fbpx
 
Suco com água de coco, melancia e gengibre

Quer aprender como montar uma loja de sucos? A gente ensina!

Os dias quentes do clima tropical combinam perfeitamente com um delicioso copo de suco natural, e isso não é segredo para ninguém. O hábito da maioria dos brasileiros é comprovado pela existência das conhecidas lojas de sucos, que de tão populares e lucrativas viraram até franquias.

Se você chegou neste artigo, provavelmente já deve ter se perguntado: como montar uma loja de suco? Como fazer sucos para vender? Continue lendo que nós do Sucão te contaremos como!

Loja de suco e o mercado de alimentação saudável

Não poderíamos começar a falar de uma loja de suco sem antes analisarmos o mercado em que ela se insere: o de alimentação saudável.

Os brasileiros vêm mudando seus hábitos de consumo nos últimos anos, optando por refeições mais saudáveis e equilibradas, o que aumentou a procura sobre como abri uma loja de sucos e outras ideias de negócios no ramo da alimentação.

As franquias no setor de alimentação saudável, onde a loja de suco pode estar inserida, são opções lucrativas, seguras, e seguem com faturamento positivo mesmo em períodos de crise. Isso ocorre pelo posicionamento estratégico e bem direcionado desses empreendimentos, que usam a alta adaptabilidade para atender o consumidor e se consolidar no mercado.

O setor de alimentação saudável vem mostrando resultados positivos desde 2018 e, segundo dados analisados pelo Sebrae, movimenta US$ 35 bilhões anualmente, sendo o quarto maior mercado do mundo.

Para abrir uma loja de sucos é indispensável que você analise as tendências e mudanças do setor. Não nos aprofundaremos mais no tema desta vez, mas já o fizemos nesse outro artigo.

Sebrae

Fazer sucos para vender ou montar uma loja de sucos?

Você já pode ter enfrentado esse dilema. Se você tem pouco capital para iniciar uma loja de sucos, fazer sucos para vender pode ser uma boa opção.

Sem a necessidade de equipamentos industriais mais caros, você pode começar seu projeto de loja de sucos em casa mesmo, com itens básicos como: liquidificador, peneiras, jarras, copos e outros utensílios.

Como fazer sucos para vender em casa

Os primeiros passos de como fazer sucos para vender estão longe de comprar as frutas, são eles: planejamento e organização. Pense nas receitas e nos tipos de sucos que você vai vender, calcule bem todos os seus gastos, tenha sempre cuidado com a higiene, compre frutas frescas e de qualidade.

Você pode começar vendendo para seus vizinhos e colegas de trabalho, condicionando os sucos em garrafinhas para facilitar o transporte e o armazenamento. Uma boa ideia é pensar em receitas que podem ser congeladas, pois possuem maior durabilidade e podem ser vendidas em kits.

Separamos algumas sugestões de frutas, verduras e legumes para sucos que ficam bem batidos e congelados: melancia, maracujá, maçã, acerola, abacaxi, cenoura, couve, hortelã, gengibre, morango, melão, beterraba, uva, entre outros.

Você pode congelar o mix já batido, com água ou água de coco, ou até mesmo deixar os ingredientes higienizados, cortados e congelados, para bater somente na hora do consumo.

Não se esqueça de calcular corretamente o valor de tudo o que você usa para fazer os sucos: os ingredientes, embalagens, energia elétrica, combustível, materiais de higiene e limpeza, e até mesmo o tempo que você gasta, isso mesmo!! Se o tempo gasto para preparo e comercialização não for levado em conta, provavelmente você levará prejuízo!

Pois bem, aprendeu como fazer sucos para vender, começou a fazê-los em casa e foi um sucesso?! Está animado e querendo saber como montar uma loja de sucos? Você já está pronto para o próximo passo:

como abrir uma franquia

Como montar uma loja de sucos:

Segundo o Sebrae, o básico inicial para a abertura de bares e restaurantes, não especificamente uma loja de sucos, é ter um contador, um engenheiro e uma assessoria sobre o setor.

O plano de negócio e organização continuam essenciais, mas agora com alguns itens extras, sendo um dos mais importantes a escolha do local adequado.

