Saiba como abrir um negócio próprio e ser um empreendedor

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O empreendedorismo está ganhando cada vez mais força no Brasil. Afinal, a ideia de abrir um negócio próprio atrai os brasileiros que desejam ter mais autonomia e alta rentabilidade no trabalho. Você também faz parte deste grupo?

De acordo com um dos maiores estudos do segmento, a pesquisa GEM, do Sebrae,  em 10 anos, o Brasil passou de 14,6 milhões para 49,3 milhões de empreendedores. O dado analisa o período de 2007 a 2017 e mostra que o número de pessoas que atua em algum tipo de atividade empreendedora mais que triplicou.

Diante deste cenário, conheça os segredos de um case de sucesso do ramo de alimentação saudável, o Sucão. Através deste exemplo real você vai aprender o passo a passo para abrir um negócio próprio e transformar sua trajetória profissional. Preparado?

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O perfil do empreendedor: características de quem quer abrir um negócio próprio

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A vontade de abandonar o crachá, o chefe, a hora marcada para ‘bater o ponto’ e até mesmo certas limitações da profissão. Estes são alguns dos motivos de quem encara arriscar-se no mundo dos negócios e trabalhar em benefício próprio.

Além disso, há também os perfis de quem migra de carreira, se reinventa depois de uma demissão ou aposentadoria, ou apenas cria coragem de mudar a própria trajetória e investir em algo que gosta de fazer.

Além destes fatores, para ser empreendedor e ter um negócio próprio de sucesso é necessário desenvolver algumas características. São elas:

  • Capacidade de enxergar oportunidades de mercado;
  • Dinamismo e habilidade de adaptar-se a novos cenários;
  • Resiliência perante dificuldades e desafios;
  • Comunicação e liderança.

 

Em síntese, entre todos os tipos de pessoas que querem empreender há algo em comum: o desejo de impulsionar uma marca e de ter sucesso financeiro com ela.  Sendo assim, antes de conhecer a história de empreendedorismo da marca Sucão, conheça um simples passo a passo sobre como abrir um negócio próprio de sucesso.

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1)      Autoconfiança e estratégia para empreender

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Quando o assunto é empreendedorismo, muitas pessoas acreditam que não é possível abrir um negócio próprio com pouco dinheiro ou ter alta rentabilidade em cidade pequena, por exemplo. Em contrapartida, o empreendedor brasileiro é reconhecido por sua criatividade e a habilidade em fazer “dos limões, uma limonada’’.

O que os especialistas chamam de mindset empreendedor, ou seja, uma maneira de pensar do empreendedor, baseia-se, principalmente, em alguém que sabe identificar oportunidades. Nesse sentido, não importa se o seu primeiro investimento é com pouco dinheiro ou em cidade pequena.

A verdadeira capacidade de construir negócios lucrativos está em manter um olhar estratégico para uma combinação de fatores:

  • Região que está localizado o empreendimento;
  • Perfil do público que visa atingir e o poder de consumo dele;
  • Tendências de comportamento e consumo da população local;
  • Análise sobre como está o segmento e o mercado que você pretende investir;
  • Organização das finanças – como será este investimento – e modelo de negócio.

Em resumo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, empreendedorismo não é simplesmente correr riscos e aventurar-se em cenários desconhecidos. Para lucrar alto e crescer em um mercado específico, é preciso trabalhar com autoconfiança e estratégia.

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2)      Planejamento e organização das finanças

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O trabalho com planejamento é um ponto fundamental para saber como abrir um negócio próprio. Afinal, é preciso organizar as finanças, estudar a melhor forma de investir e entender em quanto tempo você terá retorno financeiro com seu empreendimento.

Para isso, é necessário planejar passo a passo e estar orientado por profissionais capacitados em expertises que você não domina, como: contabilidade, legislações específicas, normas de contratos entre outros.

O planejamento influencia na criação de um negócio, na rotina administrativa e nas tomadas de decisão mais importantes sobre um empreendimento. Ou seja, ele é fundamental para crescer com saldo positivo, caixa organizado e sucesso no mercado.

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3)      Modelo de negócios estratégico

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O modelo de negócios é como o “coração” de uma empresa. Ele documenta qual será a proposta do seu empreendimento, ou seja, como ele cria, entrega e consegue gerar valor. Esta definição deve ser feita com cuidado e é fundamental para a basear a estratégia de negócios lucrativos.

Dessa forma, define-se uma “fórmula” própria que transforma produto, equipe e gestão em receita e lucros.  Nesse sentido, é necessário que o empreendedor entenda seu modelo de negócios com clareza antes de iniciar um investimento.

No caso do Sucão, por exemplo, o modelo de negócios é uma franquia. Uma das maiores vantagens em adquirir uma franquia e ser um franqueado é o que o modelo de negócios já vem pronto e testado no mercado. Dessa maneira, você investe em algo que já sabe que deu certo.

