dos brasileiros são estratégicos e, se bem direcionados, se consolidam no mercado.

Se você também já pensou em como abrir uma empresa no ramo alimentício, este é um conteúdo especial para você. Neste post você terá novas ideias de negócios no ramo de alimentação, além de conhecer as tendências de mercado e o case de sucesso do Sucão Cozinha Saudável.

Qual é o ramo alimentício que mais cresce no Brasil?

Dados de pesquisa feita pela Nielsen mostram que 28% da população brasileira já realizou mudanças na dieta, seja excluindo a ingestão de açúcar, consumindo mais produtos naturais (os plant based) ou mesmo diminuindo o consumo de processados e industrializados em geral.

A busca por hábitos alimentares mais saudáveis e por opções de restaurantes e lanchonetes que atendam a essa demanda faz com que a previsão para o nicho de empreendedorismo em comida saudável seja positiva.

A prova disso é que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) colocou as lojas de produtos naturais no topo da lista de modelos de negócios para empreender no setor alimentício em 2020.

Entre as tendências para as ideias de negócios no ramo de alimentação saudável estão:

  • Comida vegetariana;
  • Alimentação orgânica;
  • Comida vegana;
  • Alimentação fitness;
  • Alimentação sem glúten.

Dessa maneira, as melhores ideias de negócios no ramo de alimentação com alta rentabilidade são aquelas que entendem os novos padrões de consumo das pessoas. Além disso, para quem deseja unir empreendedorismo e comida, é fundamental ofertar a diversidade de produtos.

casa de sucos e atendentes

Novos hábitos de consumo: pagar por refeições fora de casa

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os gastos com refeições fora de casa já representam um terço das despesas que as famílias têm com sua alimentação mensal.

Dessa forma, o estudo demonstra que a preocupação em se alimentar de forma saudável permanece mesmo quando as pessoas estão na rua, a lazer ou por causa da rotina de trabalho.

Como abrir uma empresa de alimentos naturais?

Já está comprovado que o ramo de alimentação saudável é um dos que mais cresce no Brasil, mas a questão é: qual a melhor maneira de investir nestas ideias de negócios no ramo de alimentação?

Para quem quer abrir uma empresa de alimentos naturais, investir em uma franquia é uma opção muito mais segura do que começar do zero e sem orientação. Além de garantir um modelo de negócios eficaz para empreender, as franquias estão em expansão no Brasil.

No último ano, houve um aumento de 6,9% em faturamento no setor. As estatísticas são da Associação Brasileira de Franchising, divulgadas no começo de 2020.  Uma das principais vantagens de investir em ideias de negócios no ramo de alimentação através de franquias é a redução de riscos que esses empreendimentos trazem consigo.

Vale ressaltar, porém, que a escolha precisa ponderar fatores como: perfil do público, localização, hábitos de consumo locais, valor do investimento, credibilidade da marca, diversidade e preço final dos produtos, entre outros.

Conheça algumas dicas do Sebrae antes de escolher uma franquia:

  • Planejar os seus investimentos, mensurando o quanto você se dispõe a gastar;
  • Analisar a lucratividade da empresa, o tempo de retorno do investimento e avaliar se os ganhos são compatíveis com suas expectativas;
  • Conhecer o histórico do franqueador;
  • Verificar como foi o processo de expansão da franquia;
  • Analisar quais ideias de negócios no ramo de alimentação podem ser concorrentes diretos da franquia;
  • Conhecer o contrato e as normas da franqueadora.
Pessoa-utilizando-garfo-verde-para-pegar-uma-salada-em-um-bowl-branco

Sucão Cozinha Saudável: o case de sucesso no ramo alimentício que mais cresce no Brasil

Quem está em busca de ideias de negócios no ramo da alimentação saudável, certamente vai se deparar com a franquia Sucão Cozinha Saudável. Afinal, nos últimos anos a marca cresceu no segmento e ampliou seu cardápio.

Com 45 anos de história no ramo alimentício que mais cresce no país, a marca entrou no mercado com foco em sucos naturais. Mas com a expansão e depois de tornar-se uma rede de franquias, a Sucão já oferta também: vitaminas, smoothies, saladas e refeições rápidas e nutritivas.

Em seu início, em 1975, a Sucão era uma única loja no Centro de Campinas-SP e conquistou clientes fiéis principalmente pela qualidade de suas receitas e a inovação de sua proposta na época.

Depois de uma longa trajetória expandindo aos poucos suas unidades, em 2014, com o boom no setor e o surgimento de novas ideias de negócios no ramo de alimentação saudável, a marca transformou-se em uma rede de franquias.

O sucesso hoje está expresso nas estatísticas, afinal, já são mais de 25 unidades em quatro estados do país e cerca de 4 mil sucos vendidos por dia. As lojas da Sucão existem em diferentes modalidades, podendo ser: Loja Shopping, Loja de Rua, Quiosque e Container.

O dinamismo e a capacidade de adaptar o negócio de acordo com o perfil e as condições do franqueado é um diferencial competitivo da Sucão no setor de franquias.

Franquias de alimentação saudável: como administrar uma empresa de alimentos?

Entre as ideias de negócios no ramo de alimentação saudável, o modelo das franquias apresenta riscos muito menores se comparado ao cenário de ter que criar uma marca. Neste caso, o franqueado está lidando com algo que já foi testado e aprovado pelo mercado.

Além disso, não é necessário ter que buscar informações sozinho sobre como administrar   uma empresa de alimentos, pois o franqueado receberá todo o suporte e treinamento necessário da franqueadora.

mulher segurando embalagem entrega sucão

Conheça a proposta de franquia da Sucão Cozinha Saudável

Se você sonha em lucrar alto com o ramo alimentício que mais cresce no país, já percebeu que as melhores ideias de negócio no ramo da alimentação saudável são aquelas que respondem as necessidades dos clientes.

Faça parte da história de sucesso da Sucão! Preencha o formulário e receba uma apresentação sobre a proposta. Empreenda com uma marca confiável e que não para de crescer!

No Comments

Post A Comment