o que é alimentação saudável

Refeição saudável: comida leve para uma dieta diária no almoço e no jantar

A “falta de tempo” é um dos principais motivos alegados para aqueles que querem, mas não conseguem, criar o hábito de comer bem diariamente. Na correria do dia a dia, as pessoas muitas vezes comem coisas pouco saudáveis para “não perder tempo”. Outras “desculpas” usadas para justificar a falta de atenção à refeição saudável é o preço dos produtos, a dificuldade de preparo e até mesmo as preferências alimentares.

Mas fazer refeições saudáveis é uma das principais condições para ter qualidade de vida e merece atenção especial. Uma forma de driblar a falta de tempo é montar um cardápio saudável. Ter um cardápio semanal em mente ajuda você a se organizar e a conseguir fazer da refeição saudável uma prática diária, saborosa e mais barata, uma vez que você planeja as compras. Também é possível manter a refeição saudável comendo fora.  

Para seguir o cardápio saudável é preciso investir na reeducação alimentar. Criar novos hábitos alimentares que incluam a refeição saudável como rotina. Nesse artigo, veremos a importância da reeducação alimentar e dicas de como fazer sempre uma refeição saudável, montando um cardápio semanal.

Apresentaremos ideias de almoço saudável de segunda a sexta e também para o jantar. Mostraremos também que para ser uma refeição saudável, não precisa ser sem graça. Você verá isso no tópico “Alimentação diária barata: refeição gostosa e completa”. Para quem está de dieta, abordaremos qual é a comida saudável para emagrecer, além de dar dicas de como montar um cardápio saudável.

Refeição saudável – Reeducação alimentar: como montar um cardápio saudável

A reeducação alimentar é um termo que surge muito quando o assunto é “emagrecer”. Mas a reeducação alimentar também é importante para quem quer adquirir o hábito de sempre fazer refeições saudáveis.

Por meio da reeducação alimentar, você experimenta novas opções, o que ajuda a melhorar a escolha do que vai compor suas refeições saudáveis e a descobrir como montar um cardápio saudável.

pirâmide alimentar

O ideal é que você tenha orientação de um nutricionista na reeducação alimentar. Mas você pode dar os primeiros passos sozinhos e descobrir como montar uma refeição saudável. Por exemplo, se você não gosta de algum alimento, mas sabe que ele é importante para uma refeição saudável, passe a experimentá-lo de vez em quando, ao invés de evitá-lo sempre. Você pode prepará-lo de maneiras diferentes e temperá-lo de maneiras novas, usando condimentos especiais. À medida que você vai passando pela reeducação alimentar, seu paladar vai mudando e legumes, saladas, sopas, frutas e etc. passam a ter maior aceitação.

Refeição saudável – Qual tipo de comida para um jantar saudável

Muita gente que quer manter uma refeição saudável diária tem dúvidas na hora de preparar o jantar. Sabemos que o ideal é são receitas leves e práticas, mas qual tipo de comida para um jantar saudável?

É importante que os alimentos escolhidos para toda refeição saudável tenham proteínas, para ajudar na construção e reparação do organismo. Também são importantes os alimentos com fibras, que facilitam a digestão, em especial à noite. Confira algumas sugestões do chef Bruno Barreto:

Caldo de batata baroa com gorgonzola

Ingredientes:

– 300g de batata baroa

– 100g de gorgonzola

– 1 ramo médio de salsinha

– 20g de pimenta branca do reino em pó

– 1,5l de água

Modo de Fazer: Descasque e cozinhe a batata, depois amasse-a até que fique homogênea. Volte a batata à água na panela e adicione queijo e pimenta. Cozinhe até derreter o queijo. Quando tudo estiver bem misturado, acrescente salsinha picada e sirva.

Caldo de brócolis, couve, alho torrado e tomate

Ingredientes:

– 1 brócolis grande

– 1 couve

– 1 pacote de alho torrado (200g)

– 2 tomates médios

– 2l de água

Modo de Fazer: Lave e corte em pequenos pedaços os brócolis e a couve. Cozinhe por 30 minutos. Misture o alho torrado no caldo e mexa. Na hora de servir, coloque os tomates picados por cima.

Sopa de gengibre, hortelã e laranja

Ingredientes:

– 1 pedaço pequeno de gengibre (150g)

– 1 ramo grande de hortelã

– 5 laranjas

– 1l de água

Modo de Fazer: Ferva o gengibre. Enquanto isso, lave a hortelã e faça raspas e suco das laranjas. Quando a água começar a ferver, adicione hortelã e raspas das laranjas. Ferva mais 20 minutos adicionando água se achar necessário. Retire a hortelã e o gengibre e descarte. Adicione suco de laranja, mexa e espere 10 minutos para servir.

Salada verde com amendoim e castanhas

Ingredientes:

– 1 alface americana

– 1 ramo de agrião

– 1 ramo pequeno de hortelã

– 6 tomates cerejas

– 50g de amendoim descascado

– 50g de castanhas

– 10ml de azeite extravirgem

Modo de Fazer: Lave bem as alfaces, o agrião, a hortelã e os tomates. Com a mão, rasgue pedaços pequenos de alface e agrião. Desfolhe a hortelã e guarde um ramo central para decorar. Misture todos os ingredientes, deixando o azeite por último. Na hora de servir, finalize com o ramo de hortelã.

Refeição saudável – O que devo comer no almoço saudável

Um erro comum entre os que começam a se preocupar em adotar uma refeição saudável é imaginar que ela é restritiva ou que envolva apenas verduras e legumes. O grande segredo sobre o que devo comer no almoço saudável é: comer de forma variada, mas de maneira equilibrada.