A escolha do local para sua loja de sucos deve ser feita não levando apenas em conta a estrutura, mas as legislações locais, a localização, o comportamento e costumes do público que frequenta aquela área, por exemplo: não faz sentido você abrir uma loja de sucos em uma área onde só há movimento de pessoas nos horários que a loja de sucos estará fechada.

Depois de escolher um local com um bom movimento do seu público alvo, pessoas que frequentem lojas de sucos, você precisa consultar junto às autoridades locais se ele é adequado para a instalação da loja de sucos, se é fácil adaptar o ponto com os itens básicos necessários e buscar autorização de funcionamento por parte do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária

vigilancia sanitaria loja de sucos

Cardápio, marketing e experiência para a loja de sucos

Depois de escolhido um bom local e conseguido as autorizações necessárias, você precisará definir o cardápio para sua loja de sucos.

Considerando que a venda e o movimento de uma loja de sucos são bem maiores do que vender sucos em casa, você precisará de mais variedades e opções no cardápio.

Além disso, contratar uma boa equipe, que contará com atendentes, caixas e “suqueiros”, e treiná-la muito bem, é essencial.

casa de sucos e atendentes

Marketing para uma loja de sucos

Como diz a famosa frase “Quem não é visto não é lembrado” o marketing para sua loja de sucos será indispensável!

A forma de divulgação tradicional com material impresso pode ser usada, mas a mais eficaz e com ótimo custo benefício atualmente é o marketing digital.

Crie redes sociais para a sua loja de sucos, que deve ter um bom nome, faça postagens regularmente e com belas imagens e interaja sempre com seu público, isso com certeza fará você ser lembrado e reconhecido na hora da escolha de uma loja de sucos para frequentar.

Experiência e os erros de principiante

Se você nunca teve uma loja de sucos ou outro negócio, com certeza você cometerá erros de principiantes. Isso é normal, afinal, a falta de experiência nos leva a cometer pequenos deslizes.

De qualquer forma, sempre tome muito cuidado e esteja atento a estes erros. Mesmo os erros que parecem inofensivos podem levar seu negócio à ruína.

Como montar uma loja de sucos de forma fácil

Depois de tantos pontos que precisam ser considerados e planejados, para você que nunca teve uma loja de sucos pode parecer uma tarefa quase impossível ter sucesso “de primeira” com uma… Mas não é!

Ao optar pelo modelo de franquia para a sua loja de sucos você aproveita todo o suporte e know-how do franqueado, que tem anos de experiência e já cometeu erros no início, facilitando o seu trabalho de gerir sua loja de sucos.

mulher segurando embalagem entrega sucão

A franquia de sucos Sucão e tudo que ela oferece:

Além de todos os anos de experiência, a marca já conceituada no mercado com mais de 45 anos de história e 30 unidades em 16 cidades e 4 estados do Brasil, oferece o suporte completo para seus franqueados.

Estratégias e campanhas de marketing para toda a rede, cardápio diversificado, treinamento para franqueados e funcionários, controle de qualidade dos produtos, fornecedores credenciados com excelente custo benefício, plano de negócio personalizado e fácil adaptabilidade ao ponto comercial são apenas alguns dos benefícios que os franqueados têm acesso.

O modelo de negócio garantiu o Selo de Excelência em Franchising por 2 anos consecutivos, uma grande honraria concedida pela Associação Brasileira de Franchising, a ABF.

Sucão Cozinha Saudável: tudo começou com uma loja de sucos

O que começou com uma loja de sucos naturais, hoje transformou-se em uma rede que vende mais de 4.000 sucos por dia!

Além de sucos, seu cardápio oferta:

  • Saladas;
  • Pratos;
  • Sanduíches quentes;
  • Lanches naturais no pão integral;
  • Produtos sazonais de inverno;
  • Vitaminas e Smoothies.

Atualmente, a marca possui quatro modalidades de franquias:

  • Loja Shopping;
  • Loja de Rua;
  • Quiosque;
  • Container.

Saiba como ser um franqueado Sucão

Se você tem interesse em conhecer melhor o plano de negócios da rede que em seis anos conquistou o Selo de Excelência em Franchising duas vezes, clique aqui.

Preencha o formulário e receba uma apresentação da Franquia Sucão!

1 Comment
  • LEANDRA CAROLINE CANZANELLA
    Posted at 20:22h, 04 agosto Responder

    Gostaria de saber mais detalhes sobre a franquia. att

    leandra

Post A Comment