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Qual sua ideia de negócio lucrativo para empreender?

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Antes de entender como abrir um negócio próprio, a primeira grande decisão do empreendedor é: quais os melhores nichos para investir? Afinal, a área de atividade do empreendimento define todas as outras decisões em sequência.

Assim sendo, é preciso que esta ideia de negócio seja estratégica, pois é fundamental considerar as oportunidades que cada nicho oferece. De acordo com uma pesquisa da agência Euromonitor, o setor de alimentação e vida saudável, por exemplo, cresceu 98% no Brasil nos últimos anos. Isso mesmo, você leu certo, 98% de crescimento só entre 2009 e 2014.

Este segmento movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que já é o quarto maior mercado do mundo.

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O case de sucesso da franquia Sucão: oportunidade e proposta da marca

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O Sucão hoje é uma franquia reconhecida no segmento de franquias que mais cresce no país, o de alimentação. Apesar disso, o início da marca foi através de uma loja no centro de Campinas-SP, em 1975, e com pouco dinheiro.

Depois de diversas transformações de hábito dos brasileiros e de uma reformulação no modelo de negócios, o Sucão tornou-se uma rede de franquias de sucesso. Isto também foi fruto de uma percepção para alguns hábitos alimentares.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, por exemplo, o brasileiro gastou em média 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Pensando neste nicho, a marca adotou a proposta de atender o público que preza por alimentos saudáveis e naturais e tem o hábito de fazer refeições fora de casa.

Dessa maneira, o Sucão encontrou o segredo do sucesso ao conseguir proporcionar uma alimentação balanceada e saborosa, a um preço acessível, e de maneira rápida e eficiente.

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Negócios lucrativos: o interesse de investidores e a expansão da marca

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Com a expertise adquirida durante décadas de operação em Campinas, em 2005, foi inaugurada uma segunda unidade Sucão, no antigo Shopping Parque Prado (atual Shopping Prado Boulevard).

Neste momento, a região metropolitana de Campinas também crescia e demandava mais lojas. Em 2013, já com três unidades e o foco de modernizar a marca e o modelo de negócio, mais uma loja surgiu no Galleria Shopping.

Depois disso, com o sucesso dos negócios e o interesse de investidores com o desejo de empreender, em 2014, o Sucão formata-se como franquia. Dessa forma e com esta decisão, tudo mudou.

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A expansão da marca Sucão: empreender com franquias

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O modelo da loja Sucão proposta no Galleria Shopping obteve uma performance financeira acima do esperado. Sendo assim, já em setembro daquele ano, foi inaugurada a primeira unidade franqueada, no Shopping Unimart (Campinas).

O sucesso da operação ficou evidente com a abertura de mais cinco unidades no ano seguinte. E mesmo diante de cenários conturbados e de estagnação/recessão econômica, a rede continuou investindo em sua estrutura, buscando consolidar a satisfação do público e destacar-se no setor.

Hoje em dia, a franquia Sucão conta com mais de 25 unidades em quatro estados e mais de 13 cidades, mantendo um modelo de negócios que está garantindo entregar qualidade e extrair alta rentabilidade. Atualmente, o Sucão possui quatro modalidades de franquias:

  • Loja Shopping;
  • Loja de Rua;
  • Quiosque;

 

O último levantamento registrou a marca de mais de 4000 sucos vendidos por dia. Além disso, com o sucesso de público e a expansão, veio a necessidade de diversificar o cardápio. Entre os produtos ofertados pelo Sucão, estão:

 

  • Saladas;
  • Pratos;
  • Sanduíches quentes;
  • Lanches naturais no pão integral;
  • Produtos sazonais de inverno;
  • Vitaminas e Smoothies;

 

Com rápido retorno de investimento, baixo custo operacional e fácil adaptação do ponto, a franquia Sucão tem realizado o sonho de muitas pessoas em abrir um negócio próprio.

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Franquias de alimentação driblam a crise e seguem crescendo no Brasil

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Além da segurança da marca Sucão no mercado, junto ao crescimento do setor, há outro fator estratégico de sucesso: o crescimento das franquias.

De acordo com o balanço da Associação Brasileira de Franchising, em 2019, o setor de franquias driblou a crise e registrou:

  • Crescimento de 6,9% em faturamento;
  • Crescimento de 5,1% em número de unidades em operação;
  • Crescimento de 1,4% no número de marcas que decidiram adotar o modelo de franquias.

 

Para os próximos anos, a estimativa é ainda mais otimista, apontando que as franquias cresçam 8% em faturamento, 6% em número de unidades e de 1% em novas redes de franquias. Para quem deseja abrir um negócio próprio, este é o momento de investir com segurança, em um modelo que está dando muito certo no mercado brasileiro.

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Conheça a proposta de franquia do Sucão

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