Refeição saudável – Ideias de almoço saudável de segunda a sexta

Se preparar um jantar saudável é difícil, manter um almoço saudável de forma diária também não é fácil. Quando se come fora é comum cair em tentações. Mas você se surpreenderá ao perceber que é possível comer fora e seguir a reeducação alimentar.

Existem lugares especializados em refeição saudável, como é o caso do Sucão, que oferece um cardápio saudável, variado e com preços acessíveis.

No Sucão, além da grande variedade de lanches e sucos naturais, você pode montar seu prato ou salada, escolhendo os ingredientes que preferir. No caso das saladas, você pode escolher a base (alface ou mix de folhas), uma proteína e dois complementos. Essa alternativa é perfeita para elaborar ideias de almoço saudável de segunda a sexta. Veja algumas dicas:

  • Refeição saudável para segunda- – File de frango, alface, tomate cereja e parmesão ralado
  • Refeição saudável para terça-feira – Peito de peru, mix de folhas, palmito e quinoa
  • Refeição saudável para quarta-feira – Quibe de Girassol, alface, ricota e tomate seco
  • Refeição saudável para quinta-feira – Shimeji, mix de folhas, quinoa tomate seco
  • Refeição saudável para sexta-feira – File de tilápia, alface, palmito e tomate cereja

Refeição saudável – Alimentação diária barata: refeição gostosa e completa

Manter a alimentação diária barata é uma preocupação para muitos. Mas não se pode perder de vista que ela deve ser uma refeição gostosa e completa.

Ideias simples ajudam nessa tarefa: Exemplo: experimentar ingredientes novos e substituir aqueles mais caros por outros tão nutritivos quanto, só que mais baratos.

Confira algumas dicas para manter uma refeição saudável, sem perder de vista a preocupação com a alimentação mais barata.

Refeição saudável e barata com mandioca

Um escondidinho de carne seca feito com mandioca é uma ótima opção. A mandioca pode ser encontrada o ano todo, em abundância, e seu preço não varia muito. A carne seca é um item um pouco mais caro, mas, como é forte, basta uma pequena quantidade para conferir sabor e sustância. Você pode, também, substituir a carne seca por frango, uma carne mais barata.

Refeição saudável e barata com abóbora

Outra dica para preparar uma refeição gostosa e completa e que ajuda no quesito “alimentação diária barata” é abusar da abóbora. Uma ideia é frango com abóbora. Além do preço bom dos dois itens principais, você pode inovar, servindo o frango dentro da própria abóbora, dando um visual novo ao prato.

Refeição saudável e barata com frango

Falando em frango, receita clássica e barata é o estrogonofe. O acompanhamento pode ser arroz integral, para reduzir as calorias.

Refeição saudável e barata com macarrão

Macarrão com legumes e frango ou peixe desfiado é outra dica para uma refeição saudável, completa e barata. Para quem está preocupado com a balança, vale a mesma dica do arroz: prefira macarrão integral.

Refeição saudável e barata com ovos

Outra refeição saudável, completa e barata é um bom omelete com legumes. Você bate os ovos e acrescenta cenoura, alho poró, couve flor… Enfim, legumes de sua preferência. Para deixá-lo ainda mais nutritivo, acrescente um pouco de aveia.

Refeição saudável – Dieta: qual é a comida saudável e leve para emagrecer

Fazer dieta e saber qual é a comida saudável e leve para emagrecer merecem orientação de um nutricionista. Mas você pode começar a adotar alguns hábitos saudáveis desde já.

Uma das dicas mais comuns é reduzir o volume de carboidrato ingerido no dia a dia. Outra dica é: ao consumir carboidratos, dê preferência aos integrais.

Franquias lucrativas de 2019 e o que esperar desse ramo em 2020

Os lanches também são ótima opção, desde que contenham ingredientes adequados. O Sucão tem em seu cardápio uma variedade deliciosa de lanches naturais. Todos são preparados com ingredientes frescos e variados, e o lanche sempre tem uma proteína de baixo teor de gordura – fundamental em uma refeição saudável para emagrecer. Todos são feitos com pão integral e contêm verduras e legumes.

Outra dica importante para deixar sua refeição gostosa e completa é incluir azeite e castanhas. Esses alimentos são ricos em gorduras boas e ômega-3, que têm ação anti-inflamatória, antioxidante. Ambos também aumentam a saciedade, ajudando o organismo a funcionar melhor.

Refeição saudável – Dicas de cardápio semanal

Montar um cardápio traz diversos benefícios para o bem-estar, pois ajuda você a organizar o preparo da sua refeição saudável. Agora que você já viu dicas e receitas de alimentação saudável, ficou mais fácil montar um cardápio semanal. Para facilitar ainda mais esse processo, tenha em mente essas dicas:

  • Carboidratos são fonte de energia. Por isso, não os enxergue como vilões. Apenas controle o consumo e dê preferência aos integrais.
  • Prefira vegetais e frutas crus. Eles têm grande quantidade de fibras alimentares, são ricos em vitaminas, minerais e têm poucas calorias.
  • Proteínas são fundamentais para construção e manutenção da estrutura corporal. No caso das carnes, prefira aquelas que têm baixo teor de gordura.
  • Na hora de montar o cardápio, faça uma planilha com os horários de suas refeições e respeite-os. O tradicionalmente recomendado é manter o café da manhã, um lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, com aproximadamente 3h de intervalo entre cada refeição saudável.

No Comments

Post A Comment