Qual é o melhor momento para investir em um negócio?

Independente de quanto você tem guardado no banco, ou está prestes a se aposentar e pretende pegar aquela bolada para investir num negócio, é sempre importante entender a atual situação do mercado para poder dar um passo à frente.

Convido a você refletir comigo. Estamos no início de uma fase governamental no Brasil. Você até pode não concordar com o que tem sido feito, mas estão acontecendo muitas mudanças. E pretendo com esse post dar algumas dicas:

 

1 – Analise os ambientes variáveis

Essa semana mesmo foi dada entrada ao documento que inicia a discussão sobre a Reforma da Previdência Social. Isso impacta diretamente no negócio que deseja investir, pois o futuro será influenciado por essa mudança.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o momento de investir? A resposta é simples: qualquer pessoa que queira investir, antes mesmo de pensar em como vai conseguir o capital, é preciso analisar as variáveis que não temos controle. Elas são: política e legal, natureza, sociocultural, tecnologia e demografia.

Analisar cada um desses ambientes ajuda a entender o melhor momento para investir em um negócio.

 

2 – Invista em algo que te traga retorno emocional

   O retorno sobre o investimento tem alguns pré requisitos. Obviamente que esforço e dedicação estão dentro disso. Mas você pretende investir em algo que prejudica as pessoas ou que gere tanto stress a ponto de te desgastar emocionalmente?

   Então invista em algo que te faça bem, que tenha a ver com os seus valores e trará além de ter um retorno financeiro bom, aquilo que chamo de RSEI (retorno sobre emocional investido). É algo intangível mas muito válido. Não adianta ter o retorno de muita grana investida e um grande desgaste. Invista em algo que te traga benefícios integrais. Dinheiro no bolso, saúde física, emocional e psicológica. Claro que haverão momentos de stress, mas que sejam momentos passageiros.

 

3 –  Invista em requisitos básicos

Você já deve saber que os melhores negócios para se investir sempre estão ligados a saúde, mecânica e alimentação. Portanto, ter esse conhecimento já é um passo para planejar e pesquisar bons investimentos.

A grande questão é, qual deles tem uma boa operação aliada a um bom retorno sobre investimento?

Pois bem, a saúde é um investimento que é certeiro, há várias franquias e negócios que possibilitam um bom lucro (farmácia, laboratório, clínica de diagnóstico por imagem, etc). No entanto precisa de um alto investimento, e há grandes riscos, pois, trata-se da saúde do indivíduo, do paciente.

Mecânica já não passa por essa questão. Mas a tendência é que as pessoas usem mais transportes coletivos, bicicletas ou até mesmo se locomovam a pé. Então, o esforço para conseguir clientes é maior e precisa de uma estratégia muito mais específica para trabalhar b2b.

Já alimentação é uma área que eu julgo ser interessante. Pois cada vez mais as pessoas têm uma vida corrida e alimentação está presente no dia a dia de qualquer pessoa. Não precisa contar com um (no mínimo) check up anual com o médico e também não precisa aguardar uma manutenção básica no automóvel. As pessoas necessitam se alimentar sempre. É aí que o Sucão entra numa proposta mais interessante, o da cozinha saudável.

 

4 – Se ligue nas tendências

Vou dar uma de Mythbuster! Moda não é tendência! Moda é algo que é passageiro, a tendência até pode nascer de uma moda, mas o mercado dita isso. Há alguns anos surgiu a moda da Paleta Mexicana. Antes mesmo da moda nascer, eu conheci uma paleteria genuinamente mexicana em Curitiba. Achei a ideia fantástica e deliciosa. Mas como toda moda, ela em algum momento deixa de existir. Depois do boom das paleterias pelo país, muitas fecharam depois do primeiro verão e pouquíssimas permanecem abertas até hoje.

Já a tendência é algo crescente e sólido. Cozinha saudável, por exemplo, vai além de ser um modismo. Cada vez mais as pessoas tem procurado ter uma vida saudável. Não fitness, digo saudável mesmo, menos açúcar, mais vegetais e frutas no cardápio, etc.

O investimento em alimentação saudável é quase uma combinação de dois dos três negócios melhores a serem investidos. E eles são saúde e alimentação. Sem contar que há variedade e combinação dos produtos oferecidos do Sucão podem contemplar um dia todo de alimentação saudável para o consumidor, ou seja, do café da manhã até a última refeição do dia.

 

5 – Sucão Franchising

A proposta do Sucão é muito boa, pois une fast food, alimentação saudável e alimento barato. Afinal muita gente não se alimenta direito porque é demorado, não consegue fazer em casa por falta de tempo, porque é difícil conservar verduras e frutas frescas todos os dias em casa e uma alimentação minimamente adequada, combinada com o corre corre diário pesa no bolso.

É isso que torna o Sucão um bom investimento. E é possível atrair o consumidor oferecendo um cardápio de segunda a segunda, sem pausas e consequentemente faturamento contínuo. O investimento é certeiro!

Para saber mais sobre como funciona o investimento no Sucão Franchising, preencha o cadastro abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato: https://www.sucao.com.br/seja-um-franqueado/

 

 

Tiago F. Lara

Responsável pelo Marketing Sucão, professor de marketing na Esamc, Pai da Anne e Esposo de Luiza.

Nenhum comentário disponível

Publique seu comentário: