Sucão seleciona franqueados no interior de São Paulo

Além de condição socioeconômica e características comportamentais, o processo seletivo também leva em consideração o estilo de vida dos interessados

Um dos pontos primordiais para a sustentabilidade de uma rede de franquias é a seleção de seus franqueados. Muitas vezes, para manter a integridade e os valores da marca é preciso avaliar muito mais do que os recursos financeiros do candidato. Tendo essa premissa como base, a franquia de alimentação saudável Sucão Lanches inicia seu processo de seleção de novos franqueados no interior de São Paulo.

O objetivo da empresa é encontrar empreendedores que desejam desenvolver seu próprio negócio e que tenham afinidade com o mercado de alimentação saudável. “Buscamos interessados que tenham um perfil proativo, se identifiquem com os valores da marca e que estejam 100% comprometidos com a geração de resultados e a excelência na prestação do serviço”, explica Antônio Ricardo de Mesquista, sócio fundador da marca.

A escolha pelo interior de São Paulo não é aleatória, está alinhada ao projeto de expansão em espiral da marca. “Como mais de 40 anos de atuação em Campinas, optamos por fortalecer nossa capilaridade nas cidades do interior antes de investir nossos esforços nas capitais. Dessa forma, conseguimos acompanhar de perto a operação das unidades, fornecendo aos franqueados todo o suporte e acompanhamento necessários para a sustentabilidade da empresa”, diz Mesquita.

Aos interessados em participar do processo seletivo da marca, este acontece em três etapas: análise do perfil socioeconômico e curricular do potencial investidor, entrevista presencial para alinhamento de expectativas e assinatura do pré-contrato e avaliação dos pontos comerciais prospectados. Se tudo der certo, o candidato é aprovado e já pode partir para a assinatura do contrato.

Mesquita afirma ainda que a seleção é conduzida com muita cautela. “Consideramos o franqueado como um verdadeiro sócio do negócio, por isso, a escolha deve ser semelhante. O nosso sucesso é o dele e vice-versa. Por isso, é essencial que o franqueado se identifique com os nossos valores. Ter um estilo de vida equilibrado é um grande diferencial. Também valorizamos caraterísticas comportamentais como comprometimento, dedicação, dinamismo, boa comunicação e proatividade, além é claro de espirito empreendedor”, explica.

Uma vez aprovado no processo, o selecionado recebe da franqueadora todo o suporte necessário para a iniciação do negócio, como guias e manuais técnicos, treinamentos e acompanhamento presencial de um gerente da marca para orientação e suporte durante os primeiros dias de operação após a abertura da unidade.

Mais de 40 anos de história

A trajetória da Sucão começou quando a lanchonete se tornou ícone da região central de Campinas, em 1975, após conquistar um público fiel com seus sucos naturais, preparados na hora com combinações que iam das mais tradicionais as mais inusitadas. Mas, foi só em 2013, quando Antônio, assumiu o negócio de seus pais, que a marca iniciou sua expansão pelo modelo de franquia. Hoje, além dos seus famosos sucos, a rede também proporciona ao consumidor a possibilidade de fazer refeições completas, saudáveis, rápidas e com excelente custo-benefício.

Além da qualidade dos produtos oferecidos, seu sucesso também acompanha as tendências de um cenário cada vez mais promissor. Segundo dados da consultoria Euromonitor, o mercado de alimentação saudável movimentou R$ 80 bilhões, em 2015, e deve movimentar R$ 108,5 bilhões até 2019. Nos últimos cinco anos, as vendas do setor simplesmente dobraram. Já o projeto Brasil Food Trends 2020, que tem entre os seus pilares a realização de pesquisas sobre o assunto, mostra que a praticidade está na prioridade de 34% dos consumidores brasileiros e a saudabilidade aparece logo na sequência, apontada como primordial para 21% dos consumidores do país. Por todos esses fatores, não é à toa que apenas dois anos depois da formatação, a rede já tenha crescido tanto.

No mix de produtos, além dos famosos sucos, estão incluídos vitaminas, smoothies, saladas, pratos saudáveis, sanduíches quentes e frios, açaí e sobremesas. “Estamos atuando em um mercado altamente promissor e ainda muito carente de opções de qualidade. Por isso, os novos franqueados poderão conquistar um grande sucesso através da atuação em rede consolidada, testada e aprovada por mais de quatro décadas em um dos mercados mais exigentes do país”, finaliza.

O valor de investimento inicial é a partir de R$ 270 mil e o retorno está previsto para acontecer entre 18 e 24 meses.

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